O delivery está bombando, mas, afinal, como contratar motoboy para entrega? O Brasil conta com aproximadamente 1,4 milhões de trabalhadores no setor de entrega de comida, mercadorias e transporte de passageiros, principalmente por meio de aplicativos, aponta estudo apresentado em 2021 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), a expectativa é de que o delivery para restaurantes ainda cresça em torno de 7,5% neste ano. Então, para fazer uma escolha assertiva, entenda mais sobre o que deve ser considerado na hora de contratar responsáveis pela entrega de seu estabelecimento.
Tenha um planejamento de operações eficaz
Para se dar bem nas vendas por delivery, antes mesmo de saber como contratar motoboy para entrega, a organização é primordial em cada passo: menu e precificação dos pratos, uso de embalagens adequadas, gestão de aplicativos, definição de taxas e raios de entrega, horários, e por aí vai.
Considere quais investimentos e adaptações são necessários dentro do seu negócio para que as operações aconteçam da melhor maneira. Para isso, você deve se fazer as seguintes perguntas:
- Quais são as distâncias viáveis de cobertura?
- Quais os custos por entrega?
- O estoque e a produção já estão seguindo um padrão de organização e agilidade?
- Quais as melhores embalagens para os pratos do seu restaurante?
- Como será a gestão dos aplicativos de delivery?
- O cardápio digital precisa ter uma versão simplificada?
- Quais são os tipos de contratação de motoboy?
Com todos esses detalhes da rotina estruturados, fica mais fácil contratar motoristas que te ajudem a garantir qualidade na entrega por aplicativo, fidelizar o cliente e aumentar as vendas do seu restaurante!
Escolha a melhor forma de contratação do motoboy
Você já sabe que o papel do entregador no atendimento final ao público e nas impressões do cliente sobre o seu restaurante é muito importante. Por isso, uma estratégia para vender bem e ter qualidade no delivery é escolher profissionais comprometidos sem deixar de analisar as formas de contratação que fazem sentido ao seu negócio de food service.
Os principais modelos de contratação de motoboy são:
- Registro com carteira assinada (CLT);
- Atendimento autônomo (MEI);
- Cadastro em plataforma de delivery (aplicativos);
- Serviço terceirizado de entregas.
Abaixo, vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles.
Contratar motoboy com carteira assinada (CLT)
Assim como em outras profissões, o registro com carteira assinada oferece ao motoboy os direitos trabalhistas presentes na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como: jornada de trabalho com horários fixos, salário de acordo com o piso da categoria, hora extra, adicional noturno e de periculosidade, férias e décimo terceiro, repouso semanal remunerado, INSS, FGTS, entre outros benefícios.
Ao escolher esse tipo de contrato de motoboy fixo, seu restaurante garante um padrão no serviço de entrega e, pelo vínculo empregatício, o funcionário deve cumprir os horários e ser responsabilizado por eventuais faltas.
Contratar motoboy autônomo (MEI)
O profissional autônomo, também conhecido como Microempreendedor Individual (MEI), é aquele que possui um registro de Pessoa Jurídica (PJ) e um número de CNPJ. Diferente do registro com carteira assinada, o motoboy autônomo não é funcionário da sua empresa: ele presta serviço a diversos estabelecimentos e combina com antecedência o valor das atividades exercidas.
Contratar um motoboy MEI para as entregas do seu restaurante delivery costuma gerar mais rotatividade de profissionais, pois não há vínculo empregatício, ao mesmo tempo em que pode ser um investimento com custos mais baixos, já que permite diferentes formas de pagamento.
Nesse modelo, alguns acordos envolvem valor fixo por entrega, diferentes taxas por região de cobertura, preço por diária, entre outros. Mas é preciso ter atenção: a depender das condições de trabalho, há risco de se configurar vínculo trabalhista no futuro, por isso esteja atento às diferenças e limitações de cada contrato.
Contratar motoboy por aplicativo de delivery
Os aplicativos de delivery estão em alta e trazem como grande benefício aos clientes a facilidade no uso. Mas, e para o seu restaurante, quais são as vantagens? A diversidade é uma delas, já que você pode cadastrar o seu negócio em diferentes plataformas e marcar presença em mais de um aplicativo.
Em geral, apps como iFood e Uber Eats possuem planos que cobram mensalidade e taxas sobre o valor dos produtos vendidos, além de oferecem a opção de seu estabelecimento divulgar o cardápio digital e ter a própria frota de entregadores ou utilizar os motoboys do aplicativo.
Um ponto de atenção ao contratar motoboy por aplicativo é manter a qualidade das entregas sem ter o controle do processo todo e do padrão de atendimento dos motoristas da plataforma de delivery – seja na agilidade, higiene, cordialidade ou nas condições de trabalho. Esse pode ser um desafio para o seu estabelecimento.
Contratar motoboy por serviço terceirizado de entregas
O serviço terceirizado por entrega acontece quando você contrata uma empresa com a própria frota de motoristas para atender o seu restaurante. O contrato, então, é por demanda: você precisa de uma entrega e a empresa disponibiliza os próprios motoboys para realizar o serviço.
Nesse caso, há flexibilidade para ajustar o fluxo de trabalho de acordo com as necessidades do seu estabelecimento, terceirizando a gestão dos motoboys e facilitando a sua rotina. Por outro lado, é importante pesquisar bem as responsabilidades da empresa: tudo vai depender do tipo de contrato.
Priorize sempre a qualidade de atendimento
Mas, afinal, como escolher a melhor forma de contratar um motoboy para entrega e potencializar o delivery do seu restaurante? A preferência pelo tipo de contrato depende do contexto de cada negócio e varia entre os profissionais do segmento de transporte: alguns optam pela carteira assinada, enquanto outros trabalham de forma autônoma em diferentes estabelecimentos.
Para além dos custos envolvidos, pagamentos e descontos, benefícios e normas trabalhistas, um ponto é comum a todos os contratos de motoboy para delivery: a importância de acordos justos entre as partes e da seriedade na prestação de serviços. O entregador é um contato direto do seu negócio com o cliente e pode ser um meio de divulgar positivamente o seu restaurante!