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Criar um programa de fidelidade é um passo fundamental para o sucesso de um estabelecimento, pois, todos sabemos, clientes apreciam sentir que têm vantagens ao frequentar um food service. Assim, você, dono de negócio, não pode deixar de pensar em estratégias que sejam atrativas para o cliente e chamem a atenção do público geral ao mesmo tempo que gerem lucro para o negócio.

Assim, para que seu estabelecimento seja a primeira escolha dos consumidores, veja a seguir dicas para criar um programa de fidelidade!

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade nada mais é do que uma maneira de o negócio encantar seus clientes ao recompensá-los pela preferência.

O objetivo, como o nome já diz, é fidelizar e reter o consumidor. Ao desfrutar do benefício, o cliente fica mais satisfeito, pode se tornar assíduo e recomendar o restaurante a outras pessoas.

É preciso ter em mente que um bom programa de fidelidade funciona de forma simples e vantajosa tanto para o consumidor quanto para o cliente. A dinâmica sempre segue a seguinte regra: identificar quem mais consome ou frequenta o local e lhe oferecer recompensas.

Quais os benefícios de implementar um programa de fidelidade no seu negócio?

De acordo com dados do Panorama da Fidelização no Brasil, levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização em parceria com a plataforma educacional Tudo Sobre Incentivos, 83,2% dos brasileiros preferem estabelecimentos com algum programa de fidelidade.

Essa é, portanto, uma forma eficiente de atrair e fidelizar clientes e tem ainda diversas outras vantagens para o seu negócio, tais como:

  • Diferencial frente à concorrência: se seu cliente volta sempre, não precisa procurar novas opções de restaurantes. Seja o destino preferido;
  • Maior valor para seu negócio: quanto mais valor agregado a clientela enxergar em seu negócio, melhor a reputação dele. Estreite o laço com seus clientes e gere confiança;
  • Mais lucro com menos custo: ao formalizar os ‘mimos’ que se dá a quem consome mais no seu estabelecimento, você vai perceber que essa é uma forma muito barata de aumentar seu ticket médio;
  • Cliente fiel: o melhor tipo de cliente! Você sabe que seu restaurante é frequentado por pessoas que realmente gostam dele, o que gera uma comunidade sólida em pesquisas para implementar melhorias;
  • Coleta de dados: é uma possibilidade de coletar dados do seu público e utilizá-los estrategicamente.
cartoes fidelidade

Quais os melhores tipos de programa de fidelidade para o food service?

Existem alguns tipos de programa de fidelidade e, para te ajudar a implementar no seu negócio, citamos os quatro mais trabalhados e que podem ser adequados ao seu food service a fim de atrair clientes:

  • Cartões fidelidade: os clientes têm um cartão que é carimbado a cada pedido realizado. Quando o cartão atinge determinado número de carimbos, o cliente ganha um prêmio – nesse caso, especificamente, costuma ser um café;

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  • Cashback: este é um programa fidelidade muito usado por restaurantes. Você recebe parte do valor consumido em seu saldo e pode utilizá-lo em suas próximas visitas. Certifique-se de que você dispõe da tecnologia de pedidos necessária, e pesquise sobre os custos se quiser investir nessa alternativa;
  • Cupom de desconto: quem não conhece a versão do Ifood? Na famosa plataforma de pedido delivery, existe a opção de, por exemplo, após realizar 5 pedidos em certo restaurante dentro do prazo de 30 dias, você receber um cupom de R$30. Existem também sites e apps especializados em clubes de vantagens que disponibilizam cupons de fidelidade aos seus membros;
  • Programa de pontos: aqui, quanto mais se gasta, mais se ganha… em pontos! Sempre que o cliente faz uma compra, ganha uma certa quantidade de pontos. Os pontos podem ser trocados por prêmios a serem definidos por você, gestor do negócio. É uma versão mais desenvolvida do cartão fidelidade.

Sabendo das diversas vantagens de iniciar um programa de fidelidade para o seu negócio e conhecendo as principais opções do mercado, é hora de saber como começar a implementação em seu food service.  

6 dicas práticas para implementar um programa de fidelidade no seu negócio

Listamos as principais práticas na hora escolher o melhor programa de fidelidade:

1.      Comece um programa de fidelidade com baixo custo para verificar a aceitação;

2.      Saiba quem é seu público-alvo para, depois, eleger o tipo de programa;

3.      Conheça o gostos e preferências dos clientes para oferecer o produto certo;

4.      Atente-se às melhorias frequentes que pode fazer no programa de fidelidade;

5.      Monte um programa descomplicado para o cliente não perder tempo;

6.      Além dos programas, surpreenda o cliente com pequenos brindes ou uma mensagem de agradecimento.

Lembre-se que, ao colocar em prática um bom programa de fidelidade para restaurantes, é importante destacar que, em qualquer modalidade do programa, é preciso que as regras sejam claras para quem vai consumir.

Tanto online, como offline, evite que o tiro saia pela culatra: negar um benefício que o cliente pensou que tinha direito pode gerar grandes transtornos.

Agora que você já sabe como implementar um programa de fidelidade, que tal se aprofundar em outros exemplos de promoções para restaurantes? Assim, você atrai mais consumidores e aumenta seus lucros! Até a próxima. 

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