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No cenário da indústria alimentícia, o conceito de delivery sustentável ganha cada vez mais relevância. Esse crescimento tem conexão com diversos fatores e um dos mais relevantes é o fato de a sustentabilidade ter se tornado um elemento fundamental em qualquer negócio, desde os pequenos até os grandes empreendimentos. 

Segundo o relatório 'Impacto do Delivery de Refeições na Poluição Plástica', encomendado pela ONG Oceana e elaborado pela consultoria Ex Ante, os números são alarmantes: o uso de produtos plásticos descartáveis disparou. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 46%.

Assim, exploraremos neste artigo algumas alternativas viáveis para tornar seu serviço de delivery sustentável, desde embalagens até meios de transporte, destacando a importância dessas mudanças não apenas para o planeta, mas também para o sucesso de seu negócio. Para isso, entrevistamos Raphael Silva, um profissional especializado no setor de delivery

Desde 2017, Raphael tem se dedicado ao estudo e à implementação de práticas sustentáveis no contexto do serviço de entrega de alimentos. "Sou apaixonado pelo dia a dia do segmento de alimentação. Nestes 7 anos de experiência já ajudei mais de 3 mil alunos em cursos online e presenciais. Acredito que nosso mercado está apenas começando", ele aponta. 

 

1. Redução de resíduos

Para trabalhar a redução de resíduos, é importante pensar em maneiras criativas de compensar as emissões de carbono e reaproveitar materiais. Implementar práticas como a coleta seletiva e a compostagem de resíduos orgânicos pode contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental, deixando também sua operação de delivery sustentável.

Existem foodtechs – empresas que usam a tecnologia para promover a sustentabilidade no ramo de alimentação fora do lar – que dão destino certo aos resíduos, ajudam a evitar desperdício por canais de doação ou promoções para alimentos próximos ao vencimento.

 

2. Embalagens sustentáveis

Existem alternativas sustentáveis para embalagens plásticas, que, junto de outros descartáveis, são os grandes vilões do meio ambiente. Nosso especialista parceiro, Raphael Silva, explica que temos no Brasil várias empresas especializadas em criar itens recicláveis que utilizam como base principal o papel. 

“É importante nessa jornada priorizar empresas que trabalham com papel 100% de reflorestamento, já que para o consumo junto aos alimentos não é recomendado papel reciclado quando necessário o contato direto com o alimento”, explica Raphael, sobre a importância de se atentar a detalhes na escolha de embalagens com foco em deixar seu delivery sustentável sem prejudicar os alimentos. 

Segundo uma pesquisa conduzida pelo Ipec, publicada em 2021, 72% dos consumidores expressaram o desejo de receber seus pedidos sem o uso de plástico descartável. Além disso, 15% dos entrevistados relataram ter desistido de utilizar o serviço devido ao desconforto causado pela quantidade de plástico utilizada. Aqui temos mais conteúdo sobre como escolher a melhor embalagem de delivery.

 

3. Transportes não poluentes

Além das embalagens, os meios de transporte utilizados no delivery também podem impactar significativamente o meio ambiente. Incentivar o uso de modalidades de entrega não poluentes, como bicicletas (bike courrier), motos elétricas ou patinetes, é uma maneira eficaz de reduzir as emissões de carbono.

No entanto, “é importante ter um movimento público de incentivo aos modais elétricos. Existem algumas marcas de motocicletas elétricas, porém, devido ao preço, temos pouca adesão à essa modalidade no país”, explica Raphael.

 

Benefícios além do verde: a rentabilidade do delivery sustentável

Para além dos impactos positivos no meio ambiente, investir em práticas de delivery sustentável pode trazer benefícios significativos para a rentabilidade do seu negócio. Embalagens sustentáveis e meios de transporte limpos podem ajudar a vender mais, aumentar as margens de lucro e fortalecer o reconhecimento da marca.

Por exemplo, sobre o uso de plástico, Raphael conta que “apesar de, financeiramente, em muitos casos, o plástico ser mais barato, ele também desvaloriza a experiência do cliente dentro da jornada. Cada vez mais as empresas percebem que ter embalagens sustentáveis aumenta a percepção de valor e isso possibilita cobrar um valor maior pelo pedido”.

Infelizmente, o caminho para tornar o delivery sustentável não é tão direto quanto gostaríamos. É necessário um esforço contínuo e estratégico na comunicação para gradualmente construir essa imagem de delivery sustentável na mente do público-alvo. 

“Para acelerar esse tema, é crucial levar esse debate para o setor público e grandes corporações que podem auxiliar no desenvolvimento e crescimento da sustentabilidade. Acredito que aquelas empresas que começarem agora a comunicar e adotar essas práticas dentro dos próximos anos irão se destacar e estar mais preparadas para novas regras e debates que estão acontecendo agora em países mais desenvolvidos visando a regulamentação de todo setor”, diz Raphael.

Em suma, tornar seu serviço de delivery sustentável não é apenas uma questão de responsabilidade ambiental, mas também uma estratégia inteligente para garantir a viabilidade e o sucesso do seu negócio a longo prazo. Aprenda mais sobre quais comidas fazem mais sucesso no delivery.

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