Receitas com lentilha, além de saborosas, se destacam pela versatilidade, uma qualidade muito importante em negócios gastronômicos. Assim, esse ingrediente é uma excelente oportunidade de incluir mais proteína vegetal no cardápio de seu estabelecimento, além de oferecer uma experiência gastronômica rica em sabores.
Neste artigo, você verá como esse ingrediente pode brilhar em diferentes tipos de pratos, valorizando sua capacidade de adaptação e reduzindo o desperdício ao aproveitar o máximo de cada preparação.
Acompanhe a seguir como a lentilha pode transformar até os pratos mais simples em opções nutritivas e cheias de sabor.
Versatilidade da lentilha para o menu do seu negócio
A lentilha é um alimento versátil e que pode ser utilizado em uma ampla variedade de pratos. Seja em saladas, ensopados ou acompanhamentos, ela se adapta facilmente a diferentes preparações.
Desse modo, no seu restaurante, você pode utilizar a lentilha tanto em preparos mais simples, como sopas e guarnições, quanto em preparações mais elaboradas, como recheios de panquecas ou até mesmo hambúrgueres vegetarianos.
Além disso, investir nas receitas com lentilha pode ser uma forma de atrair ao seu food service clientes que desejam opções com proteínas vegetais.
Como cozinhar lentilha da forma correta
Para garantir um bom aproveitamento de alimentos – que é uma característica comum da lentilha e outras leguminosas como os mais diversos tipos de feijão, que têm poucas perdas durante o preparo
Assim, para que você saiba como cozinhar lentilha da forma correta, separamos alguns passos importantes, tais como: lavar bem os grãos antes do preparo; cozinhar em água abundante para evitar que os grãos grudem ou fiquem muito densos; evitar ferver a lentilha por muito tempo, ela deve ser cozida por cerca de 15 a 20 minutos para manter a textura firme; e ajustar os temperos no momento certo – evite adicionar sal no início para não endurecer os grãos, por exemplo.
Por fim, além dos processos de cocção, uma dica boa para receitas com lentilha é adicionar folhas de louro para realçar o sabor. Outras ervas, além de alho ou cebola, também funcionam bem em preparos com esse ingrediente.
Por que investir em receitas com lentilha?
Além de ser um ingrediente acessível e de fácil armazenamento, a lentilha é uma excelente fonte de proteína vegetal, ideal para atender ao público que busca uma alimentação sem proteína animal.
Além disso, destaca-se a capacidade de aproveitamento total desse alimento ajuda a reduzir o desperdício, tornando as operações mais eficientes.
Os pratos com lentilha, no entanto, ainda vão além: eles podem agradar tanto os clientes vegetarianos, como mencionado acima, quanto aqueles que desejam apenas variar suas refeições, sendo uma opção inclusiva no menu.
Como aproveitar a lentilha da melhor forma no seu menu
Para ajudar você a enriquecer seu cardápio com esse ingrediente versátil e saboroso, destacamos algumas receitas com lentilha que você pode incorporar em seu food service.
São alternativas que vão de saladas e caldos até opções de hambúrguer vegetariano. Vamos a elas:
- Saladas frescas com lentilha: as receitas com lentilha são perfeitas para saladas, tanto frias quanto mornas. Cozida al dente, ela pode ser misturada com vegetais frescos como cenoura ralada, pepino e folhas verdes. Adicionar uma proteína leve, como queijos ou grãos, torna o prato mais completo. O que combina com lentilha em saladas são ingredientes frescos e leves, criando uma refeição saudável e nutritiva para os clientes que buscam opções mais leves no cardápio;
- Sopas e caldos: o grão funciona muito bem em sopas e caldos, onde seu amido natural ajuda a espessar o caldo, resultando em uma refeição reconfortante. Além disso, a lentilha pode ser combinada com legumes como batatas, cenouras e abobrinha, criando uma sopa cremosa. Para o inverno, esse tipo de prato é ideal, atraindo clientes que procuram algo mais “quente”, mas sem abrir mão da leveza de uma proteína vegetal;
- Ensopados e guisados com carnes: o ingrediente também combina muito bem com carnes mais fortes, como a linguiça calabresa, carne de porco ou carne-seca. As receitas com lentilha nesses tipos de ensopados e guisados oferecem uma refeição interessante e com sabor caseiro. Além disso, esse tipo de prato pode ser facilmente preparado em grandes quantidades, o que o torna ideal para food services com grande rotatividade de clientes;
- Hambúrgueres e bolinhos de lentilha: alternativa criativa e queridinha entre os apreciadores da culinária vegetariana, o hambúrguer de lentinha, assim como os bolinhos, combinados com especiarias e vegetais, podem ser servidos como entradas, snacks ou prato principal. Fáceis de preparar em grande escala, mantendo o sabor e a textura, esses preparos são uma excelente opção para um cardápio variado e mais inclusivo;
- Recheios para panquecas e wraps: pratos com lentilha podem ser uma ótima pedida para recheios de panquecas ou wraps. Quando refogadas com temperos como alho, cebola e especiarias, e misturadas a outros ingredientes, tais como queijos ou vegetais, elas ganham uma textura cremosa e saborosa.
Agora que você já conheceu diversas possibilidades de uso das receitas com lentilha e como elas podem incrementar o seu cardápio, continue por aqui e confira ainda mais conteúdos como este. Aproveite, e veja também como usufruir da versatilidade da mandioca e da banana no cardápio de seu estabelecimento.