A ideia de cardápio de Natal sem carne vai de encontro à tradicional ceia repleta de assados como protagonistas nesta tradicional reunião de família em seu restaurante. Fica até difícil imaginar algo diferente, mas é superpossível criar um menu repleto de pratos gostosos sem carne e até mesmo sem derivados de origem animal, sabia?
De acordo com uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizada em 2021, quase metade dos brasileiros já deixaram de comer carne pelo menos uma vez na semana – e por vontade própria. Com essa demanda crescente, é preciso que os estabelecimentos saibam se adaptar à tendência, inclusive em datas comemorativas cheias de comilança.
A seguir, saiba como fazer combinações natalinas criativas e surpreendentes para clientes que dispensam a carne durante a ceia. Aprenda a montar um cardápio vegetariano e um cardápio vegano de comidas de natal, tudo de maneira lucrativa com receitas de nossos chefs pensadas para otimizar sua operação.
Cardápio de Natal Vegetariano
O cardápio de natal brasileiro, por si só, reúne os mais diferentes pratos. A forte influência europeia leva à mesa receitas quentes e calóricas típicas do inverno no hemisfério norte, e em contrapartidas, receitas com arroz, frutas, saladas e legumes que são a cara do clima latino, também aparecem.
Para um cardápio de Natal vegetariano de respeito, coloque legumes e queijo no foco das suas criações. Assim, você pode explorar, por exemplo, recheios de tortas, massas e muito mais.
Para começar, aposte em saladas de batata, folhas e leguminosas que vão ser ótimos acompanhamentos e/ou entradas para a sua clientela, assim como uma deliciosa farofa de banana. Em sobremesas, não tem segredo! E a boa notícia é que você ainda pode contar com a praticidade de Carte D’or para agregar valor ao seu cardápio de natal sem precisar de chef confeiteiro ou maquinário especializado.
Para prato principal, temos, a seguir, uma receita para carnívoro nenhum botar defeito.
Receita vegetariana: Rondelli de alho-poró caramelizado e ricota
Massas são uma ótima opção para um cardápio de ntal vegetariano, pois são práticas e agradam grande parte do público brasileiro. Como sugestão, temos um rondelli de alho-poró que ganha um toque especial caramelisado que combina com as festividades. Ao utilizar o alho-poró na íntegra, você evita desperdícios.
Ingredientes
Molhos:
- 50g de Molho Branco Knorr Professional
- 125g de Base de Tomate Desidratado Knorr Professional
- 1L de água
- 500 ml de leite
Recheio:
- 600g de alho-poró inteiro
- 500g Molho Branco Knorr pronto
- 100g de açúcar
- 50ml de azeite
- 300g de ricota
- 10g de Meu Arroz Knorr Professional
- Pimenta-do-reino
- Sal
Massa e montagem:
- 3L de água
- 700g de massa seca para lasanha
- 300g de queijo muçarela
Modo de Preparo
Para os molhos, em uma panela, adicione 1L de água. Quando ferver, hidrate a Base de Tomate Desidratado Knorr Professional, misture bem e deixe cozinhar por 2 Minutos. Reserve.
Em outra panela, adicione o leite e misture o Molho Branco Knorr Professional. Ligar o fogo e mexer até espessar. Deixe resfriar.
Para o recheio, basta cortar o talo do alho-poró em meia lua e as folhas finamente. Em uma panela, adicionar o azeite e dourar o alho-poró. Em seguida, adicionar o açúcar e deixar caramelizar.
Em um recipiente, misture a ricota e tempere com o Meu Arroz Knorr Professional, sal e pimenta-do-reino. Adicione o molho branco Knorr pronto e frio e o alho-poró caramelizado. Misturar e reservar.
A massa deve ser cozida até o ponto em uma panela após ferver a água com o sal. Retire e deixe escorrer, com cuidado para não deixar grudar.
Para a montagem, pegue uma folha de massa cozida e distribua o recheio de alho-poró em camadas finas. Enrole em formato de espiral e deixe resfriar. Corte em fatias de 2 cm. Reserve.
Em uma forma, adicionar uma camada fina de molho de tomate, posicionar os rondelles e finalizar com queijo muçarela. Gratinar em forno aquecido a 170°C.
Cardápio de Natal Vegano
O cardápio de Natal vegano pode ser mais desafiador, já que precisamos excluir não somente a carne, mas também quaisquer derivados de origem animal. Vale lembrar, ainda, que os pratos veganos precisam ser manuseados com utensílios próprios para evitar a contaminação cruzada.
Como prato principal e sobremesa, use a criatividade e as tendências gastronômicas para criar as melhores praparações. Algumas sugestões são
- Utilizar proteínas vegetais como protagonistas;
- Explorar legumes, frutas e vegetais em preparos com reaproveitamento de alimentos.
- Frutas assadas ou alimentos desidradatos são nutritivos e a cara do natal, além de veganos.
- Priorize alimentos in natura, mas cuide da correta higienização.
- Trabalhe também como leites vegetais e “carnes” plant-based.
Para entrada e acompanhamentos, conquiste os clientes pelos olhos com saladas decoradas simples ou um maravilhoso salpicão vegano.
Receita vegana: Salpicão com Hellmann’s vegana
Uma grande aliada do cardápio vegano é a Hellmann's vegana, que funciona tanto para preparos frios quanto quentes, e garante o sabor e qualidade da melhor maionese.
Ingredientes
- 1 xícara de Cenoura Ralada
- 1 xícara de Milho Cozido
- 1/2 xícara de Aipo Fatiado bem fino
- 1/2 xícara de Cebola Roxa Cortada
- 1/4 xícara de Passas
- 1/2 xícara de Tomate Cortado
- 1/2 xícara de Maçã Cortada
- 1 xícara de Tofu Defumado ralado
- 1 xícara de Batata doce Palha
- 3 colheres de Hellman’s vegana
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes do salpicão e, por último, com a maionese vegana. Para finalizar, adicione batata doce palha por cima.
Veja mais dicas para as festas de fim de ano e entenda de uma vez por todas as diferenças entre os conceitos de veganismo, vegetarianismo e flexitarianismo.
Se planeje com ficha técnica e CMV
Agora que você já sabe como criar um cardápio de Natal sem carne no centro da mesa, elabore a ficha técnica e calcule o cmv para precificá-lo corretamente e garantir que sua operação vai ser lucrativa no momento mais quente da economia, a virada de ano.
Se você não estiver certo de como fazer isso, não se preocupe, nós temos um treinamento fresquinho.