'As pessoas comem com os olhos'. Se você já ouviu a frase antes, sabe que ela significa que o sabor dos alimentos é muito influenciado por sua aparência. É por isso que uma boa fotografia de comida é praticamente uma obrigação quando se trata do menu de um restaurante.
A seguir, veja os segredos para tirar boas fotos de pratos variados e, por consequência, atrair mais consumidores para o seu estabelecimento.
Afinal, o que é necessário para uma fotografia de comida perfeita?
A boa notícia é que qualquer pessoa com um smartphone pode tirar fotos com qualidade profissional e publicá-las para o mundo ver.
Conheça algumas técnicas de fotografia espertas e infalíveis!
Estilo da foto de comida
Embora a comida deva ser o foco da foto, estilizar a imagem em questão pode ser capaz de aumentar seu valor estético. Por isso, cerque seu prato principal com adereços como guardanapos, louças e enfeites de mesa - valem flores, uma xícara de café ou até mesmo um bule de chá, se aplicável. Dessa forma, sua fotografia contará uma história e não apenas mostrará sua comida.
Essa é uma oportunidade também de deixar as fotos em sintonia com sua identidade visual (já falamos sobre isso no artigo de redes sociais para restaurantes) e com a temática do seu negócio. Por exemplo, um restaurante de comida saudável pode priorizar cenários com natureza, utilizar plantas e frutas como ornamento.
Experimente utilizar a composição na fotografia de comida: além de enfeites, você pode até utilizar sua mão, como a fotógrafa e food stylist (estilista de alimentos) Débora Gabrich fez no exemplo abaixo.
Fonte: reprodução @deboragabrich/Instagram
Técnicas de fotografia: ângulo e perspectiva
Existem dois ângulos básicos para fotografia de comida – de lado e de cima - ou seja, cerca de 10 a 40 graus da mesa ou acima da cabeça para uma aparência plana, também conhecida como top view. A melhor opção a ser escolhida, vai depender do prato.
Por exemplo, se você planeja tirar uma foto de uma mesa cheia de comida, uma pizza e uma salada, fotografar de cima para baixo seria a melhor opção para enquadrar tudo, evitando distrações de fundo.
Fonte: reprodução @thaisgimenez/Instagram
Mas se você estiver tirando uma foto de uma bebida com várias camadas ou um hambúrguer com vários ingredientes, um close-up ou uma foto lateral funcionam melhor, e vão fazer com que a sua fotografia de comida pareça deliciosa.
De pertinho parece mais gostoso? Um tipo de foto de comida muito utilizado é o close-up, ou seja, essas fotos bem de perto que mostram a suculência do prato, principalmente quando ele tem molhos brilhantes e temperos visíveis.
Fonte: Reprodução @tastysaladshop/Instagram
Em resumo, quando se trata de fotografia de alimentos, quanto mais fechada a foto, melhor o resultado. Claro, existem exceções, mas não tenha medo de recortar uma imagem que você tirou para obter uma representação mais detalhada da comida.
Você precisará recortar as imagens em um quadrado para o seu feed do Instagram, portanto, lembre-se disso quando estiver tirando a foto.
Iluminação em fotografia de alimentos
Não há dúvidas de que uma fotografia de comida bem iluminada pode elevar a qualidade do prato. No entanto, a maioria dos estabelecimentos não têm acesso a equipamentos de iluminação profissional, por isso recomendamos que você, na dúvida, utilize apenas a luz natural.
Encontre um local próximo a uma janela ou mesmo ao ar livre, em um pátio bem iluminado, sem exposição direta ao sol. Tenha em mente que diferentes horários do dia também afetarão a luz.
Fonte: reprodução @morningsbrasil/Instagram
Golden hour (hora dourada) é o nome dado à luz quente e brilhante ao cair do entardecer, iluminação que pode ser utilizada em fotos do estabelecimento, de clientes e mesas externas. Porém, tome cuidado: essa iluminação pode ser escura demais para uma fotografia de comida, e é sempre válido fazer testes.
Evite, ainda, usar o flash embutido da câmera. Não há nada que mate uma boa fotografia como o flash - ele cria reflexos duros, e adiciona tons e sombras não naturais às suas fotos. A fotografia sem flash é o melhor caminho a se seguir (além disso, você não precisa usar o flash quando a luz estiver ajustada).
Na foto de comida, menos é mais
- Lembre-se sempre de que a comida é a estrela da sua foto, você está ali para fotografar receitas apetitosas e nada mais, mesmo que o plano de fundo ou os adereços usados ajudem a aprimorar a sua fotografia;
- O caminho discreto geralmente é o mais certeiro - da iluminação ao revestimento, ao fotografar alimentos menos é sempre mais. Aqui, reforçamos que a melhor luz para esse tipo de foto é aquela que não será notada, e a chave é torná-la o mais natural possível - essa é uma das razões pelas quais a luz da janela costuma funcionar bem;
- O mesmo vale para a composição, também conhecida como aquilo que você coloca em uma foto: quanto mais bagunçado o cenário, menos foco será colocado na comida para a qual você deseja chamar atenção. Experimente e teste até encontrar um equilíbrio.
Capriche na edição
Existem inúmeros aplicativos de edição de fotos disponíveis para download. Alguns deles, por exemplo, são o SnapSeed, o Afterlight e o VSCO, mas você também pode usar recursos de edição padrão no app de fotos que vem com a sua câmera do celular. Todos são capazes de ajudar a melhorar o enquadramento de uma imagem, desfocar o fundo (profundidade de campo) e aplicar filtros e molduras para que você possa criar um estilo exclusivo para seu estabelecimento.
Passe algum tempo experimentando diferentes estilos e efeitos até que você possa repetir com confiança o tipo de fotos que você gosta de produzir. Uma boa fotografia de comida, bem como imagens da sua equipe em ação e do dia a dia da operação, podem realmente aumentar seu engajamento nas redes sociais e elevar seu marketing digital.
Lembre-se de que a fotografia que conta histórias é fundamental para chamar a atenção, e que quando bem feito isso pode atrair mais clientes ao seu estabelecimento. Xis!