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Controlar as despesas do seu restaurante a partir de uma boa gestão de custos é essencial para manter a saúde financeira, deixando seu negócio saudável ao mesmo tempo que torna possível oferecer uma experiência marcante e de qualidade aos clientes.

Por isso, é importante estar atento a diferentes estratégias para a eficiência dessa prática, como, por exemplo, identificar e reduzir gastos sem comprometer o padrão do seu negócio. Pensando nisso, neste artigo, separamos neste artigo dicas e ferramentas para otimizar sua operação. Confira a seguir! 

O que é gestão de custos?

De maneira direta, é o processo de planejar, controlar e monitorar os gastos de um negócio com o objetivo de garantir a rentabilidade da operação. Assim, a gestão de custos desempenha um papel crucial, pois permite identificar e reduzir despesas sem comprometer a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Entender, portanto, o que é gestão de custos e aplicá-la corretamente em seu negócio não apenas melhora a margem de lucro, como também ajuda a criar experiências consistentes e agradáveis para os clientes.

Como é a estrutura de custos de um food service?

Entender a estrutura de custos é o primeiro passo para otimizar despesas, pois o operador tem assim uma visão ampla de seu negócio. Os custos de restaurante podem ser divididos em duas categorias principais, que detalhamos a seguir:

Custos fixos

Os custos fixos, ou seja, aqueles que não mudam independentemente do volume de vendas. Nessa categoria da gestão de custos, estão: aluguel e manutenção do imóvel; salários fixos de funcionários; licenças e seguros; equipamentos e móveis.

Gerenciar bem os valores fixos dos custos de restaurante ajuda a manter a saúde financeira do seu food service, podendo planejar de maneira que ele continue sustentável mesmo em momentos de baixa demanda.

Custos variáveis

Já os custos variáveis estão diretamente ligados ao volume de produção e vendas. Nessa categoria, então pontos fundamentais e recorrentes em negócios gastronômicos, tais como: compra de ingredientes; consumo de energia e água; materiais descartáveis, como embalagens; comissões sobre vendas.[RC1]

Monitorar e ajustar a estrutura de custos conforme o movimento do restaurante é essencial para garantir uma margem de lucro equilibrada, assim como para evitar situações como o desperdício de alimentos, que impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

Ou seja, controle de custos e maximização de lucro são conceitos que andam lado a lado.

Estratégias para fazer uma boa gestão de custos

Gerenciar os custos de um restaurante é um desafio que exige conhecimento e planejamento. A seguir, apresentamos sete estratégias práticas para melhorar sua gestão de custos e alavancar a rentabilidade do seu negócio:

1. Faça um diagnóstico completo dos custos

Para uma economia sem riscos, é preciso fazer uma análise dos seus gastos. Utilize planilhas ou softwares de gestão para categorizar e analisar os custos fixos e variáveis do seu restaurante. Isso ajudará a identificar desperdícios e áreas que podem ser otimizadas.

2. Controle o desperdício de ingredientes

O desperdício é um dos maiores vilões na gestão de custos em restaurantes. Para minimizá-lo, é importante seguir alguns passos, como a implantações de um sistema de controle de estoque, a adoção de receitas padronizadas e a constância de treinamentos para a equipe sobre a utilização dos insumos, com foco nas quantidades adequadas para cada receita.

Para todos esses passos, é fundamental saber como montar uma ficha técnica, instrumento essencial para padronizar os processos de sua cozinha.

3. Negocie com fornecedores

Avalie regularmente os contratos com fornecedores para garantir que você está obtendo o melhor custo-benefício. Inclua a gestão de compras como uma prioridade, negociando descontos por volume ou escolhendo parceiros locais para reduzir custos com logística.

4. Otimize o cardápio

Um cardápio muito extenso pode aumentar custos operacionais e complicar a gestão de estoque. Analise as vendas de cada item e elimine aqueles com baixa saída ou margens de lucro reduzidas. Priorize pratos que utilizem ingredientes em comum para evitar desperdício.

5. Invista em tecnologia

Softwares de gestão de custos podem automatizar processos, como controle de estoque, vendas e monitoramento de custos. Além disso, ferramentas como sistemas de ponto de venda (PDV) ajudam a obter dados precisos sobre o desempenho financeiro do negócio.

6. Gerencie os custos de energia

O consumo de energia pode representar uma parcela significativa dos custos variáveis. Por isso, é importante sempre utilizar equipamentos eficientes energeticamente, não esquecendo também de orientar o time da cozinha a desligar os aparelhos quando não estiverem em uso.

Outras dicas interessantes são programar a manutenção preventiva dos aparelhos para evitar desperdício e investir em fontes alternativas, como a energia solar.

7. Treine sua equipe

Por fim, mantenha sua equipe sempre bem treinada. Essa é uma iniciativa que ajuda a reduzir custos de restaurante de diversas maneiras, uma vez que os profissionais da sua cozinha serão capacitados tanto a seguir as receitas padronizadas, evitando o desperdício de ingredientes, como para manusear corretamente os equipamentos.

Investir em treinamento também melhora o engajamento e a produtividade, impactando positivamente os resultados do restaurante.

E agora que conhece os passos e as vantagens de implementar uma eficiente gestão de custos em seu negócio, siga conosco para aprender como organizar o estoque de alimentos do seu food service!

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