Menu

A Copa do Mundo, que em 2022 tem início em 21 de novembro, chega em poucos meses, e neste ano promete ser uma grande oportunidade para atrair e fidelizar consumidores famintos pelo hexa, além de abrigar momentos de pura felicidade nos bares e restaurantes.

Para absorver essa demanda, é preciso se atentar a alguns pontos-chave que vão garantir tanto a qualidade do serviço quanto do atendimento. Confira a seguir. 

Aproveite o momento temático

Dessa vez, o primeiro jogo do Brasil na Copa ocorre no final de novembro, mais especificamente no dia 24. Aproveite, então, esse tempo para bolar o melhor plano tático com relação ao tema.

Para te ajudar, apresentamos alguns recursos que você pode (e deve) priorizar para aprender como atender bem o cliente durante os jogos. Que comece a partida!

Transmita os jogos da Copa do Mundo no seu estabelecimento

Fundamental! Aqui, não se trata apenas de colocar uma televisão no meio do salão, mas de planejar muito bem a transmissão dos jogos.

Na prática: faça testes para que uma grande quantidade de pessoas consiga ver e ouvir o que se passa na tela e, se você tem recursos para alugar um equipamento de som e imagem que vai impressionar a torcida, mande ver! 

Tudo isso precisa ser pensado com antecedência: vai haver uma transmissão da abertura do evento, ou só do primeiro jogo do Brasil?

Perceba que a Copa do Mundo tem uma longa duração, ou seja, se você conquistar um cliente na primeira partida, é provável que ele veja mais jogos no mesmo lugar.

Decore e comunique

Imagine o seguinte cenário: um grupo de amigos se encontra em uma região boêmia para assistir ao jogo. Chegando no primeiro estabelecimento com transmissão da partida, eles não se sentem confortáveis e decidem migrar para outro. O que vai atrair essa galera para o seu negócio?

Para uma chamada instantânea, invista na decoração temática da parte externa! A bandeira do Brasil na porta e um cartaz com a dinâmica de uma promoção já indicam que seu estabelecimento se preparou e sabe como atender bem o cliente nessas circunstâncias.

Se diferencie de outros eventos em restaurantes

Não só aumenta o fluxo de pessoas à procura de um estabelecimento de alimentação para assistir aos jogos da copa, mas essa dica também amplia a oferta desse serviço. Aqui entra o famoso diferencial, ou seja, aquilo que seu estabelecimento vai oferecer para sair à frente da concorrência.

A criatividade é sua maior aliada nessa etapa, e vai ditar como atender bem o cliente. Algumas sugestões:

  • Aproveite as partidas de países estrangeiros para criar eventos em restaurantes temáticos. Por exemplo, que tal uma noite open food de comida mexicana quando a seleção do México entrar em campo?
  • Proponha competições, como enquetes nas redes sociais, que incluam o público em ações promocionais. Por exemplo: na partida Japão x México vocês preferem ganhar um shot de saquê ou tequila?
  • Ofereça brindes como bandeirinhas, vuvuzelas, chaveiros e canecas personalizadas;
  • Proponha um bolão com prêmios em cupom para futuras visitas;
  • Promoções-relâmpago a cada gol do Brasil podem trazer dinâmicas divertidas.

Garanta a melhor experiência

Garanta a melhor experiência

A Copa do Mundo é uma experiência por si só, é uma honra poder receber pessoas em um evento tão importante e aguardado pelos brasileiros, grandes apreciadores de futebol.

Por isso, capriche nos detalhes para tornar esse momento ainda mais especial para os clientes. Aqui vão mais algumas dicas:

Promova a reserva antecipada

Evite deixar os torcedores esperando por uma mesa durante os jogos, ou seja, proponha a reserva antecipada. Uma das principais lições de como atender bem o cliente também é uma ajuda no seu planejamento: com uma quantidade determinada de reservas, você consegue organizar sua operação para o que está por vir. 

Redimensione sua operação

Esperamos sempre ter uma grande quantidade de clientes, mas, mais do que desejar, é importante se preparar para isso.

A equipe, cozinha e o estoque estão preparados para receber um grande aumento de fluxo? Não? Então faça as adaptações necessárias.

Prepare o time!

Antes de colocar a bola pra rolar, o seu time precisa estar muito bem treinado. Além de fazer parte do planejamento, a equipe do seu negócio é também fundamental na missão que define como atender bem o cliente.

Primeiramente, eles precisam estar animados e também curtir o evento para que isso seja transmitido aos clientes. Ofereça bônus, dinâmicas internas, uniforme personalizado e mantenha seus funcionários motivados.

Ademais, quem trabalha com atendimento precisa estar emocionalmente preparado para lidar com os nervos à flor da pele dos torcedores mais agressivos. Busque treinamentos e deixe as diretrizes claras para possíveis situações desagradáveis, como excesso de barulho, desinteligências, brigas etc.

Deixe o cardápio show de bola

Esse período é uma boa oportunidade para criar um cardápio sazonal com soluções mais rápidas e práticas (nunca menos deliciosas) para atender uma demanda maior de clientes. Ele pode ser personalizado e criativo, explorar ingredientes do momento e brincar com o tema.

Aposte em petiscos

Sua principal aposta pode ser o petisco. Isso porque, ocupados com a transmissão do jogo, é de se esperar que os clientes não vão querer sentar para fazer grandes refeições enquanto torcem.

Por isso, ofereça pequenas porções – ou finger food –que vão fazer com que você não só atraia clientes, mas também ganhe rentabilidade. Veja algumas receitas de petiscos para eventos esportivos.

Priorize ingredientes versáteis

Alguns produtos descomplicam o estoque e trazem muita agilidade para a operação. É o caso da nossa maionese, que vai muito bem em gratinados, pratos quentes, molhos para os petiscos e muito mais. Conheça as possibilidades de Hellmann’s.

Como atender um cliente no restaurante: um brinde para comemorar

Não se esqueça das bebidas! Futebol combina com cerveja, então tenha em mente o aumento dessa oferta. Para dominar a arte do bom atendimento ao cliente, você pode ofertar torres de chopp, e/ou criar combos – com nomes de países, que tal? – que incluem bebida, petiscos e até uma sobremesa para adoçar um resultado difícil de engolir. 

Agora que você sabe como atender bem o cliente na Copa do Mundo, não esqueça de que o jogo só acaba quando termina. Temos muito mais conteúdos para você fidelizar consumidores: saiba como criar um bom programa de fidelidade para o seu negócio.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu