Seja o seu negócio uma padaria, lanchonete, restaurante ou dark kitchen, inspirar-se no cardápio francês e usar essa culinária como base pode trazer sofisticação ao seu menu, elevando ainda mais a experiência do cliente.
Venha descobrir um pouco mais dos detalhes da gastronomia francesa, com dicas de receitas e técnicas que podem fazer parte do seu negócio de um jeito simples e descomplicado.
Início muito legal, mas lembrar que falamos diretamente com donos de food service e não público. Aqui passa uma ideia de público no começo.
Pratos franceses para elevar o menu e fazer sucesso no seu food service
A dúvida é: por onde começar a usar elementos da cozinha francesa em seu negócio? A gastronomia na França, tão determinante para o mundo, segue métodos e técnicas que muitas vezes já aplicamos em nosso estabelecimento e não percebemos.
Seja para aprimorar ainda mais esse conhecimento ou criar receitas, veja alguns pratos e vertentes da cozinha francesa que podem ser utilizadas por você em seu time de cozinha:
Ingredientes clássicos
Para uma culinária clássica, alguns ingredientes não podem faltar. A cozinha francesa valoriza muito o uso de ervas e temperos, bem como a famosa manteiga, como base para o preparo de molhos, cremes e reduções.
Além disso, vinhos tintos e brancos são também muito utilizados, pois realçam o sabor e recuperam aquele “fundinho” da panela, acentuando a presença na receita de ingredientes que já foram preparados ali.
Produtos como o Meu Tempero Cebola & Alho Knorr Professional são ótimas opções para se ter na cozinha, pois otimizam o seu tempo de trabalho, dão um sabor especial e ainda contribuem para a apresentação dos pratos, pois não deixa pedaços.
Técnicas francesas
Algumas técnicas básicas são fáceis de aprender e, além de destacar a sua cozinha, deixará o ambiente mais organizado. É o caso do mise en place, que consiste em organizar todos os ingredientes que serão utilizados no serviço antes mesmo de começar a cozinhar.
Além disso, o preparo de alimentos como os legumes, entre outros ingredientes, pode mudar de acordo com o seu objetivo. Também são técnicas francesas saltear, cozinhar e fritar os alimentos.
E, por fim, não poderia faltar a execução dos famosos molhos, que são base para tantas receitas que vão além da França. Os mais famosos são o bechamel, molho de tomate, espagnole e velouté, entre outros de origem na cozinha francesa.
Boeuf bourguinon
Um clássico francês, o Boeuf bourguinon é uma carne cozida ao vinho tinto que acompanha legumes como cenouras, cebolas e cogumelos. É uma receita de preparo lento, mas que faz com que todo o sabor fique ainda mais presente no paladar.
O prato utiliza-se de várias técnicas da cozinha francesa, que vão desde o uso do álcool no cozimento, até a redução do molho. Você pode conferir a receita completa do boeuf bourguinon no site de UFS
Omelete
A omelete já está tão incorporada em nossa cultura, que muitas vezes esquecemos que é de origem francesa. O que vai diferenciar a sua omelete dos demais é exatamente o modo de preparo, que pode variar a temperatura, ingredientes e forma dependendo do seu objetivo. Confira a receita de uma omelete com molho bolonhesa.
Pães, baguetes e croassaints
Seja um restaurante, lanchonete ou padaria, a parte de pães, baguetes [JT1] e similares da cozinha francesa são um grande sucesso. Massas folhadas são muito utilizadas para o preparo de doces e salgados, como o pão é indispensável para ser usado junto a pastas e molhos.
fala baguete de paio, mas não tem paio na imagem e receita, melhor tirar, por ser uma receita que não tá correta
Crepes
Um clássico francês que foi abrasileirado! Os crepes são uma ótima opção pois, além de versáteis, em que você pode criar receitas doces e salgadas, o custo de produção é muito baixo.
Inclusive, a versão francesa tem uma execução mais elaborada, mas não depende de maquinários como aqueles muito utilizados nos crepes de palito aqui no Brasil, reduzindo o investimento e proporcionando uma receita diferenciada para os seus clientes.
Gastronomia francesa pode ser incorporada ao seu food service de forma simples
Como descobrimos nos insumos e receitas acima, a comida francesa possui uma série de contribuições para o universo culinário, e muitas vezes é chamada de “berço da gastronomia”.
O nobre título costuma ser usado porque a França foi de suma importância para o desenvolvimento de técnicas culinárias, pratos, escolas e muita inovação.
Com as importações de especiarias e diferentes produtos, a Europa potencializou sua gastronomia e a França teve um papel central e de muita contribuição neste universo.
Apesar do tema “assustar”, você provavelmente já aplica alguma técnica ou receita francesa e nem imagina. Dizemos isso porque a França foi responsável por criar desde métodos de organização da cozinha, como a mise en place, e até mesmo molhos que são base de muitas receitas, como o bechamel ou hollandaise.
Ou seja, o seu food service não precisa ser francês para incorporar alguns elementos tradicionais da cozinha francesa, que, ao serem aplicados em seu estabelecimento, farão seu cliente se sentir especial e consumindo uma comida ainda mais sofisticada.