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No food service, a sazonalidade é um vasto terreno a ser explorado de acordo com seus objetivos. Para isso, o calendário para restaurantes serve como uma bússola, permitindo que você identifique os momentos e datas especiais para seu negócio.

Assim, você poderá trabalhar em um planejamento anual estratégico para seu food service, com oportunidades como o Dia do Macarrão ou o Dia do Hambúrguer. Isso ajuda você a elaborar opções exclusivas aproveitando os alimentos sazonais, assim como outras ações para aprimorar a experiência do cliente. Prepare-se para transformar essas datas em oportunidade. Vem com a gente!

Qual a importância de criar um calendário para restaurantes?

Um calendário para restaurantes, com todas as oportunidades de se diferenciar da concorrência, oferece chances únicas para atrair e cativar clientes, além de criar experiências memoráveis que fortalecem o vínculo com o público. Isso ajuda em questões como aumentar as vendas, fortalecer a marca e aumentar a rentabilidade.

Pensando nisso, separamos todas essas dicas para você incrementar seu cardápio – e seu lucro – nas datas comemorativas. E não esqueça de investigar ativamente as vantagens de manter um cardápio sazonal.

As principais datas comemorativas para restaurantes

Ao investir no planejamento para datas comemorativas para restaurantes, você ganha mais possibilidades de se destacar em feriados como Natal, Ano Novo e Dia das Mães, que atraem grande público. E ainda consegue explorar eventos como festivais de comida e datas culturais locais conectadas às preferências da clientela.

Confira nosso calendário para restaurantes, com uma lista de conteúdos para abrilhantar seu cardápio, com opções de acordo com a sazonalidade para diferentes modelos de negócio. Confira a seguir:

Janeiro

Fevereiro

  • 01 – Dia do Tomate: destaque diferentes tipos de molho de tomate no menu;
  • 25 - Carnaval: promova festas temáticas e drinks especiais para celebrar a folia.

Março

Abril

Maio

09 - Dia das Mães: prepare um menu especial para o dia delas;

10 - Dia da Cozinheira: homenageie as cozinheiras e cozinheiros que fazem parte da equipe de restaurante;

16 - Dia do Chefe de Cozinha: reconheça e homenageie os talentosos chefs de cozinha;

28 – Dia do Hambúrguer: invista nos diferentes tipos de hambúrguer para se diferenciar da concorrência.

Junho

12 - Dia dos Namorados: ofereça um menu romântico para casais;

24 - Dia de São João: celebre as festividades juninas oferecendo menu de pratos típicos.

Julho

26 - Dia do Chocolate: faça de sobremesas práticas brindes especiais;

08 - Dia do Panificador: celebre o Dia do Panificador com ações de marketing digital que homenageiem o profissional.

Agosto

  • 08 - Dia do Combate ao Colesterol: promova a causa com pratos de baixo teor de colesterol em seu cardápio;
  • 11 - Dia dos pais: inove com receitas pensadas para pais e filhos. 

Setembro

15 - Dia do Cliente: celebre oferecendo descontos especiais, brindes ou um tratamento VIP em seu programa de fidelidade.

Outubro

Novembro

  • 01 - Dia Internacional do Sushi: faça uma semana do sushi e outros pratos de culinária japonesa;
  • 01 - Dia Mundial do Vegano: destaque que seu menu tem opções veganas seguras.

Dezembro

Crie menus sazonais

Aproveitar a sazonalidade dos ingredientes e incorporar tradições culinárias em datas especiais, como Páscoa e Natal, ajuda a atrair clientes e fortalecer a identidade do restaurante. E ter um calendário para restaurantes ajuda na identificação de oportunidades e no planejamento

O calendário para restaurantes também é um bom aliado na hora de diversificar o cardápio com opções inclusivas, como pratos veganos ou sem glúten, o que amplia o público potencial de seu estabelecimento.

Afinal, ao se organizar com antecedência, você garante passos importantes para o sucesso de sua operação, como a possibilidade de testar as receitas previamente. Isso é importante para garantir qualidade e ajustar preços com base nos custos e no perfil dos consumidores.

Prepare-se com antecedência e otimize seu estoque

Saiba que não adianta ter um bom calendário para restaurantes se ele não for usado para se preparar com antecedência, prevendo as demandas de cada data e organizando o estoque de forma eficiente.

Para isso, é importante analisar o histórico de vendas, medida importante para definir e selecionar os pratos mais procurados. Há hoje bons e acessíveis softwares de gestão no mercado, que valem um esforço para pesquisar e implementar em sua operação.

E lembre-se de buscar sempre negociações antecipadas com fornecedores, prática que é útil também para evitar desperdícios além de garantir entregas pontuais. Além disso, capacite seus funcionários para o corretor armazenamento de ingredientes, o que garante tanto a qualidade como a redução do desperdício.

Estratégias de marketing para cada data comemorativa

Um planejamento bem-feito para datas comemorativas também é fundamental para estratégias de marketing, que deve contemplar a utilização das redes sociais para a divulgação antecipada de fotos e vídeos atrativos, além de campanhas temáticas e parcerias locais que ajudem a promover o menu sazonal.

O marketing direto, como e-mails para clientes fiéis, e eventos temáticos no restaurante também reforçam a busca por uma experiência única. Essas ações não só aumentam a visibilidade, mas também fidelizam a clientela.

E agora que você conhece as vantagens de manter um calendário para restaurantes, que tal conhecer as vantagens de planejar um menu sazonal em seu estabelecimento? Siga com UFS!

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