Menu

Quando optamos pelo não consumo de carne, um cardápio vegano trabalha principalmente com ingredientes como frutas e vegetais e, assim, pode ter pratos tanto mais diversos quanto saudáveis e econômicos.

Essa é uma movimentação importante por questões de saúde de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade recomenda que, para ter uma alimentação balanceada, se invista no consumo de frutas e vegetais, pois são fontes de fibras e vitaminas.

Além da preocupação de grande parte da população por uma alimentação mais equilibrada, os adeptos de uma dieta sem itens de origem animal crescem a cada dia. Não é à toa que o mercado gastronômico tem acompanhado o ritmo: dados do Ministério da Economia apontam que em 10 anos o número de empresas abertas com o termo “vegano” no nome cresceu mais de 500%.

O público que acompanha essa tendência e opta pela alimentação vegana busca alguns benefícios que esse estilo de alimentação pode proporcionar, tais como:

  • Saúde do coração;
  • Maior controle do colesterol;
  • Dieta rica em nutrientes;
  • Prevenção do risco de diabetes;
  • Melhora da pressão arterial;
  • Menor impacto ambiental dos produtos sem origem animal.

A busca por hábitos mais saudáveis está crescendo na América Latina: duas em cada três pessoas ouvidas por pesquisadores estariam dispostas a consumir menos carne. É o que aponta uma pesquisa divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, com dados obtidos em 2020 pela Ingredion e pela Consultoria Opinaia no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Com esse cenário favorável economicamente, que tal considerar esse nicho de mercado no cardápio do seu restaurante?

Por que investir em entradas veganas em seu negócio?

O seu food service possui opções com entrada, prato principal e sobremesa? E cardápio semanal, você já conhece essa estratégia para fidelizar cliente? Ter atenção aos detalhes faz toda a diferença: as entradas criativas, por exemplo, podem surpreender seus clientes já na primeira impressão!

Portanto, apesar das porções serem pequenas, elas têm grande importância e não devem ser deixadas de lado em nenhum cardápio de restaurante.

Para não ficar para trás, confira a seguir 3 ideias de entradas veganas deliciosas que nosso time de chefs preparou para você!

Ideias de entradas: molhos e pastas

1. Ideias de entradas: molhos e pastas

Tanto em entradas para jantar, quanto entradas para almoço, você pode utilizar pastinhas veganas para abrir o apetite da clientela. Experimente molhos com nossa maionese vegana, que garante o sabor e qualidade de Hellmann’s que você já conhece, e podem ser servidos com uma variedade de pães, vegetais assados ou bolinhos.

Pasta de Cogumelo

Ingredientes

250g de Hellmann's Vegana

400g de Cogumelo Shitake

120g de Cebola

20g de Alho

50g de Shoyu

20g de Gengibre

50g de Azeite

30g de Cebolinha

 

Modo de Preparo
Corte o cogumelo em pedaços pequenos. Em uma panela, doure o alho, a cebola e o gengibre picados. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione, então, o shoyu e misture. Depois, coloque a Hellmann’s Vegana e finalize com cebolinha fresca cortada.

Entradas criativas

2. Entradas criativas: Tabule

O tabule, assim como várias outras saladas, é uma excelente ideia de entrada vegana. Além do mais, essa receita é tradicionalmente feita sem produtos de origem animal e não exige nenhuma adaptação. O mesmo ocorre com outros pratos bastante conhecidos e queridos pelo público, como o Guacamole e o Ratatouille.

Tabule Knorr Professional

Ingredientes
500g de Trigo para quibe

1 Tomate em cubos

300g de cebola picada

400g de Pepinos em cubos

60g de Salsa picada

150ml de Azeite

15g de pimenta-do-reino

30g de Hortelã picada

30g de Meu Arroz Knorr

25g de Base Sabor Limão em Pó Knorr

1l de Água

Modo de Preparo
Em um bowl, coloque o trigo, cubra de água e deixe descansar por 30 minutos. Após esse período, escorra bem. Deixe o pepino picado com sal em uma tigela por 15 minutos e depois escorra o líquido. Em uma tigela grande, adicione o trigo hidratado, a cebola, o tomate, o pepino em cubos, a salsinha picada e a hortelã fatiada. Misture tudo. Tempere com o Tempero Meu Arroz Knorr e com a Base Sabor Limão em Pó Knorr, sal, pimenta-do-reino e azeite. Misture.

Escondidinho de vegetais para incrementar o cardápio de restaurante

3. Escondidinho de vegetais para incrementar o cardápio de restaurante

Uma das comidas mais amadas pelo brasileiro, o escondidinho é muito versátil e, com a porção adaptada, pode ser uma entrada vegetariana encantadora.

Experimente recheios de origem vegetal, como o cogumelo ou alho-poró!

Escondidinho de Alho-Poró

Ingredientes
250g de Hellmann’s Vegana

300g de Batata Cozida

200g de Alho-Poró

50g de Azeite

50g de Cebola

30g de Queijo Vegano Ralado

100g de Tomate Cereja

Modo de Preparo
Amasse as batatas cozidas quentes até virar um purê, adicione metade da Hellmann’s vegana e reserve. Em uma panela, cozinhe o alho-poró e a cebola no azeite. Ajuste os temperos. Em uma tigela, misture a outra metade da maionese com o queijo ralado vegano e reserve.

Em uma ramequim, faça uma camada de alho-poró com cebola e adicione tomate cereja cortado em quatro. Cubra com uma camada de purê e finalize com uma camada de Hellmann’s Vegana com queijo. Leve ao forno por 15 min a 180°C para gratinar.

 

Como as entradas veganas contribuem com o aproveitamento de alimentos?

Agora que você pode experimentar ideias de entradas veganas e incluir no seu menu receitas saborosas, que tal aproveitar a inspiração e repensar sobre as vantagens da estratégia de reaproveitar alimentos?

Um dos diferenciais da alimentação vegana e vegetariana é a criatividade: testar novas combinações de ingredientes e temperos pode render pratos muito interessantes para o seu restaurante!

Utilizar os alimentos de forma integral também promove a sustentabilidade em vários sentidos: reduz o desperdício de comida, o impacto no meio ambiente e até mesmo as despesas de seu estabelecimento

Essa preocupação em relação ao meio ambiente traz mais valor ao seu negócio e destaca outro ponto importante para os clientes: a consciência do seu restaurante com o impacto gerado dentro e fora do estabelecimento.

Para o público com restrições alimentares – seja o cliente vegano, atento à contaminação cruzada de alimentos de origem animal, seja o cliente adepto de um cardápio sem glúten – o cuidado do seu restaurante se traduz em boas experiências e fidelização.

Após algum tempo sem consumir esse tipo de alimento, algumas pessoas apresentam reações desagradáveis – é importante estar atento ao cuidado de não contaminar as opções veganas de seu cardápio.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu