A estação mais fria do ano muda os hábitos dos brasileiros. Apesar de o frio não vir com tanta força em nosso país tropical, é o suficiente: os casacos ficam mais grossos, a preguiça aumenta e, claro, a alimentação se volta às comidas de inverno.
Essa época do ano é uma oportunidade de adaptar seu menu às necessidades da clientela, e um cardápio de inverno repleto de comfort foods é uma possibilidade de vender mais e fidelizar clientes que adoram um aconchego no frio. Nossas dicas vão te ajudar. Vamos lá?
Como montar um cardápio de inverno
Os cardápios sazonais são especialmente atraentes pelo apelo de urgência e exclusividade que os acompanham. No inverno, por nosso corpo precisar de mais energia para manter a temperatura, é comum que a gente coma mais. Além disso, alimentos mais calóricos passam a ser as melhores opções de comidas para o inverno.
Com isso em mente, os protagonistas de um cardápio de inverno precisam ser carboidratos, alimentos mais gordurosos e preparos quentes. Também vale “pensar com o coração”, já que, no frio, buscamos conforto e aconchego, acionando mais a memória afetiva. Ou seja, aquela canja de galinha da vovó pode ser uma ótima pedida, assim como tudo que torne o ambiente frio mais prazeroso.
Atenção aos ingredientes da época. Como em qualquer cardápio, é preciso levar em conta a economia e a praticidade dos ingredientes. Então, ao pensar em comidas de inverno, é necessário priorizar itens em alta na estação, já que produtos fora de época costumam ficar caros e de qualidade questionável. Algumas opções de alimentos típicos dessa estação são:
- Mandioca;
- Milho;
- Abóbora;
- Caju;
- Morango.
Alguns pratos típicos da estação consistem em diferentes sopas e caldos. É possível montar um menu só com eles, ou criar uma “sopa do dia”, aproveitando diariamente alimentos de outras receitas ou que estão sobrando no estoque.
Carnes e peixes ao molho também são ótimas opções. Sem falar das massas, fáceis e muito bem quistas pelo público brasileiro.
Para evitar a complexidade de estoque, sempre priorize alimentos versáteis como a Base de Tomate Desidratado Knorr Professional, que acompanha muito bem as massas, ocupa menos espaço na prateleira e rende mais que duas latas de molho convencional.
E por que não deixar as coisas mais festivas? Neste período, a Festa Junina coloca todo mundo pra dançar e aproveitar os quitutes mais tradicionais. Aprenda a montar um cardápio de festa junina para complementar seu receituário de inverno.
Comidas mais vendidas no inverno
Inspire-se naquilo que dá certo. Alguns negócios do ramo alimentício ficam mais movimentados durante o inverno, de acordo com uma pesquisa do SEBRAE. Entre eles estão, com destaque, as cafeterias.
A bebida favorita dos brasileiros é ainda mais adorada no inverno! Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o outono e o inverno o consumo de café cresce cerca de 30% no país. Mas as cafeterias não oferecem apenas café, não é mesmo? Ele tradicionalmente vem acompanhado de outras comidas de inverno, como biscoitos e bolos.
Vale considerar que, com as férias de julho, o inverno traz muitas oportunidades para o segmento turístico. Os destinos turísticos mais frios como Curitiba, Gramado, Canela, Campos do Jordão, entre outros, são os mais procurados no inverno. Inspire-se nos restaurantes especializados dessas regiões para implementar comidas de inverno.
Falamos aqui da importância dos alimentos calóricos no cardápio de inverno, e não podemos deixar de mencionar os chocolates, ricos em gordura e com propriedades que estimulam a produção de hormônios que trazem a sensação de prazer em bem-estar.
Esse é um fator importante, especialmente se considerarmos que a falta de luz solar e dias mais curtos do inverno estão ligados a sintomas depressivos.
Caldos, sopas e massas são destaque de vendas no inverno, pois são quentes e servem como fonte de energia que nosso corpo demanda nos dias mais frios. Muitas vezes, são acompanhados de vinhos. Não por acaso, na estação, o consumo de vinho chega a dobrar.
