O happy hour na sexta-feira, com uma bela porção de petiscos e uma bebida bem gelada faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. Mas para montar um cardápio de bar que ofereça a melhor experiência aos seus clientes, é preciso mais do que cervejinha e batata frita. Não é tão fácil conquistar a boemia.
Na concepção do Chef Deumas Oliveira, professor de gastronomia com vasta experiência, o cardápio é a primeira coisa a se pensar na construção de um bar. Ele diz que, após o conceito, até mesmo o equipamento e os utensílios devem ser comprados com base no menu.
Com isso em mente, preparamos, juntos, ótimas dicas para mostrar como montar um cardápio de bar desde o layout até a sugestão de pratos e receitas.
Como montar um cardápio de bar
De acordo com o especialista, os pilares de um bar são hospitalidade, acessibilidade, higiene e sabor. O desafio é fazer com que tudo isso esteja também refletido no cardápio. Cuidado e comprometimento são ingredientes essenciais na receita para um modelo de cardápio para bar de sucesso.
Seja qual for o seu negócio, o cardápio exige muito a se pensar na hora de planejar um empreendimento no setor alimentício.
Começando pelo começo, vamos, antes de chegar efetivamente em o que servir em um bar, passar pelo que deve ser considerado nas suas decisões.
Conceito e Layout
O menu, no geral, “precisa ser criativo, receptivo, abraçar as pessoas quando elas vão ler, e entregar para a pessoa, rápido, o que ela está esperando”, conta o Chef Deumas.
Portanto, um design otimizado e intuitivo faz parte da construção do seu cardápio de bar. Priorize a experiência do cliente - legibilidade e fluidez são pontos chaves da carta.
O cardápio de bar precisa estar alinhado ao conceito do seu estabelecimento, já que ele faz parte da construção do estilo do ambiente. Ou seja, um restaurante temático precisa ter elementos do cardápio que conversem com o tema.
Uma hamburgueria de rock pode ter lanches com nomes de guitarristas, por exemplo. Esse tipo de customização pode funcionar muito bem, e oferecer algo primordial em um bar, o chamado “sentimento de pertencimento”.
Tamanho do cardápio
O tamanho do cardápio de bar também exige uma reflexão a partir da experiência de quem consome. A quantidade de produtos que se oferece não pode ser muito vasta, e o menu precisa ser enxuto para contribuir com a fácil legibilidade.
Evite textos longos, muitas páginas ou algo difícil de manusear. Perceba que é muito fácil se perder em um menu muito grande, já que muitas páginas acabam dificultando a escolha do consumidor.
Considerando isso, o professor Deumas defende que um cardápio de bar composto por frente e verso acaba sendo uma verdadeira realização para quem senta na mesa.
Caso você queira incluir mais informações, pensando em clientes curiosos, após o cardápio principal pode-se inserir a história do bar, sua trajetória com a gastronomia ou algo relacionado ao tema do estabelecimento.
Precificação
A precificação é um tema polêmico e primordial na hora de montar um cardápio de bar e petiscaria.
Quais fatores, então, devem ser levados em consideração na hora de precificar seus pratos?
- O setor do seu estabelecimento;
- A localização;
- Seus concorrentes diretos;
- Construção de fornecedores;
- Ficha técnica .
Esses são os elementos que o professor Deumas considera primordiais para desenvolver uma consultoria ou criar um modelo de cardápio de bar.
Cardápio de porções para bar
Como já dissemos, nem só de bebidas sobrevive um bar. Por isso, na hora de planejar o cardápio de porções para bar, considere, entre as primeiras etapas, o tamanho delas. São, no geral, três opções: individual, para duas ou para três pessoas.
Para saber qual delas se adequa melhor ao seu negócio, é imprescindível o cálculo do CMV (Custo da Mercadoria Vendida, ou seja, a soma dos seus custos).
Já para que um estabelecimento gere lucro ele precisa ter um preço de venda superior ao CMV, que, por sua vez, precisa estar de acordo com a proporção do que é vendido.
Vale procurar um profissional capacitado para considerar as combinações entre alcoólicos e comidas no menu do seu bar.
Desse modo, os itens do seu cardápio, que precisa de uma identidade própria, serão pensados com exclusividade. Não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para inovar o seu menu.
Tipos de petiscos para bar
Com base em sua vivência e estudos, Deumas traçou a jornada de um cliente em um bar: segundo o chef, quem vai ao bar procura primeiro pelas bebidas, e depois por algo com o qual já está familiarizado e espera encontrar ali, como uma porção de batata frita.
