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Com o avanço da tecnologia, as empresas passaram a investir na automatização do atendimento ao cliente para otimizar recursos. E não é para menos: essa é uma tendência que traz muitas vantagens, não só em termos de economia, mas também em termos de satisfação do cliente e eficiência no atendimento.

Saiba mais sobre as possibilidades de aplicar a transformação digital em seu negócio. 

O que é automatização do atendimento?

A automação do atendimento se refere à utilização de tecnologias para melhorar a eficiência e qualidade do atendimento ao cliente em estabelecimentos.

Essas tecnologias podem incluir desde ferramentas simples, como um sistema para gerenciamento de pedidos e estoque, até soluções mais avançadas, como tablets, cardápios digitais e chatbots para atendimento online.

Pode parecer algo restrito a grandes redes de fast food, mas não é. Ao diminuir contato com pessoas e objetos durante as medidas de prevenção da COVID-19, no Brasil, normalizamos o uso de cardápios digitais mesmo em negócios pequenos.

Hoje em dia, eles ainda são ativos devido à praticidade que podem gerar: é possível atualizar o cardápio com mais facilidade e rapidez, além de permitir que os clientes visualizem informações nutricionais e imagens dos pratos.

O Whatsapp Business é também uma ferramenta simples e muito adotada por estabelecimentos de todos os portes. Como os chats de mensagens instantâneas fazem parte do dia a dia, são uma forma prática de estar próximo ao cliente e personalizar o marketing digital. No caso do delivery, essa é uma maneira econômica de mediar pedidos e entregas sem cobrança de mensalidade ou taxas pela plataforma.

Perceba que a automação e até a Inteligência Artificial já fazem parte do nosso dia a dia e crescem de acordo com as demandas do setor. Com um olhar mais atento para essas tecnologias, seu negócio pode estar um passo à frente. 

Vantagens da transformação digital 

Com a automação do atendimento, restaurantes pequenos podem otimizar processos e melhorar a experiência do cliente, tornando o serviço mais ágil e eficiente. Além disso, a automação pode ajudar a reduzir custos operacionais e minimizar erros nos pedidos. As vantagens podem ser diversas, dependendo das soluções adotadas.

Abaixo, seguem alguns exemplos de benefícios que podem ser alcançados com esse tipo de recurso:

  • Melhoria da experiência do cliente, com mais autonomia e comodidade para fazer os pedidos;
  • Redução de custos operacionais, como gastos com papel e impressão de cardápios;
  • Aumento da produtividade da equipe, com mais tempo para se dedicar a outras[gi1]  tarefas estratégicas;
  • Personalização do atendimento com o uso de tecnologias de reconhecimento de voz e dados do perfil do cliente;
  • Redução do tempo médio de espera dos clientes, contribuindo para uma experiência mais agradável no estabelecimento.

É importante lembrar que a escolha das soluções mais adequadas para cada estabelecimento deve levar em consideração as características do público-alvo, a capacidade financeira do negócio e outros fatores relevantes.

Como aplicar automatização do atendimento em negócios pequenos 

Levando em consideração o custo-benefício médio das principais ferramentas de automação digital, separamos três que podem ser aplicadas em negócios pequenos e gerar grandes resultados. São elas:

Implantação de cardápios digitais: cardápios digitais podem ser uma ótima opção para restaurantes que desejam reduzir custos com impressão de cardápios e facilitar a atualização dos itens do menu. Os clientes podem acessar o cardápio pelo celular, por meio de um QR Code, e visualizar informações nutricionais, fotos dos pratos e outras informações relevantes.

Uso de chatbots para atendimento online: essa pode ser uma solução interessante para restaurantes que recebem muitas dúvidas e perguntas nas redes sociais ou no site. Com a ajuda de um chatbot, é possível responder de forma rápida e objetiva as principais questões dos clientes, tais como horário de funcionamento, reserva de mesa e informações sobre o cardápio.

Adoção de sistemas de pagamento online: a adoção de sistemas de pagamento online pode ser uma forma de reduzir filas no caixa. Alguns sistemas de pagamento online permitem que os clientes realizem o pagamento diretamente pelo celular, sem precisar esperar pelo garçom.

Por fim, além de saber o que é automatização do atendimento, para desfrutar das vantagens, é fundamental contar com profissionais capacitados para implementar e gerenciar essas soluções. Avalie as formas de aplicação e faça testes sem perder de foco a satisfação do público.  

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