O universo da gastronomia é interessante porque está em constante evolução - ele se transforma, se adapta, se mistura e os resultados são deliciosos. Para dominar essa arte, os estabelecimentos de food service precisam estar atentos às food trends 2024, tendências que moldarão o cenário este ano.
Em uma entrevista exclusiva com a chef Thaís Gimenez, especialista em tendências, e apoiados em relatórios internacionais, levantamos as quatro principais direções que devem ser seguidas para estimular um ano de sucesso no food service, com foco em tecnologia, ingredientes, culinárias e delivery.
1. Aliança entre tecnologia e sustentabilidade
Futuro e tecnologia andam juntos, mas também precisamos pensar em mais sustentabilidade nas práticas culinárias e administrativas. Uma forma de mesclar isso, segundo a chef Thaís, é com a utilização de fornos combinados e outras técnicas que otimizam processos além de aprimorar o sabor e reduzir o consumo de energia.
A inteligência artificial (IA) está transformando a gastronomia, desde a otimização de custos até a criação de receitas inovadoras. Thaís sugere que a IA pode ser uma aliada poderosa, auxiliando na escolha de insumos, na gestão de receitas e até mesmo apontando problemas antes que se tornem grandes desafios, especialmente para grandes redes de alimentação.
Os relatórios de food trends 2024 todos se voltam para IA com o objetivo de tornar as cadeias de abastecimento mais eficientes, reduzir o desperdício de alimentos em cozinhas industriais e aprimorar técnicas de agricultura de precisão. No entanto, podemos pensar também nessa tecnologia como novas maneiras de economizar tempo na cozinha ou tornar as refeições fora de casa mais agradáveis.
Já a abordagem sustentável vai além do conceito de "low waste", expandindo-se para o reaproveitamento de alimentos. "Podemos evoluir ainda mais para um desperdício quase zero quando reutilizamos a comida, como sementes e cascas que seriam jogadas fora e podem ser processadas e usadas como adubo, as cascas dos alimentos que se transformam em preparos saborosos”, explica a chef.
2. Vegetais no centro dos pratos
A tendência de "Vegetais Irresistíveis", presente no relatório global Menus do Futuro, permanece forte em 2024, com fogo em proteínas vegetais e chefs explorando a sazonalidade de legumes e verduras para criar menus sustentáveis e repletos de sabores autênticos.
Thaís ressalta que as técnicas tradicionalmente aplicadas a proteínas animais podem surpreender quando aplicadas a legumes e vegetais, resultando em experiências gastronômicas únicas. Isso, claro, nos leva à força do plant based, que também desponta entre as tendências para food service.
A Whole Foods Market, referência em supermercados com uma pegada mais natural, aponta que em 2024 veremos produtos novos e emergentes com proteínas, como cogumelos, nozes, tempeh e legumes, no lugar de alternativas complexas de carne.
Trabalhar com vegetais, além de ser uma das food trends 2024, permite a elaboração de um cardápio mais inclusivo, com alimentos sem glúten e sem lactose.
A diversidade de ingredientes e técnicas permite criar pratos inovadores, e a chef destaca a importância de explorar novas abordagens de aproveitamento para atrair o consumidor consciente: “É sobre pensar na pegada de carbono em tudo dentro da cozinha profissional, na sazonalidade para aproveitar o melhor dos alimentos de época e mais técnica para aproveitar tudo o que o alimento nos entrega”.
3. Quanto mais regiões, mais sabor
Todo ano, algumas regiões do globo ganham uma luz especial da gastronomia. É uma ótima oportunidade de conhecer mais de algumas culturas, enriquecer o repertório e abrir mais possibilidades para novas receitas.
Nas food trends 2024, “as culinárias mexicanas e sul coreanas estão super presentes, com adaptações de sabores às culturas locais, assim como receitas. A pimenta de cada cultura também, assim como as bases e molhos, adianta a chef Thais. O Brasil não pode ficar de fora, ingredientes da região Norte, como jambu, tucupi e pimenta de cheiro estão em um momento de muita atenção também.
A crescente popularidade da comida do Camboja, Singapura e Indonésia é apontada no artigo de tendências gastronômicas do The New York Times. Para explorar essas culinárias, sopas surgem como um prato de baixo risco e tolerante para experimentar novos sabores e ingredientes, também são uma forma de aproveitar ao máximo os vegetais, como falamos no tópico anterior.
4. Olha o delivery! Estratégias inovadoras
O futuro do delivery está intrinsecamente ligado à inovação. Desde robôs auxiliando na produção até entregas realizadas por drones, a tecnologia está revolucionando o setor nas food trends 2024. Para quem não pode investir alto em tecnologias, Thaís apresenta algumas alternativas:
- Otimização de menus - menos itens, que sejam utilizados em mais pratos, reduzindo custo de compra e tempo de estoque;
- LTO (limited time offer), quando o restaurante pode sugerir um item por tempo limitado, apenas no delivery, para gerar pedidos de novos clientes;
- Cardápio para compartilhar e que possa montar combos em almoços, criando pedidos maiores em escritórios nos dias de trabalho presencial.
A comida de delivery também combina com o que está vindo por aí. A líder mundial em previsão de tendências WGSN aposta que as oportunidades de investir em lanches e snacks são maiores do que nunca, à medida que os consumidores buscam conforto, saúde, conveniência e aumento de status, as pequenas porções serão a tendência principal de 2025.
Até lá, que tal conferir algumas estratégias de promoção para delivery?