Comfort food: O que é?
Todas as comidas de inverno das quais tratamos aqui são consideradas comfort foods. Mas, afinal, o que é isso?
Os alimentos chamados de “confortáveis” são os que instigam um valor sentimental e nostálgico, além de possuírem alto teor calórico. Geralmente, essas receitas contam com preparos mais simples, assim como a aparência.
No entanto, nosso relatório global de tendências 2023 aponta que a comfort food moderna atende outros requisitos. A familiaridade se mantém, mas estimula a criatividade com novas combinações - adicionando ou substituindo ingredientes, combinando dois ou conceitos mais clássicos para criar algo novo, ou aplicando técnicas manipulam o sabor e estrutura de pratos clássicos.
Confira tudo sobre essa tendência. Abaixo, para exemplificar o termo, nada melhor do que uma receita deliciosa de lasanha.
Lasanha de Carne e Berinjela com Molho de Espinafre e BBQnese
Rendimento: 10 porções individuais
Ingredientes
Molho de espinafre
- 300g de Espinafre
- 20g de Alho picado
- 50g de Manteiga
- 5g de Tempero Meu Arroz Knorr
- 90g de Molho Branco Bechamel Knorr
- 1L de Leite
Molho de carne e berinjelas
- 300g de Berinjela
- 100g de Barbecue Hellmann’s
- 10g de Tempero Meu Arroz Knorr
- 30g de azeite
- 10g de Caldo de Carne Knorr Professional
- 10g de Molho de Demi Glace
- 1kg de Carne Moída
- 200g de Cebola Picada
Molho de tomate
- 125g de Base de Tomate Desidratado Knorr Professional
- 1L de Água
- 40g de salsinha Picada
Montagem
- 500g de Queijo Muçarela
- 500g de Massa seca de Lasanha
Finalização + BBQnese
- 200g de Barbecue Hellmann’s
- 200g de Maionese Hellmann’s
Modo de Preparo
Corte da lasanha:
Deixe assar por 30 minutos em forno a 170°C ou até cozinhar a massa. Após esfriar, coloque um peso em cima da lasanha com papel filme e refrigere por 24 horas para deixá-la firme. Corte uma fatia de 3 cm de largura e sele em uma frigideira com azeite bem quente, vire e aqueça por 3 minutos em forno quente.
Molhos:
Para o molho de espinafre, em uma panela, adicione o leite e misture com o Molho Branco Bechamel Knorr – leve ao fogo mexendo até espessar. Separe em duas partes iguais e reserve. Então, após separar as folhas do espinafre, pique o talo finamente. Em uma frigideira, adicione a manteiga e deixe dourar o alho e os talos do espinafre. Adicione o Tempero Meu Arroz Knorr e a metade do molho branco pronto. Reserve.
Agora vamos para o molho de carne e berinjelas. Corte a berinjela em cubos pequenos e deixe marinar com o Barbecue Hellmann's e o Tempero Meu Arroz Knorr. Em uma panela, adicione o azeite e doure a cebola picada e a carne moída. Tempere com o Caldo de Carne Knorr Professional e Molho Demi Glace Knorr Professional. Deixe reduzir. Cozinhe por mais 3 minutos com a berinjela marinada.
Já para o preparo do molho de tomate, ferva a água e hidrate a Base de Tomate Desidratado Knorr Professional. Deixe cozinhar até o molho ficar consistente. Pode finalizar com salsinha picada com os talos. Reserve.
Montagem + Finalização + BBQnese:
Na montagem, intercale molho de tomate, massa, molho de tomate e branco, queijo, massa, carne e espinafre. Para finalizar, basta montar em um prato a base com molho de espinafre, a lasanha deitada e finalizar com a mistura BBQnese.
Por fim, Comfort food não é para explicar, é para sentir! Ela traz aquela sensação gostosa que só nos é proporcionada por um alimento quente em um dia frio. Para saber mais sobre comidas de inverno, explore nosso receituário.