Em um segmento em que o consumo de insumos é realizado em grande escala, uma boa gestão de compras é essencial para otimizar os custos, evitar desperdícios e garantir a eficiência operacional, seja qual for o modelo do estabelecimento, um restaurante, uma padaria ou uma lanchonete.
A eficiência no setor de alimentos é, portanto, um ponto fundamental, o que exige planejamento e organização das compras de forma a obter o melhor retorno possível, gerando economia e reduzindo o desperdício de alimentos.
Neste artigo, explicamos o que é e ainda destacamos algumas dicas para aprimorar o controle de compras de seu estabelecimento. Confira a seguir!
O que é gestão de compras?
Gestão de compras é o processo de planejamento, controle e execução das aquisições de bens e serviços necessários para o funcionamento de um negócio. Esse processo inclui desde a escolha dos fornecedores até o monitoramento dos estoques, sempre com foco em eficiência e sustentabilidade, entre outros ganhos para seu empreendimento.
Como uma boa gestão de compras impacta em seus negócios
Uma gestão de compras eficiente traz diversos benefícios para operações no segmento de food services.
A primeira é evitar gastos desnecessários e aquisições em excesso. Lembre-se que a falta de planejamento é uma das principais causas do desperdício de alimentos. Ao comprar apenas o que é necessário, você estabelece, portanto, uma boa estratégia para evitar perdas e produtos vencidos.
Além disso, a eficiência do controle de compras gera economia, pois o planejamento, além de manter os estoques organizados, o que evita interrupções no fornecimento, permite buscar melhores condições de pagamento e descontos com seus fornecedores.
Isto é, alinhada a outras práticas, como o controle de custos de alimentos, a gestão de compras é um passo essencial para a sustentabilidade de seu negócio.
Compras: estoque organizado e planejamento para evitar desperdícios
Planejar o consumo para uma gestão de compras eficiente é o primeiro passo para minimizar o desperdício e manter os custos sob controle. Aqui estão algumas estratégias:
● estabeleça um cronograma de compra recorrente: determine dias fixos para realizar aquisições, ajustando à sua demanda;
● monitore gastos regularmente: registre e analise as despesas para identificar padrões e ajustar o orçamento conforme necessário;
● use checklists detalhados: crie listas de compras com base nas necessidades reais do negócio, evitando excessos;
● integre o controle de compras ao estoque: certifique-se de que os dois processos estão alinhados para evitar aquisições desnecessárias.
Além disso, considerar menus com baixo desperdício pode ser uma ótima estratégia para otimizar os recursos e reduzir custos. Isso garante que o dinheiro seja utilizado de forma mais eficiente ao diminuir o risco de produtos vencidos ou em excesso.
Ferramentas digitais que ajudam na gestão de compras e estoque
Hoje em dia, diversas ferramentas digitais estão disponíveis para ajudar no controle de compras e no gerenciamento de estoque.
Sistemas de ERP, por exemplo, são softwares que integram e automatizam os processos de compras, estoque e vendas. Já os aplicativos de inventário são usados para monitorar a entrada e saída de produtos em tempo real.
Outra facilidade digital aparece na hora da compra: são as plataformas de e-commerce B2B, que facilitam a compra recorrente de fornecedores confiáveis.
Melhores práticas para negociar com fornecedores
Para uma boa gestão de compras, é importante construir relações de longo prazo com os fornecedores: parcerias consistentes geralmente resultam em condições mais vantajosas.
Por outro lado, pesquisar, comparar e buscar alternativas para garantir os melhores preços também são práticas essenciais.
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Além disso, sempre que possível, negocie descontos ao adquirir maiores quantidades de produtos essenciais. Uma negociação eficiente com fornecedores é essencial para garantir bons preços, qualidade dos produtos e um fluxo consistente de suprimentos.
Porém, antes de iniciar qualquer negociação, é importante compreender as necessidades do seu negócio e ter clareza sobre o volume e a frequência de compras. Isso dará uma base sólida para alinhar expectativas e buscar condições mais vantajosas para ambas as partes.
Vale a pena fazer comprar no atacado?
Compras no atacado são uma excelente opção para estabelecimentos que desejam reduzir custos e manter um bom estoque. Algumas vantagens incluem:
● preços mais baixos: aquisição em grandes volumes reduz o custo por unidade, o que é especialmente vantajoso para produtos de alta demanda.
● regularidade no fornecimento: estoques maiores ajudam a evitar rupturas no abastecimento, garantindo que seu negócio esteja sempre preparado.
● fácil armazenamento: itens como caldos desidratados, temperos e molho são fáceis de estocar e possuem longa validade, otimizando espaço e reduzindo desperdícios.
● redução no transporte: fazer compras em maior volume diminui a frequência de pedidos, economizando tempo e custos logísticos.
Mas é preciso estar atento para integrar a gestão de compras com soluções para diminuir o desperdício de alimentos. Use ferramentas para monitorar a validade e implemente um sistema de rotação para garantir que os produtos sejam utilizados no prazo.
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Produtos que podem ser facilmente estocados
A Unilever Food Solutions oferece uma ampla variedade de produtos que podem ser comprados no atacado e armazenados sem dificuldades, tais como:
● caldos de carne, galinha e frutos do mar;
● molho de tomate das marcas Arisco e Knorr.
● purê de batatas instantâneo da Knorr.
● temperos e condimentos em embalagem de grande volume.
Exemplos de modelo de lista de compras eficientes
Um modelo de lista de compras pode facilitar o dia a dia do seu negócio e garantir que nenhum item importante seja esquecido. Esses padrões podem ser adaptados às suas necessidades e usados tanto manualmente quanto em aplicativos de gestão de compras.
Abaixo, separamos alguns exemplos práticos:
Lista de compras por categoria
Divida os itens por categorias como perecíveis (para incluir frutas, verduras, carnes), não perecíveis (para outros itens, como arroz, feijão, massas), e produtos de limpeza. Isso ajuda a organizar a logística e priorizar itens mais sensíveis ao tempo.
Lista para compra recorrente
Um modelo de lista de compras pré-definido com os produtos mais consumidos regularmente pelo seu negócio, como caldos, temperos e molhos. Este tipo de lista pode ser ajustado semanal ou mensalmente, de acordo com o consumo do food service, facilitando bastante a gestão de compras de seu negócio.
Lista de compras por receita
Ideal para planejar a reposição de itens com base no cardápio, listando os ingredientes necessários para cada prato. Por exemplo, se você utiliza molho pronto ou bases para receitas, inclua-os diretamente na lista daquela receita.
Com essas ferramentas, você estará preparado para otimizar sua gestão de compras e reduzir desperdícios, garantindo maior eficiência e rentabilidade para o seu negócio.
E agora que está pronto para organizar o fluxo de aquisições e a manutenção inteligente do seu estoque, que tal se dedicar a outro ponto fundamental, que são as normas de higienização de food services. Vem com a gente!