A cozinha mediterrânea possui milhares de anos de história. Como reconhecimento, desde 2013, é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O nome da culinária já dá a pista sobre a origem dela: que nasceu entre os países banhados pelo mar mediterrâneo, e agrada paladares do mundo inteiro.
A seguir, saiba o que é cozinha mediterrânea e muito mais sobre essa gastronomia tão rica, que combina sabor, história e cultura em pratos saudáveis e coloridos.
O que é cozinha mediterrânea?
O Mar Mediterrâneo é um mar entre terras localizado no Oceano Atlântico Oriental, mais especificamente, ele banha a região sul da Europa, o oeste da Ásia e vai até o norte da África.
Não se sabe ao certo qual dos países desses territórios assina como criador dessa culinária renomada, mas muitos deles, como Espanha, Itália, Grécia, Egito e Israel, abrangem as principais características da comida mediterrânea.
Para começar, claro, o traço cultural recai sobre povos diversos e muito antigos da região, que sobreviviam sobretudo à base da pesca, trigo e alimentos frescos. Típicos dali são também as oliveiras, os citrinos e uma variedade de ervas aromáticas - essas são as bases dos principais pratos da cozinha mediterrânea.
Esses povos são também responsáveis pelas saladas coloridas feitas de folhas, frutas e legumes, bem como seus molhos simples e deliciosos repletos de especiarias típicas. Das saladas gregas às italianas, todas preservam nutrientes importantíssimos para uma alimentação equilibrada.
O refogado, uma das principais técnicas de preparo na cozinha brasileira, também surgiu da cozinha mediterrânea. Muito popular até nos pratos mais cotidianos, ele nada mais é do que a cebola e o alho fritos no azeite que envolvem legumes, grãos e outros ingredientes no fogo.
A cozinha mediterrânea preza pelo natural e orgânico, engloba a ingestão de menos gordura e produtos industrializados, mantendo o foco em ingredientes frescos e nutritivos no dia a dia, até em suas formas de preparo. Daí o fato de ela estar muito atrelada a dietas saudáveis.
Quais os ingredientes e pratos da cozinha mediterrânea?
São bem específicos os principais ingredientes dos pratos da cozinha mediterrânea, mas isso não a torna ‘chata’ ou sem graça.
Bons chefs devem saber como misturar esses alimentos de formas inusitadas e criativas, explorar texturas e fazer releituras de pratos clássicos. Outra sugestão é, claro, oferecer uma receita simples e bem-feita, capaz de agradar até os mais exigentes paladares.
Preparamos uma lista com os itens que mais se destacam na cozinha mediterrânea. Vamos lá:
- Legumes e verduras
Como dissemos, as saladas de folhas frescas são características da culinária. Além disso, o uso de tomates, cebola, abobrinha e berinjela dão ainda mais sabor a pratos típicos, como o ratatouille.
- Peixes e frutos do mar
Mexilhões, ostras, moluscos, mariscos e peixes como o tradicional bacalhau são estrelas em pratos principais ao redor do Mar Mediterrâneo. Os peixes e as carnes, normalmente suínas, são frequentemente marinados durante horas em temperos diversos.
- Grãos, oleaginosas e leguminosas
O trigo é o queridinho dessa categoria, mas o grão-de-bico e a lentilha têm presença forte. Castanhas, amêndoas, soja e milho também são ingredientes típicos.
- Iogurtes e queijos
Muitas vezes, em um bom tempero de salada, o iogurte grego é protagonista. O queijo feta em cubos também costuma dar bastante sabor a esse tipo de prato tradicional da cozinha mediterrânea.
- Temperos e mais
Nada aqui é feito sem um bom tempero, composto, em maioria, por alho, sais naturais, limão e ervas aromáticas. Ainda, azeitonas ou alcaparras e o azeite são características marcantes de quase todos os pratos da culinária mediterrânea.
Como implementar a culinária mediterrânea no seu restaurante
Você já deve ter percebido que implementar elementos da cozinha mediterrânea no seu restaurante não é um grande desafio.
Os ingredientes são facilmente encontrados no Brasil, e nosso povo já está familiarizado com boa parte dos sabores que exploramos.
Por isso, busque diversificar o seu menu com uma inspiração sutil, como uma salada refrescante: de quebra, ela funciona também como opção sem glúten e vegana.
Temos até uma receita na manga para te deixar com água na boca!
Salada mediterrânea com grão-de-bico
Ingredientes:
- 1 copo de azeitonas pretas, sem caroço
- 1 copo de salsa picada para decorar
- 1 copo de hortelã
- Sal marinho e pimenta preta a gosto
- 1 copo de suco de limão, fresco
- 3 dentes de alho ralados
- 1,2 kg de grão-de-bico, escorrido e lavado
- 3 xícaras de tomate Roma, em cubos
- 2 xícaras de pepino, cortado em cubos
- 2 xícaras de pimentão vermelho
- 1 ½ xícara de cebola roxa, finamente fatiada
- 2 colheres de sopa de Zaatar
- 1 copo de Molho para Salada Hellmann's Limão e Ervas Finas 210 ml
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma tigela grande e misture bem. Resfrie por 30 minutos antes de servir ou guarde em um recipiente hermético na geladeira por até 3 dias.
Agora que você já sabe tudo sobre a cozinha mediterrânea e já tem até uma receita para experimentar, explores outras gastronomias que podem deixar o seu menu ainda mais completo, como a culinária contemporânea.