Satisfeito até então, depois disso o cliente busca pela leitura do cardápio. Claro, há exceções, mas esse é um caminho a se considerar na hora de desenvolver o cardápio de petiscos para bar.
Então, cogite sempre a clássica comida de bar para corresponder às primeiras expectativas dos clientes e instigá-los a conhecer mais do menu. Entre os tipos de petiscos para bar, uma ideia é pensar em adaptações que conversem com o seu estabelecimento.
Você pode apostar, por exemplo, em algo mais elegante, com ingredientes refinados como frutos do mar e frios. A releitura sofisticada dos clássicos encontra muito campo hoje em dia, e para o consumidor é a oportunidade de consumir algo mais requintado por um preço acessível, já que são porções ou petiscos em vez de pratos.
É sempre importante pensar, ainda, nos cardápios inclusivos. Opções vegetarianas ou até veganas são excelentes ideias de petiscos para bar, mas isso precisa ser feito com comprometimento e seriedade - entenda mais sobre as dietas sem carne.
Ademais, sinalize os itens com esse diferencial no cardápio, assim como de outras dietas restritivas: sem glúten e/ou sem lactose, por exemplo.
Melhores petiscos e aperitivos
Os aperitivos de bar que fazem parte do imaginário dos brasileiros e dos estabelecimentos mais tradicionais são batata-frita, alguns tipos de bolinhos, alguns tipos de croquetes, porção de calabresa ou linguiça com mandioca.
“Assim, você já entrega ao seu cliente algo que faz ele se sentir em casa”, diz Deumas. Que tal investir, então, no seu próprio bolinho de bacalhau? Veja a receita!
Bolinho de Bacalhau
Ingredientes
22g Caldo Delícias do Mar Knorr
400g Preparo para Milanesa Knorr
1,8kg Bacalhau em lascas dessalgado
500g Purê de Batatas Knorr
250 g Cebola branca
100 ml Azeite de oliva
100 g Coentro
1,5 ml Água
Modo de preparo
- Aqueça a água e adicione o Purê de Batatas Knorr, misture bem e reserve.
- Em uma panela, adicione o azeite, doure a cebola bem picada, em seguida o bacalhau em lascas já dessalgado e o Caldo Delícias do Mar Knorr.
- Finalize com coentro e, caso necessário, adicione mais Caldo Delícias do Mar Knorr.
- Adicione o purê de batatas ao bacalhau e misture bem, molde os bolinhos como preferir.
- Passe os bolinhos no Preparo para Milanesa Knorr, caso necessário, pincele azeite nos bolinhos antes de empanar.
Além disso, um dos mais amados aperitivos do cardápio de bar é o sanduíche. Há sempre espaço para ele, principalmente para clientes que vão sozinhos ao estabelecimento ou precisam de algo mais próximo de uma refeição completa.
Explore algumas opções com produtos Unilever Food Solutions, como esta.
Hot Dog Mexicano
Ingredientes
Creme Azedo
100g Maionese Hellmann's Saco
25g Base Sabor Limão em Pó Knorr
200g Cream cheese
Guacamole
0.10 unidade Abacate
30g Cebola roxa
42g Tomate
Coentro picado
Azeite de oliva
Sal
Montagem do prato
0.60 unidade Pão de cachorro-quente
0.70 unidade Salsicha
48g Maionese Hellmann's
42g Mostarda Hellmann's
48g Ketchup Hellmann's
Nachos mexicanos
40 ml Óleo
1 porção Sal
Modo de Preparo
Creme Azedo
- Misturar a Maionese Hellmann’s, o cream cheese e o Limão em Pó Knorr.
- Ajustar o sal se necessário.
Guacamole
- Amassar o abacate
- Adicionar a cebola roxa picada em cubos, o tomate picado em cubos, o Molho de Pimenta Sriracha e um fio de azeite.
- Misturar até formar uma pasta.
- Ajustar o sal.
Montagem do prato
- Cortar os pães ao meio, cozinhar as salsichas.
- Passar o Guacamole nos pães, colocar a salsicha cozida e cobrir com o creme azedo
- Colocar os nachos mexicanos picados
- Para deixar seu Hot Dog ainda melhor, finalize com Maionese, Ketchup e Mostarda Hellmann’s
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis no processo de montar um cardápio de bar como um verdadeiro profissional do ramo alimentício.
Afinal, como diz o Professor Deumas Oliveira: “Não há mais espaço para amadorismo dentro da gastronomia”.