Menu

Mesmo que por diversos objetivos diferentes ao longo dos tempos, pode-se dizer que sempre existiram métodos de conservação de alimentos. Prolongar a vida útil de alimentos proporciona uma série de vantagens, com destaque para a garantia de disponibilidade de alimentos em períodos sazonais e a manutenção da segurança alimentar.

Sobre o que é conservação de alimentos em estabelecimentos gastronômicos, podemos explorar a aplicabilidade de diferentes técnicas disponíveis e suas respectivas vantagens (e desvantagens). Abaixo, exploramos os cinco principais métodos de conservação, destacando suas características e benefícios específicos para o seu food service.

Métodos de conservação de alimentos: diferenças e vantagens de cada um

De truque tradicional doméstico aos métodos de grandes indústrias, vemos explorar algumas formas conhecidas por estender a data de validade de ingredientes-chave que provavelmente fazem parte de seu cardápio.

1.Congelamento de alimentos

O congelamento é uma das técnicas mais populares de conservação de alimentos, seja no ambiente doméstico ou profissional. Ele envolve, de forma geral, a redução da temperatura dos alimentos para retardar o crescimento microbiano e a deterioração sem afetar a qualidade nutricional dos alimentos.

Além disso, o congelamento também ajuda a manter sua textura e sabor original. É especialmente útil para proteínas, vegetais e produtos assados. Aqui temos tudo o que você precisa saber para congelar alimentos em seu restaurante.

2. Desidratação de alimentos

Outra técnica de conservação de alimentos é a desidratação, em que é removida a umidade, impedindo o crescimento de micro-organismos e prolongando sua vida útil. Essa técnica é comumente utilizada para frutas, vegetais e ervas, resultando em produtos leves, de fácil armazenamento e de longa duração, como nossa base de tomate desidratado Knorr.

Aqui desvendamos o que são os alimentos desidratados. Apesar de alguns nutrientes serem perdidos durante o processo, os alimentos desidratados mantêm seu sabor concentrado de maneira prática e são ideais para armazenamento a longo prazo.

3. Pasteurização de alimentos

Afinal, como a técnica de pasteurização ajuda na conservação dos alimentos? Esse é um método que envolve o aquecimento de líquidos a uma temperatura específica por um determinado período. Esse processo é eficaz na eliminação de micro-organismos prejudiciais, prolongando a vida útil dos alimentos sem comprometer significativamente seu sabor ou textura. Ideal para alimentos líquidos ou semissólidos, como sucos, leite e caldos.

4. Salga e cura

A salga e cura são métodos tradicionais de conservação de alimentos que envolvem a aplicação de sal e outros condimentos aos alimentos para desidratá-los e inibir o crescimento bacteriano. Você deve conhecer o método pela carne seca, bacon, bacalhau e presuntos são exemplos de alimentos conservados por salga e cura.

5. Embalagem a vácuo

A embalagem a vácuo é uma opção prática de conservação de alimentos que envolve a remoção do ar de embalagens antes do selamento. Isso ajuda a prevenir a oxidação e a proliferação de microrganismos. A embalagem a vácuo é frequentemente utilizada para carnes, queijos, vegetais e alimentos pré-preparados, mantendo sua frescura e sabor por mais tempo.

Você ainda pode avançar para outra técnica culinária, de cozimento, que também ajuda na conservação. O sous vide, por sua vez, consiste em cozinhar alimentos a vácuo em temperatura controlada, agregando textura e sabor. Aprenda mais 10 técnicas de cozinha profissional para aplicar no seu restaurante.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu