Ao planejar um cardápio sazonal para o seu restaurante, você pode aproveitar o que há de melhor tanto de ingredientes frescos quanto de demanda do mercado. Isso permite que você ofereça pratos que estão na época, destacando seus sabores e qualidades naturais, além de oferecer aos clientes uma experiência gastronômica única e atualizada.
Além das vantagens para o seu negócio, datas sazonais estão quase sempre relacionadas a momentos especiais em volta de uma bela refeição posta à mesa. Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, por exemplo, são algumas das opções para lucrar ainda mais e encantar seus clientes.
Neste artigo, conheça as vantagens de investir em um cardápio sazonal e perceba como ele pode representar uma solução mais gostosa, colorida e nutritiva, além de mais benéfica para seus custos.
O que é um cardápio sazonal?
O cardápio sazonal é aquele que se transforma de acordo com as mudanças de estações. Eles são como feiras tradicionais de inverno, de Natal e Festas Juninas, por exemplo. Mas, por que apostar em cardápios temporários? Bem, principalmente, porque os ingredientes também são sazonais.
Frutas, hortaliças, legumes, pescados e outros itens são encontrados com mais facilidade em determinadas épocas do ano, e sofrem variações de qualidade e preço com o passar do tempo. Também os interesses do público são flutuantes.
Para não perder as tendências da vez, é possível, ainda, utilizar datas comemorativas no cardápio sazonal, a fim de garantir o melhor negócio para seu bolso e para seus clientes. A seguir, veja como fazer isso na prática.
3 vantagens de investir em um cardápio sazonal
São muitos os benefícios de se ter um cardápio sazonal em seu restaurante. Selecionamos os três principais, com relação a insumos e mercado, além de uma receita bônus. Veja só:
1. Atenção do consumidor
Esse tipo de ação traz muita comodidade ao consumidor, sendo uma oportunidade de construir relacionamento com clientes, principalmente os novos. Afinal, um cardápio sazonal permite que você teste pratos diferenciados que podem chamar atenção e despertar curiosidade nos consumidores.
Ao renovar o cardápio, você chama atenção da mídia e do público nas redes sociais. Por exemplo: grandes redes, como o Starbucks, propõem novos produtos a cada temporada. No final do ano, próximo ao Halloween, o famoso Pumpkin Spice Latte faz o maior sucesso!
Mesmo fast-foods conhecidos pelo seus carros-chefes, se renovam com novas opções no menu para se diferenciar da concorrência e chamar atenção dos consumidores. Outro exemplo? Os lanches da Copa do Mundo do McDonald 's sempre dão o que falar.
2. Conexão com a comunidade
Nessa mesma linha, ao escolher ingredientes sazonais, você está acompanhando o ritmo da natureza e se conectando com o ciclo local. Isso pode estabelecer uma relação mais forte com a comunidade, já que você estará apoiando produtores locais e promovendo uma alimentação mais consciente.
Essa é uma medida sustentável para o negócio. Comunicar aos clientes a origem dos alimentos sazonais e o compromisso com a sazonalidade pode criar um senso de transparência e confiança, fortalecendo a fidelidade à sua marca.
3. Grande oportunidade de aumentar vendas
Esses períodos são considerados uma oportunidade de faturamento muito boa. O Natal e o Dia das Mães, principalmente, movimentam MUITO a economia do país. Aproveite o embalo - nem todo restaurante conta com habilidades para produzir um cardápio sazonal, e essa pode ser a sua chance de se destacar.
A oferta de cardápio sazonal também ativa alguns gatilhos de venda bem importantes e velhos conhecidos do marketing. Ela gera senso de urgência, escassez e exclusividade, o que só ocorre quando algo está no menu por tempo limitado.
4. Mais criatividade com alimentos sazonais
Cada estação do ano traz consigo uma variedade única de ingredientes. Aproveitar a sazonalidade dos alimentos permite que você experimente diferentes combinações de sabores, cores e texturas em seus pratos.
Isso pode ser um ponto de diferenciação para o seu restaurante, atraindo clientes em busca de novas experiências culinárias, principalmente se você optar por uma mudança de frequência semanal.
5. Atratividade e baixo CMV((Custo da Mercadoria Vendida),
Aproveitar os ingredientes da época é a principal vantagem do cardápio sazonal. Assim, você consegue manter um baixo CMV (Custo da Mercadoria Vendida), sem deixar de lado qualidade e sabor e, de quebra, ganha atratividade.
Entre os ingredientes considerados sazonais, estão geralmente frutas e verduras, que pertencem especificamente a uma estação do ano. Quem não procura por lichia e ameixa no Natal, por exemplo?
Porém, atenção. Aqui, não falamos apenas de opções típicas, mas daquelas mais disponíveis nesse período. Isso porque costuma ser difícil contar com esses ingredientes o ano todo, em um cardápio fixo, sem decepcionar alguns clientes.
Mas há, também, ingredientes essenciais que raramente estão em falta, assim como opções que garantem que você não vá sofrer com alterações ao longo do ano, como os produtos desidratados Knorr. Por exemplo, a Base de Tomate Desidratado Knorr é muito mais prática do que um molho caseiro, e permite a padronização das receitas independentemente da época.
Receita para cardápio sazonal
A seguir, veja uma das opções de pratos com baixo investimento e ideias para determinadas épocas do ano. O picadinho é uma comfort food que combina com o inverno, mas também funciona em comemorações em família como Dia das Mães, dos pais e dos namorados.
Picadinho Clássico
Ingredientes:
500g de Filé Bovino em cubos
10g de Caldo de Carne Knorr
120 ml de Vinho Tinto Seco
1 Cebola
1 Tomate
100g de Cenoura em Cubos
Tomilho fresco ou seco
90ml de Molho Madeira Knorr
1L de Água
50 ml de Azeite
Pimenta-do-Reino
Modo de Preparo:
1. Em uma panela aquecida, acrescente azeite, doure a cebola, adicione os cubos de filé e tempere com Caldo de Carne Knorr e pimenta do reino.
2. Adicione os cubos de cenoura e tomate.
3. Aqueça a água e misture o Molho Madeira Knorr. Deixe ferver, adicione o vinho tinto e cozinhe por 2 minutos. Se necessário, ajuste o sabor com caldo de carne e pimenta-do-reino.
4. Misture o molho ao filé em cubos e deixe cozinhar por cerca de 10 a 12 minutos. Aproveite!
Veja mais receitas para cada ocasião e dicas de como montar um menu sazonal em nosso e-book de inverno.