Em um cenário tão competitivo, ter um menu de delivery bem estruturado é fundamental para o sucesso do seu negócio. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o principal aplicativo de delivery no Brasil movimentou R$ 97 bilhões em 2022.
Cada detalhe, desde a organização das categorias até a inclusão de opções para diferentes necessidades alimentares, pode fazer a diferença na experiência do cliente. Vamos explorar cinco dicas essenciais para criar um cardápio irresistível e inclusivo para o seu serviço de entrega.
1. Como fazer um cardápio com categorias bem definidas
Seu cardápio é o principal convite de seu negócio. Além de ter pratos atrativos, é imprescindível que o usuário consiga navegar bem entre eles. Com isso em mente, organize suas opções em categorias bem definidas, como entradas, pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e bebidas.
Procure não ter um excesso de opções, o que dificulta muito a escolha. Busque sempre facilitar a navegação do cliente e tornar mais fácil encontrar o que se deseja pedir no menu de delivery. Por exemplo, para uma hamburgueria, você pode dividir ainda em combos promocionais, lanches clássicos e lanches premium.
2. Não subestime a importância das imagens em um cardápio digital
As imagens são uma poderosa ferramenta de vendas, especialmente em um cardápio digital em plataforma de delivery, mas também um passo importante sobre como fazer cardápio digital para WhatsApp. Para trazer credibilidade, evite usar imagens genéricas da internet, pois elas podem prejudicar a imagem de seu negócio e não te destacar da concorrência.
Nós temos um curso gratuito de fotografia gastronômica na Academia UFS, sabia? Esse recurso pode ser extremamente útil para você incluir fotos de alta qualidade dos se[br1] us pratos reais, destacando sua apresentação e sabor, enquanto fortalece a identidade da marca.
3. Descreva todos os pratos de maneira detalhada
Uma descrição de pratos detalhada dos pratos ajuda os clientes a entenderem exatamente o que estão pedindo. Inclua informações sobre os ingredientes principais, o método de preparo e eventuais acompanhamentos.
Tão importante como fazer um cardápio inclusivo e sinalizar as adaptações. Aproveite para destacar informações nutricionais, alergênicos e quantidades. Além disso, revise cuidadosamente as descrições para evitar erros de digitação ou gramática que possam afetar a percepção da qualidade do seu estabelecimento.
4. Conte com opções inclusivas em seu menu de delivery
É importante garantir que seu delivery de comida atenda às necessidades de uma variedade de clientes, incluindo aqueles com diferentes escolhas e restrições alimentares. Seja estratégico. Você pode sinalizar que as opções veganas também são pratos livres de lactose.
Além disso, ofereça um cardápio sem glúten, para alérgicos e celíacos. Assim você demonstra um compromisso genuíno com a inclusão e amplia o alcance do seu público para que todos os clientes se sintam bem-vindos e atendidos em seu estabelecimento.
5. Dê a devida atenção às estrelas de seu cardápio
Destaque os carros-chefe do seu cardápio, garantindo que recebam a atenção que merecem. Utilize técnicas de design, como destaques visuais e posicionamento estratégico, para chamar a atenção dos clientes para esses itens. Eles são as estrelas do seu menu e podem entrar em promoções especiais para impulsionar as vendas de seu serviço de entrega.
Com essas dicas em mente, você está pronto para criar um menu de delivery atraente e inclusivo que encante seus clientes e impulsione o sucesso do seu negócio. Lembre-se de revisar e atualizar regularmente seu cardápio para acompanhar as mudanças nas preferências dos clientes e no mercado. Veja mais dicas de como vender bem no delivery.