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Pretende abrir um restaurante, padaria ou lanchonete, mas está em busca do nome para negócio que seja marcante e represente a imagem que você quer passar para o mercado e a clientela? De fato, a primeira lembrança que surge na mente das pessoas é o nome do estabelecimento, ou seja, é algo que deve ser bem pesando e de forma estratégica.

Mas, não se preocupe! Neste artigo, vamos te ajudar a tomar a decisão certa dando dicas para nomear o seu estabelecimento de acordo com alguns critérios simples, mas que podem impactar diretamente no sucesso do seu food service, ajudar na construção de identidade da sua marca e atrair clientes.

A importância do nome para restaurante, padaria e lanchonete

Antes de mais nada, vamos explicar o conceito de “naming”, que tenha impacto, mas também que represente a maneira como você quer posicionar o seu negócio no mercado, à imagem que irá passar para os clientes e como esse nome pode se destacar diante dos concorrentes. Portanto, ao criar um nome para negócio, deve-se ter foco, estratégia e pensar de forma personalizada.

Quando falamos em personalização, também estamos nos referindo a um nome que seja memorável, único e que transmita a essência do estabelecimento.

Por exemplo: se a sua lanchonete pretende servir lanches clássicos, que tal pensar em uma decoração “vintage” para lembrar as hamburguerias americanas dos anos 50? Ou um restaurante ou padaria que sirvam comida afetiva com um ambiente acolhedor que lembre uma casa de avó? 

Uma boa saída é contar com a ajuda da sua equipe, da família e dos amigos para pensar e ir jogando no bate-papo todos os nomes para negócio que vierem à mente. Reunir pessoas é uma ótima estratégia se você se se sente perdido e quer clarear as ideias. O exercício pode trazer sugestões positivas e criativas!

Separamos dicas básicas para levar em conta antes de eleger o nome para restaurante, nome para padaria e nome para lanchonete:

  • Na estratégia de “naming” deve-se pensar em causar impacto e, ao mesmo tempo, nomear o estabelecimento para ser lembrado facilmente e se fixe na mente dos clientes;
  • Seja original e escolha um nome fora do óbvio, porém simples e objetivo;
  • Crie algo pensado na gastronomia do seu restaurante ou em diferenciais da experiência que irá oferecer às pessoas;
  • Escolha um nome simples de pronunciar, pois palavras mais complicadas causam dúvidas e confusões;
  • Pense em algo que pode chamar atenção quando estampado na fachada e no cardápio;
  • Nomes curtos tendem a ser lembrados com mais facilidade quando as pessoas procurarem pelo seu food service;
  • Use as ferramentas de Inteligência Artificial a seu favor como forma de inspiração e aumente as possibilidades de nomes.

Dicas para o naming ideal do seu estabelecimento

Neste processo de escolher o nome para restaurante, é importante considerar fatores fundamentais, como localização, público-alvo, tipo de comida, decoração do espaço e até mesmo a história por trás do seu negócio.

A ideia é explorar cada detalhe do estabelecimento para chegar a um nome adequado e que faça sentido. Siga esses passos para facilitar a tarefa!

1. Público-alvo

O primeiro passo é pesquisar tópicos-chave sobre os padrões de comportamento de seu público-alvo.

Mapeie pontos como a faixa etária, o estilo de vida, os hábitos alimentares e tipos de restaurantes próximos que frequentam, ou seja, se a maioria prefere comida asiática, mexicana, italiana, brasileira etc.

É uma forma efetiva de suprir as demandas que os outros estabelecimentos não suprem e, partir disso, já é possível desenhar uma estratégia!

2. Localização

A localização é um fator decisivo para o seu sucesso! De acordo com o SEBRAE, estabelecimentos ligados à área de comércio ou prestação de serviços, por exemplo, devem ser implementados em regiões de fácil acesso, grande visibilidade e com fluxo de pessoas constante.

Procure por locais que sejam de fácil acesso para as pessoas, que seja rota de transportes públicos (ônibus), próximo a estações de metrô e, se possível, reserve uma área do restaurante para estacionamento.

3. Tipo de comida

Um dos critérios ao decidir pelo melhor nome para negócio é o tipo de comida que será servido no local. Essa ligação do nome com a comida é um dos jeitos mais simples de encontrar sua identidade e ser lembrado pelas pessoas. 

Neste sentido, pode ser um trocadilho divertido, diferente e que chame atenção das pessoas. Exemplo: se você tem um prato típico e muito popular no cardápio, que tal dar esse nome ao seu comércio? Pode ser, ainda, uma palavra no idioma correspondente à culinária ou até mesmo um personagem famoso daquele país.

4. Confirme se o nome está disponível

Faça uma pesquisa profunda nas redes sociais para ter certeza de que o nome para negócio escolhido seja único. Embora seja comum encontrarmos lugares com nomes semelhantes, não é nada positivo para os negócios, já que as pessoas podem confundir e ter a sensação e que um é parecido com o outro – e não é essa a ideia que você quer passar.  

Depois de decidir pelo nome, faça o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), órgão oficial que registra marcas de negócios. A medida evita que, ao longo da sua trajetória, você seja vítima de plágios.

5. Fique de olho na concorrência

Com certeza, escolher o nome para negócio é tão importante quanto manter os olhos e ouvidos ligados nos concorrentes. Isto porque, ao observar o que os outros estão fazendo e quais são as características que os destacam no meio, você consegue criar um planejamento diferente e exclusivo. A ideia não é copiá-los, mas saber o que funciona e o que executar para se destacar no mercado.

Aproveite essas primeiras etapas antes de montar seu food service para fazer uma pesquisa de campo frequentando lugares semelhantes. Anote as referências, estilos, atendimento, cardápio, estrutura da cozinha e se o local tem serviço de delivery. E não esqueça de analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

4. Teste o nome com pessoas próximas

O nome para negócio está resolvido? Chame as pessoas mais próximas - e até concorrentes que sinta intimidade e confiança - e teste o nome com elas, veja a opinião de cada um, perceba como o nome soa quando cada uma delas pronunciam, principalmente se fica confortável em outros idiomas. Precisa ser fácil!

E se você tem pouca experiência no ramo dos negócios de gastronomia, saiba quais as principais etapas na hora de planejar um restaurante, as melhoras práticas para administrá-lo. Preparamos também um guia prático para que você saiba como classificar o seu negócio gastronômico de acordo com a CNAE

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