Uma das estratégias mais usados por quem trabalha no ramo da gastronomia, o “overdelivery” é uma ação capaz de aumentar os pedidos, reduzir cancelamentos, fortalecer o relacionamento com seus consumidores e, consequentemente, trazer uma experiência diferenciada.
Hoje vamos dar alguns exemplos de como o conceito de overdelivery pode ser aplicado no seu restaurante, padaria ou lanchonete para encantar clientes, evitar cancelamento de pedidos e fazer com que o seu negócio cresça e estabeleça no mercado. Vem com a gente!
O que é overdelivery e como ele pode beneficiar seu negócio
O que é overdelivery, afinal? Nada mais é do que oferecer aos seus clientes algo a mais do que o esperado. Em português, o termo “overdelivery” pode ser traduzido como “entregar mais”.
A prática tem como principal objetivo fidelizar o cliente, superando suas expectativas quanto ao serviço de food service, desde o momento da escolha das refeições, passando pela experiência de compra e por como esses pratos são entregues ao consumidor.
E não esqueça de investir em um delivery perfeito e encantar seus clientes mesmo à distância. Para isso, você deve entregar um excelente serviço também na casa deles.
Quais as principais vantagens do overdelivery?
Ao implementar o overdelivery em seu negócio, você consegue não apenas construir boas relações com seu público cativo, mas também atrair o interesse de novas pessoas, fazendo de seu restaurante a primeira opção de escolha.
Listamos todas as vantagens ao implementar esse conceito em seu negócio:
- Fortalece as relações e fideliza clientes mais assíduos;
- Você consegue encantar clientes frequentes e atrair novos;
- Chances de ganhar clientes por indicação de outros frequentadores;
- Avaliações melhores por conta da satisfação dos clientes;
- Diminui o cancelamento de pedidos no seu serviço de delivery;
- Seu negócio fica um passo à frente da concorrência;
- Melhora a imagem do seu negócio no ramo do food service;
- Gera engajamento nas redes sociais e canais de comunicação da empresa.
Como sabemos que a sua intenção é proporcionar a um atendimento de excelência, separamos alguns erros no atendimento ao cliente para você evitar e manter em alta a reputação de seu negócio.
Como utilizar o overdelivery para fidelizar clientes?
Além de mostrar aos seus clientes que você está empenhado em oferecer vantagens exclusivas, o overdelivery é uma das maneiras mais efetivas de garantir vida longa ao seu negócio em um mercado bastante competitivo.
Ao adotar essa prática, você consegue melhorar a experiência do cliente, evitar o cancelamento de pedidos e aumentar as vendas. Siga nosso passo a passo abaixo para não ficar de fora da tendência do overdelivery:
1. Ofereça cupons de desconto: reduzir os custos das refeições é um dos principais motivos para que seu food service seja o escolhida na hora de o cliente fazer um pedido;
2. Proporcione uma boa experiência: disponibilize um aplicativo de delivery que seja rápido, com uma boa usabilidade, imagens atraentes dos pratos e entrega ágil;
3. Dê brindes ou amostras grátis: que tal dar uma sobremesa de brinde ou uma porção menor de algum petisco do seu restaurante? Ou, se estiver lançando um prato novo, ofereça uma porção menor para que o cliente prove em primeira mão;
4. Entregue o pedido antes do prazo: todo mundo gosta de receber os pedidos antes do esperado! É uma ótima maneira de ganhar elogios e garantir a satisfação na compra. Isso pode fazer com o que cliente priorize o seu estabelecimento;
5. Preocupe-se com a embalagem: além de ser agradável aos olhos, a embalagem adequada também ajuda a manter o sabor e a crocância de certos alimentos. Invista em boas embalagens para que o cliente prove a melhor comida e tenha vontade de pedir novamente;
6. Deixe um bilhete junto com pedido: escreva uma mensagem à mão na embalagem de cada pedido agradecendo a preferência. Pode ser um bilhete ou escrito no próprio papel em que vai a refeição. É simpático, simples e efetivo para fidelizar clientes.
Para complementar suas estratégias, descubra como inovar no seu negócio ao oferecer um atendimento personalizado (incluindo customização de cardápio e programas de fidelidade) que ofereça experiências culinárias únicas para fidelizar pessoas de forma genuína, encantá-las e suprir todas as suas necessidades.