Especialmente no food service, a harmonia nas operações é essencial. A gestão de equipe, desde cozinheiros até atendentes e profissionais de limpeza, é o alicerce para criar um ambiente capaz de proporcionar uma boa experiência gastronômica para os clientes. Nesse contexto, temos seis dicas fundamentais para conduzir uma gestão exemplar para manter seus funcionários motivados, seguros e altamente eficientes.
Ao longo deste artigo, vamos trazer estratégias práticas que envolvem o recrutamento de talentos e a manutenção de um ambiente de trabalho estimulante. Além da simples execução de tarefas, um time de sucesso abraça a visão de seu restaurante para crescer junto com ele.
Forme uma boa equipe
O primeiro passo parece óbvio, mas não é tão simples contratar funcionários que realmente tenham o perfil do seu restaurante. Desde o início, avalie tanto as soft skills quanto as hard skills necessárias para a vaga e não deixe de avaliar múltiplos candidatos até encontrar o melhor perfil. Temos um passo a passo de como montar uma equipe de restaurante que pode te ajudar.
Inserir link do artigo 6 desta produção, "Como montar uma equipe de restaurante: siga o passo a passo"
Ofereça treinamentos
Todo novo funcionário deve receber um treinamento para realizar suas tarefas. O primeiro passo é apresentar os padrões e normas do estabelecimento, como segurança e higiene, vestuário e postura e orientá-lo de acordo com sua função. Na gestão de equipe, uma estratégia é dividir treinamentos por temas, como:
- Integração: Direcionado a todos os funcionários, incluindo os temporários ou terceirizados, com os objetivos de apresentar a empresa e seus principais objetivos, assim como políticas de segurança e conduta.
- Obrigatórios: Certos treinamentos são obrigatórios por lei e devem ser cumpridos pelo restaurante. Treinamentos de segurança no trabalho, por exemplo, se enquadram aqui.
- Procedimentos, técnicas e manuseio de equipamentos: Os funcionários que precisam aprender certas técnicas culinárias, procedimentos ou devem saber manusear equipamentos específicos devem passar por treinamentos sempre que necessário para manter a cozinha produtiva.
- Liderança: Os funcionários que vão assumir cargos de gestão de equipe devem passar por treinamentos de liderança humanizada.
- Dia a dia: Funcionários mais experientes podem treinar os novatos durante as tarefas do dia a dia. Cozinheiros, por exemplo, podem ensinar técnicas para aprendizes. Tudo de acordo com a hierarquia na cozinha.
- Postura e relacionamento com o cliente: Todos os funcionários que lidam com o público devem ser submetidos a treinamentos e técnicas de como encantar a clientela.
Não para por aí. Os treinamentos devem ser realizados periodicamente para garantir a eficiência dos funcionários a longo prazo, estimular a capacitação da equipe e reduzir a rotatividade de funcionários.
Estabeleça padrões
No mundo agitado da alimentação fora do lar, a rotina volátil e as rígidas normas reguladoras exigem a elaboração de procedimentos operacionais padronizados para o pleno funcionamento do negócio. Esse tipo de documento deve ser de fácil acesso a todos e servir como um guia de operações para maximizar a eficiência da gestão de equipe.
Compartilhe seus objetivos
A equipe engajada carrega nas costas o desempenho do restaurante. Por isso, é importante que ela se sinta motivada a crescer junto do negócio. Compartilhe seus objetivos e metas com todos estabeleça, em conjunto, as estratégias a serem seguidas para chegar lá.
Seja aberto sobre os problemas enfrentados pelo negócio e convide os funcionários a colaborarem com ideias de soluções, crie dinâmicas de participação e feedback que deixem o ambiente descontraído e confortável. Claro, também não deixe de comemorar as conquistas alcançadas e compartilhar os ganhos com o time, seja por meio de um bônus ou de uma celebração.
Trabalhe a relação com o cliente
O bom atendimento faz toda a diferença na fidelização de clientes. Os funcionários que vão lidar diretamente com eles devem seguir padrões de conduta, assim como receber orientação para que ajam com responsabilidade, atenção e cuidado. Alguns pontos essenciais são:
- Respeitar a opinião e presença do cliente;
- Não ser mal-educado ou levantar a voz, mesmo que o cliente esteja sem razão;
- Ser paciente e honesto;
- Prestar atenção às queixas e pedidos.
Para motivar equipe de atendimento, ofereça respaldo e suporte a eles. Lembre-se de que tão importante quando acompanhar os feedbacks de quem consome em seu estabelecimento é agir sobre esses retornos. Faça pesquisas e implemente melhorias constantemente.
Mantenha sua equipe motivada e segura
Se você seguir todos os pontos acima, saberá como manter sua equipe motivada e alinhada. Além disso tudo, é muito importante mantê-la segura. Quem trabalha na cozinha, por exemplo, deve estar por dentro dos procedimentos relativos ao uso de utensílios, manuseio dos equipamentos e prevenção de contaminações.
Uma das principais responsabilidades na gestão de equipe é manter a saúde e bem-estar dos envolvidos. Felizmente, temos um curso online completo sobre segurança alimentar.