Quando o serviço oferecido pelo seu restaurante agrada tanto o cliente que ele se torna um consumidor assíduo, criar um programa de fidelidade para o seu negócio pode ser uma maneira de cultivar ainda mais esse relacionamento. Mas o que fazer quando o seu foco é alcançar mais pessoas, atrair novos clientes e aumentar as vendas de seu estabelecimento?
Ampliar a clientela é a grande meta de todo negócio: uma pesquisa feita em 2022 pela Unilever Food Solutions apontou que 53% dos operadores têm como principal desafio "atrair clientes e manter/crescer vendas". No universo gastronômico, esse desafio aumenta com o avanço da concorrência e a variedade cada vez mais extensa de estabelecimentos de food service no mercado.
Para garantir o sucesso de seu restaurante, é importante escolher as estratégias mais adequadas ao perfil do seu público. Desse modo, é possível oferecer uma experiência única e inesquecível, estratégia que deve ser combinada com investimentos em divulgação e em ações promocionais que deixem o seu negócio sempre em destaque.
Neste artigo, vamos apontar algumas dicas para conquistar a atenção de novos consumidores e aumentar o faturamento!
Saiba como encantar o cliente desde o primeiro contato
Dizem por aí que “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Você já sabe qual imagem o seu negócio de food service transmite ao público? Quando o cliente entra em contato com o seu restaurante, ele busca sentir credibilidade no atendimento e conexão com os valores da sua marca. Mas, afinal, como encantar o cliente e atrair mais consumidores para o seu estabelecimento?
Para atender às expectativas do seu público, você pode seguir alguns passos:
- Crie um ambiente – virtual ou presencial – que seja organizado: uma das primeiras coisas que o seu cliente avalia é a organização do estabelecimento. O ambiente é limpo e tem uma decoração atrativa? O cardápio está claro e contém informações completas? A equipe está bem-preparada para receber/atender o público?
- Invista em treinamento da equipe: você pode cativar o seu cliente de cara com um atendimento de qualidade. Além de bem-instruído e qualificado, um time de funcionários cordial e receptivo pode ser o diferencial do seu negócio!
- Marque presença e seja lembrado: que tal oferecer uma vivência inesquecível para o seu público? Não meça esforços para fazer o seu cliente se sentir à vontade em seu restaurante, prezando por um tempo de qualidade e conforto – com eficiência e agilidade no atendimento – e com oportunidades para criar boas memórias por ali.
Valorize a experiência do cliente
Seja de forma presencial ou online, a experiência do cliente deve ser a prioridade do seu restaurante. Desde o primeiro atendimento, durante o preparo da refeição e até na entrega do pedido, o consumidor precisa sentir confiança no relacionamento com o seu negócio.
Crie espaço para personalização de pedidos, ofereça um ambiente agradável para o seu perfil de público e busque sempre garantir o conforto e satisfação de seus clientes. Outra dica é caprichar no visual: um restaurante com identidade e autenticidade atrai a atenção do consumidor que busca por novas experiências, por isso vale investir numa decoração autêntica e num cardápio original com fotografias de qualidade dos seus pratos.
Use uma divulgação inteligente com a finalidade de atrair novos clientes
A comunicação estratégica e eficiente é uma grande aliada para o sucesso de seu negócio: quem é visto é mais lembrado! Marcar presença nas redes sociais que fazem sentido ao seu público e ao nicho do seu negócio de food service é uma das formas de atrair novos clientes e construir uma identidade consolidada no mercado.
Crie conteúdos interessantes, com o qual o público possa se identificar e com informações atrativas para acompanhar e compartilhar. E atenção: tão importante quanto atrair novos seguidores é cultivar o relacionamento com os clientes que já seguem o seu negócio, afinal, eles são grandes promotores de seu restaurante!
Invista em ações promocionais
Todo cliente adora descontos, cupons e ofertas! Investir em ações promocionais e saber utilizar o marketing digital a seu favor são maneiras chamativas e eficientes de atrair novos clientes para o seu restaurante. Elas podem acontecer tanto estimulando visitas ao seu estabelecimento quanto incentivando o cliente a compartilhar cupons promocionais, a convidar amigos para conhecerem as ofertas ou a fazerem os pedidos especiais em casa.
Cliente satisfeito é cliente fiel!
Ações estratégicas, além de descontos, são aquelas que valorizam os clientes fidelizados. Que tal oferecer condições especiais aos aniversariantes, por exemplo, ou criar programas de fidelidade que incentivem o seu público a consumir no seu estabelecimento e divulgar entre familiares e amigos?
Esperamos que, ao seguir essas dicas, o seu restaurante consiga cativar os seus clientes e alcançar ainda mais pessoas para alavancar vendas!