No food service, a sazonalidade é um vasto terreno a ser explorado de acordo com seus objetivos. Para isso, o calendário para restaurantes serve como uma bússola, permitindo que você identifique os momentos e datas especiais para seu negócio.
Assim, você poderá trabalhar em um planejamento anual estratégico para seu food service, com oportunidades como o Dia do Macarrão ou o Dia do Hambúrguer. Isso ajuda você a elaborar opções exclusivas aproveitando os alimentos sazonais, assim como outras ações para aprimorar a experiência do cliente. Prepare-se para transformar essas datas em oportunidade. Vem com a gente!
Qual a importância de criar um calendário para restaurantes?
Um calendário para restaurantes, com todas as oportunidades de se diferenciar da concorrência, oferece chances únicas para atrair e cativar clientes, além de criar experiências memoráveis que fortalecem o vínculo com o público. Isso ajuda em questões como aumentar as vendas, fortalecer a marca e aumentar a rentabilidade.
Pensando nisso, separamos todas essas dicas para você incrementar seu cardápio – e seu lucro – nas datas comemorativas. E não esqueça de investigar ativamente as vantagens de manter um cardápio sazonal.
As principais datas comemorativas para restaurantes
Ao investir no planejamento para datas comemorativas para restaurantes, você ganha mais possibilidades de se destacar em feriados como Natal, Ano Novo e Dia das Mães, que atraem grande público. E ainda consegue explorar eventos como festivais de comida e datas culturais locais conectadas às preferências da clientela.
Confira nosso calendário para restaurantes, com uma lista de conteúdos para abrilhantar seu cardápio, com opções de acordo com a sazonalidade para diferentes modelos de negócio. Confira a seguir:
Janeiro
- 01 - Ano Novo: ofereça um cardápio especial para festas de fim de ano;
- 30 - Dia da Saudade: reviva memórias por meio de comfort food.
Fevereiro
- 01 – Dia do Tomate: destaque diferentes tipos de molho de tomate no menu;
- 25 - Carnaval: promova festas temáticas e drinks especiais para celebrar a folia.
Março
- 08 - Dia Internacional da Mulher: homenageie as mulheres na cozinha;
- 15 - Dia do Pão Francês: aposte em receitas de sanduíches que destaquem esse clássico.
Abril
- 07 - Dia Mundial da Saúde: fortaleça opções de pratos funcionais;
- 22 - Dia da Mandioca: celebre a versatilidade desse ingrediente tão importante na culinária brasileira;
- 24 - Dia do Churrasco: ofereça descontos especiais em pratos e acompanhamentos, como saladas e farofa, em porções para compartilhar.
Maio
09 - Dia das Mães: prepare um menu especial para o dia delas;
10 - Dia da Cozinheira: homenageie as cozinheiras e cozinheiros que fazem parte da equipe de restaurante;
16 - Dia do Chefe de Cozinha: reconheça e homenageie os talentosos chefs de cozinha;
28 – Dia do Hambúrguer: invista nos diferentes tipos de hambúrguer para se diferenciar da concorrência.

Junho
12 - Dia dos Namorados: ofereça um menu romântico para casais;
24 - Dia de São João: celebre as festividades juninas oferecendo menu de pratos típicos.
Julho
26 - Dia do Chocolate: faça de sobremesas práticas brindes especiais;
08 - Dia do Panificador: celebre o Dia do Panificador com ações de marketing digital que homenageiem o profissional.
Agosto
- 08 - Dia do Combate ao Colesterol: promova a causa com pratos de baixo teor de colesterol em seu cardápio;
- 11 - Dia dos pais: inove com receitas pensadas para pais e filhos.
Setembro
15 - Dia do Cliente: celebre oferecendo descontos especiais, brindes ou um tratamento VIP em seu programa de fidelidade.
Outubro
- 25 - Dia do Macarrão: divulgue curiosidades como tipos diferentes de massa;
- 31 - Dia das Bruxas: transforme seu restaurante em um ambiente divertido e com um bom cardápio infantil temático.
Novembro
- 01 - Dia Internacional do Sushi: faça uma semana do sushi e outros pratos de culinária japonesa;
- 01 - Dia Mundial do Vegano: destaque que seu menu tem opções veganas seguras.
Dezembro
- 25 - Natal: conquiste famílias com um bom menu de Natal sem carne.
Crie menus sazonais
Aproveitar a sazonalidade dos ingredientes e incorporar tradições culinárias em datas especiais, como Páscoa e Natal, ajuda a atrair clientes e fortalecer a identidade do restaurante. E ter um calendário para restaurantes ajuda na identificação de oportunidades e no planejamento
O calendário para restaurantes também é um bom aliado na hora de diversificar o cardápio com opções inclusivas, como pratos veganos ou sem glúten, o que amplia o público potencial de seu estabelecimento.
Afinal, ao se organizar com antecedência, você garante passos importantes para o sucesso de sua operação, como a possibilidade de testar as receitas previamente. Isso é importante para garantir qualidade e ajustar preços com base nos custos e no perfil dos consumidores.
Prepare-se com antecedência e otimize seu estoque
Saiba que não adianta ter um bom calendário para restaurantes se ele não for usado para se preparar com antecedência, prevendo as demandas de cada data e organizando o estoque de forma eficiente.
Para isso, é importante analisar o histórico de vendas, medida importante para definir e selecionar os pratos mais procurados. Há hoje bons e acessíveis softwares de gestão no mercado, que valem um esforço para pesquisar e implementar em sua operação.
E lembre-se de buscar sempre negociações antecipadas com fornecedores, prática que é útil também para evitar desperdícios além de garantir entregas pontuais. Além disso, capacite seus funcionários para o corretor armazenamento de ingredientes, o que garante tanto a qualidade como a redução do desperdício.
Estratégias de marketing para cada data comemorativa
Um planejamento bem-feito para datas comemorativas também é fundamental para estratégias de marketing, que deve contemplar a utilização das redes sociais para a divulgação antecipada de fotos e vídeos atrativos, além de campanhas temáticas e parcerias locais que ajudem a promover o menu sazonal.
O marketing direto, como e-mails para clientes fiéis, e eventos temáticos no restaurante também reforçam a busca por uma experiência única. Essas ações não só aumentam a visibilidade, mas também fidelizam a clientela.
E agora que você conhece as vantagens de manter um calendário para restaurantes, que tal conhecer as vantagens de planejar um menu sazonal em seu estabelecimento? Siga com UFS!