Menu

Pensar a apresentação de pratos de seu restaurante é tão importante quanto encontrar aquela receita que vai impressionar – a comida pode até ter um sabor divino, mas se estiver com um aspecto feio e desleixado, o cliente pode perder a vontade de prová-la. Por isso, é importante que você cuide de todos os detalhes.

A boa notícia é que, para deixar o prato, as travessas e réchauds do buffet com um visual agradável, não é preciso fazer grandes investimentos ou perder muito tempo. “O ponto de partida é usar bons ingredientes, eles deixam a comida mais bonita por si só”, comenta Raul Lemos, chef da Cozinha Mení.

Não existem regras rígidas que você precise seguir para acertar na decoração dos pratos. Ao longo deste artigo, vamos apresentar alguns truques que podem fazer a diferença e melhorar a experiência dos seus clientes, das proporções à escolha da louça.

1. Libere a borda da louça

Ao começar a pensar a apresentação de pratos de seu restaurante, uma dica importante do chef é: esqueça enfeites que não fazem parte da receita do prato. Isso vale, por exemplo, para as alfaces que costumam forrar as travessas de petiscos. “O minimalismo está cada vez mais presente na gastronomia, por isso, evite muitos floreios”, comenta Raul.

Evite usar a borda do prato para esses adornos. Se a ideia for fazer algum design com molhos e reduções, a dica é manter tudo na área central. Segundo Raul Lemos, a borda serve apenas para apoiar utensílios, como os talheres.

2. Encontre a medida ideal

Deixe as bordas vazias e explore os espaços em branco.

O prato não pode estar superlotado, mas também não deve ter uma aparência de vazio, o equilíbrio é fundamental na apresentação de pratos. Parta do princípio de que a borda deve sempre estar vazia e louças pequenas ou porções muito grandes podem dar a aparência de desleixo – o molho da carne, por exemplo, pode encharcar os vegetais. Além disso, brincar com alguns “espaços em branco” ajuda a valorizar a composição do prato.

3. Brinque com contrastes e cores

Ingredientes coloridos valorizam a apresentação do prato.

Além de serem mais bonitos, os pratos com ingredientes coloridos e contrastantes chamam a atenção. Uma salada com verde, laranja e vermelho é mais atrativa ao paladar do que uma que leve apenas folhas verdes – exploramos essa ideia no artigo de saladas decoradas. Uma dica para manter as cores vivas dos vegetais e deixar mais atraente a apresentação de pratos de seu food service é colocá-los em água fria após a fervura.

4. Abra espaço para a salada

Evite amontoar as folhas da salada.

A melhor maneira de dispor as opções de salada nos restaurantes self-service é deixando tudo “respirável”, ou seja, nada de amontoar as folhas para caber mais nas travessas. Desse modo, o cliente consegue ver que os vegetais estão frescos, recém-colocados no buffet e bonitos. Além disso, você ainda reduz o desperdício de alimentos, porque elas tendem a murchar menos.

Em estabelecimentos em que não há a apresentação de pratos, é fundamental pensar nas formas como os alimentos estão expostos para os clientes.

5. Aposte na simplicidade

Ingredientes bonitos realçam a apresentação do prato.

Para as lanchonetes, o chef ensina que o segredo está na escolha dos melhores ingredientes. Um tomate e uma alface bonitos, uma maionese consistente e uma carne de primeira qualidade trabalham a favor da apresentação de pratos do estabelecimento.

Na hora do empratamento, cuide para que todo o recheio esteja dentro do pão, sem riscos de “desmoronar”, e mantenha o prato ou a travessa sempre limpos e livres de respingos. Você pode melhorar a composição com algo comestível, como as batatas-fritas, desde que em porções adequadas.

6. Use apenas o que puder ser comido

Use apenas elementos comestíveis na decoração.

Não acrescente qualquer item de decoração que não possa ser comido ou que não faça parte da receita. Entre os exemplos do chef Raul Lemos estão as pimentas inteiras em pratos de réchaud ou talos de alecrim, mas também serve para flores e ramos. A regra é simples: entra no prato apenas o que faz parte da ficha técnica do prato.

7. Escolha a louça com cuidado

A louça certa ajuda na apresentação do prato.

Optar pela louça correta pode fazer toda a diferença no empratamento de seu food service. O investimento não precisa ser alto, basta que a peça seja condizente com a proposta do seu negócio e do prato que será servido. Em muitos casos, um prato simples e com personalidade já responde por toda a decoração do que é servido e também do seu restaurante.

Academia UFS: a arte de empratar

O que achou das dicas que separamos para ajudar na apresentação de pratos de seu food service? Então saiba que também temos um curso online sobre a Arte de Empratar, que, com vídeos como o que você pode assistir logo abaixo, vai te ajudar a não cometer erros na hora de montar seus pratos. 

Vamos montar a apresentação do prato sem cometer erro? Preparamos um vídeo para te ajudar nessa tarefa.

00:56

Além do conteúdo sobre apresentação de pratos, a Academia UFS reúne diversos outros cursos focados na gestão de um food service. Solte a criatividade, inscreva-se na plataforma e capriche!  

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu