Além de otimizar processos do dia a dia, a inteligência artificial pode ser uma aliada na luta por um setor de alimentação mais verde e consciente
A inteligência artificial (IA) e sustentabilidade precisam andar juntas no setor de alimentação fora do lar, um campo de atuação capaz de mitigar um dos maiores problemas da atualidade, o desperdício de alimentos - desafio global que se concretiza com impactos adversos nos cenários ambientais, sociais e econômicos.
Este artigo aborda essa intersecção diante de avanços tecnológicos, como o ChatGPT da OpenAI, e como eles podem desempenhar um papel na redução do desperdício alimentar. Analisaremos os desafios associados ao desperdício de alimentos em restaurantes, com destaque para suas implicações globais e a necessidade premente de ações coordenadas.
Em seguida, adentraremos nas aplicações específicas da inteligência artificial para atuar na transformação positiva do food service de maneira prática.
Desafios do desperdício de alimentos
Urge que inteligência artificial e sustentabilidade avancem em conjunto, visando enfrentar este desafio. Com cerca de 3,3 gigatoneladas de emissões de carbono, o desperdício de alimentos classifica-se como o terceiro maior produtor global de gases de efeito estufa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
O valor do desperdício na indústria alimentícia atinge USD 750 bilhões, equivalente ao PIB da Suíça, gerando perdas econômicas e impactos ambientais significativos, como o uso desperdiçado de recursos naturais valiosos.
Os restaurantes e negócios gastronômicos têm responsabilidade nesse processo e precisam sempre adotar soluções para evitar desperdício para que alimentos não se percam na etapa de preparação, principalmente.
A magnitude desse desperdício é apresentada no artigo acadêmico “Utilizar a inteligência artificial para combater o desperdício alimentar e melhorar a economia circular: maximizar a eficiência dos recursos e minimizar o impacto ambiental: uma revisão”, capaz de desenhar traços de soluções baseadas na relação entre inteligência artificial e sustentabilidade para reduzir os dados alarmantes.
Uso da inteligência artificial na redução de desperdício
Os avanços na tecnologia, como a IA, oferecem soluções para reduzir esse desperdício no setor de food service, desempenhando um novo papel na proteção do meio ambiente. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, emerge como uma ferramenta promissora e de fácil acesso para tal.
Confira abaixo os pontos cruciais para criar um plano que conecte inteligência artificial e sustentabilidade.
Análise de dados: cadeia e demanda
A análise de dados desempenha um papel fundamental na identificação e mitigação do desperdício de alimentos, função que ganha impulso a partir da relação entre inteligência artificial e sustentabilidade.
O desperdício de alimentos muitas vezes está relacionado a ineficiências na cadeia de abastecimento. Isso inclui desde a produção até o transporte e a distribuição. Identificar essas ineficiências é a chave para reduzir o desperdício e, consequentemente, economizar tempo, dinheiro e mão de obra.
Inteligência artificial e sustentabilidade podem atuar em diferentes frentes. Primeiro, a IA pode analisar dados para determinar as condições ideais de temperatura e umidade para armazenar diferentes tipos de alimentos. Isso é vital para garantir que os alimentos permaneçam frescos e não se deteriorem prematuramente.
Ainda, ao examinar dados sobre métodos de distribuição, a inteligência artificial pode sugerir maneiras eficientes de levar os alimentos do fornecedor ao estabelecimento. Isso reduz o tempo de trânsito e minimiza a probabilidade de produtos perecíveis se deteriorarem antes de chegar ao destino.
Com dados sólidos do histório de demanda do seu negócio, também é fácil para a IA calcular previsões de demanda e ajustes em tamanhos das porções - o que também tende a reduzir a produção em excesso ou restos de comida. Ao analisar padrões de consumo e tempo de reposição, os sistemas inteligentes podem otimizar o processo de compras inteligentes.
Padronização de processos e receitas
A integração entre inteligência artificial e sustentabilidade na indústria alimentícia está revolucionando a forma como os chefs e proprietários de restaurantes abordam a padronização de receitas e processos de produção.
Este artigo explora como o ChatGPT, uma ferramenta baseada em IA, oferece orientações precisas sobre quantidades de ingredientes, promovendo eficiência na criação de pratos e reduzindo desperdícios desnecessários, promovendo maior sustentabilidade em restaurantes.
A inteligência artificial pode analisar grandes conjuntos de dados de receitas, proporcionando orientações precisas sobre as quantidades ideais de ingredientes. Isso não apenas garante a consistência nos sabores, mas também evita a utilização excessiva de insumos, reduzindo desperdícios.
Com a capacidade de processar informações em tempo real a partir da associação entre inteligência artificial e sustentabilidade permite aos operadores de food service ajustar as receitas de acordo com a disponibilidade de ingredientes ou a demanda do público. Isso promove uma produção mais eficiente e personalizada.
Tomadas de decisão sustentáveis
Quanto à tecnologia e aos resíduos de alimentos, há foodtechs que promovem ações sociais e ambientais enquanto impulsionam o setor de serviços alimentares rumo a uma abordagem mais sustentável.
Mas, apra além disso, estimulando uma economia circular, a inteligência artificial auxilia na identificação das opções mais adequadas e acessíveis para o descarte de produtos devolvidos, quando processos de reciclagem não são viáveis.
A criação de ferramentas de apoio à decisão, baseadas em IA, avalia a qualidade do produto, a necessidade de reprocessamento e a viabilidade de métodos regenerativos. A implementação de tecnologias de IA na gestão sustentável de resíduos contribuirá para a redução do consumo global de recursos naturais, promovendo a reciclagem, reutilização e recuperação de materiais antes que atinjam o final de sua vida útil.
Por fim, a incorporação da IA na análise de dados, padronização de receitas e processos de produção atua na modernização tecnológica voltada para reduzir desperdícios e melhorar a eficiência operacional em estabelecimentos alimentícios.
Ao adotar essa abordagem inovadora, que conecta inteligência artificial e sustentabilidade, os chefs e proprietários podem alcançar uma cozinha mais eficiente e, de quebra, uma operação mais sustentável e economicamente viável.