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Como escolher um fornecedor adequado é um dos maiores desafios diários para empreendedores no setor de food service. Essa decisão não só deve atender às necessidades da empresa, mas também garantir o melhor custo-benefício.

Em negócios gastronômicos, esse processo é ainda mais crítico, pois envolve ingredientes de qualidade, cumprimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a garantia de prazos de entrega eficientes.

Para auxiliar nessa tarefa, confira alguns critérios de como selecionar bons parceiros para o seu negócio e aprimorar: da matéria-prima ao prazo de entrega.

Quais os benefícios de ter bons fornecedores no seu negócio

A escolha de fornecedores é crucial para restaurantes e, para te ajudar, separamos alguns benefícios de uma seleção criteriosa:

  • Estabilidade no negócio: a escolha de fornecedores confiáveis garante uma cadeia logística equilibrada, evitando interrupções nos processos;
  • Gestão de estoque: o controle de estoque é uma maneira eficiente de reduzir custos e evitar desperdícios e uma boa escolha de fornecedores é aliada neste processo;
  • Negociações vantajosas: melhores negociações de preços, com a possibilidade de descontos, prazos flexíveis e proteção contra oscilações de preço são ganhos obtidos com a contratação de fornecedores sólidos no mercado;
  • Reputação da empresa: fornecedores ruins afetam o menu e a experiência do cliente, impactando a reputação do restaurante.

A escolha de fornecedores adequada, aliada a um plano de negócios eficiente, é essencial. Abaixo, veja 6 dicas que irão te ajudar nessa jornada.


6 dicas para priorizar na hora de escolher um fornecedor

Entender a situação da empresa é tão importante quanto escolher um fornecedor. E a compreensão do cenário começa com algumas perguntas bem simples:

  • Quais tipos de fornecimento você precisa: alimentos, bebidas, equipamentos, energia, utensílios?
  • Você irá comprar por quantidade ou por demanda?
  • Quem são os responsáveis por fazer a mediação com o fornecedor no dia a dia?
  • O local possui a estrutura necessária para receber o fornecimento? Elevadores, carrinhos e rampas, por exemplo.

Determinado isso, selecionamos quatro pontos de atenção na hora de desenvolver uma lista com possíveis fornecedores para seu negócio. Veja a seguir:

Funcionaria de food service analisando produtos do estoque

1. Produtos de qualidade

A qualidade dos produtos é essencial para garantir a conformidade com as leis e regulamentos sanitários. Produtos de boa procedência, como os da Unilever Food Solutions, são práticos e garantem padronização, além de otimizar o espaço de estoque.

 

Uma lanchonete, por exemplo, que serve sanduíches artesanais precisa garantir que os pães, queijos e carnes fornecidos sejam frescos e de boa procedência, mantendo a consistência do sabor e da qualidade dos seus produtos.

 

2. Localização e prazo de entrega

Fornecedores locais são preferíveis para reduzir custos de transporte e garantir prazos de entrega mais curtos. Em casos de urgência, como atrasos logísticos ou falta de produtos, é mais fácil contar com fornecedores próximos para manter o food service funcionando.

Uma padaria que utiliza fornecedores locais de ingredientes, como leite e ovos, pode agilizar a reposição de estoque em caso de imprevistos, evitando a interrupção da produção do dia.

3. Pesquisa de valores

Escolher fornecedores com boa capacidade de produção e preços competitivos é crucial. No entanto, não busque apenas o menor preço; o custo-benefício deve levar em conta qualidade, prazos e formas de pagamento vantajosas, que também afetam a precificação do cardápio. A combinação desses fatores ajuda na estratégia de fidelizar os clientes.

 

Um restaurante que negocia a compra de vegetais orgânicos, por exemplo, para saladas ou para outros preparos do menu, deve considerar não apenas o preço, mas também a qualidade dos produtos, o tempo de entrega e a forma de pagamento oferecida pelo fornecedor.

 

4. Histórico de parceiros de negócio

Pesquise o histórico dos fornecedores, veja indicações da concorrência e garanta que eles tenham boas práticas legais e operacionais. Uma boa comunicação e resolução de problemas são essenciais para uma parceria de longo prazo. Não há como escolher um fornecedor confiável sem obter o máximo de informações possíveis sobre ele.

Lembre-se, as questões legais – como registros de veículos de transporte, controle de temperatura dos alimentos e autorizações competentes –, assim como os relacionamentos, são importantes na hora de decidir com quem trabalhar e como administrar o seu negócio.

5. Flexibilidade para imprevistos

Imprevistos como atrasos de fornecedores, problemas logísticos ou falta de produtos no mercado podem acontecer. Ter fornecedores alternativos, estoques de segurança e um planejamento logístico bem estruturado são soluções práticas para manter o food service operando sem interrupções.

 

6. Alinhamento de valores

Falamos muito sobre precificação, custo-benefício e outras frases e jargões que você deve ouvir o tempo todo, mas hoje, há um valor ainda além desses visíveis em nossas negociações diárias: o alinhamento de e esse é um diferencial competitivo.

Fornecedores que priorizam insumos sustentáveis, sem origem animal ou com práticas éticas na cadeia produtiva são cada vez mais valorizados. Por isso, na hora de escolher um fornecedor, leve em conta empresas que reciclam e se preocupam com o mundo que vivemos, nas suas mais diferentes vertentes.

Agora que está bem-informado sobre as boas práticas de como escolher um fornecedor, que tal aprender como montar um plano de negócio e ter ainda mais possibilidades de ver seu food service crescer?

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