Abrir um restaurante plant based não é apenas uma decisão comercial, mas também um um compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos consumidores. Sempre entre as principais tendências, de acordo com o The Good Food Instituto Brasil (GFI), o segmento cresce mais de 7% ao ano.
Desde a escolha dos ingredientes até a criação de um cardápio irresistível, prepare-se para mesclar a inovação culinária à responsabilidade ambiental. Saiba o que é necessário para transformar a sua visão em um negócio próspero no ramo de food service.
Afinal, o que é plant based?
Com vegetais como protagonistas, a dieta à base de plantas prega pelo equilíbrio na alimentação. A dieta plant based também é conhecida como whole food plant-based diet (dieta à base de alimentos vegetais integrais) e propõe a redução substancial do consumo de alimentos de origem animal e industrializados para priorizar os orgânicos e a produção sustentável.
Tradicionalmente, nossa alimentação cotidiana é pensada a partir de carnes. Surge então essa alternativa que pretende ser mais saudável e sustentável, com vegetais no centro das refeições, de forma a equilibrar os nutrientes necessários sem depender da proteína animal.
Qual a diferença entre dieta plant based e vegana?
A essa altura são variadas as dietas que excluem ou restringem produtos e alimentos de origem animal, cada uma com seus próprios princípios. Já falamos aqui sobre a diferença entre vegetarianismo, veganismo e flexitarianismo. Mas, então, como essas dietas se diferenciam de o que é plant based?
Diferente da dieta vegana, que exclui totalmente alimentos de origem animal, a plant based preza pelo equilíbrio com redução de carnes e, também, de alimentos industrializados.
Além disso, o veganismo envolve uma ideologia em todo o estilo de vida, enquanto a dieta à base de plantas se restringe especificamente ao modo de se alimentar.
Como abrir um negócio de plant based
Antes de iniciar qualquer negócio, você deve entender o mercado em que está entrando. Pesquise a demanda local por alimentos à base de plantas, identifique concorrentes e avalie as tendências do setor. Compreender as preferências dos consumidores ajudará na criação de um conceito atraente. Isso tudo deve ser o pontapé inicial de seu plano de negócios.
Crie um cardápio diversificado e atraente, com destaque para a criatividade e a qualidade dos pratos. Com pratos centrados em alimentos plant based in natura, é mais fácil incluir opções para diferentes preferências e restrições alimentares, como comida sem glúten, para atrair um público mais amplo.
Com base no conceito do seu restaurante e da alimentação plant based, integre práticas sustentáveis em todas as operações, desde o descarte adequado de resíduos para evitar o desperdício até a escolha de embalagens e utensílios amigos do planeta.
Por que é rentável adotar receitas plant based no menu?
Além de estarem em todos os reports de tendências, opções plant based são fáceis de ser implementadas no cardápio pois geram rentabilidade. Com alimentos de época negociados a preço baixo você pode oferecer variações de salada semanais, por exemplo. Mas nada de só alface com tomate sem graça: abuse dos molhos e ofereça saladas decoradas simples no menu.
Não deixe de considerar questões como a contaminação cruzada na hora de preparar seus pratos. Para realmente investir nesse mercado, esteja atento para que todo o processo, mesmo longe dos olhos do cliente, respeite os princípios das dietas aos quais correspondem.
Além do mais, tire a sua equipe da zona de conforto. Desafie chefs e cozinheiros a prepararem pratos atrativos sem carne. Massas leves, saladas criativas, legumes assados, leguminosas, há um mundo de possibilidades – mas sempre padronizadas por fichas técnicas.
Claro que podemos dar algumas inspirações, olha só:
Receitas plant based para incluir no menu!
Misture ingredientes de origem vegetal e explore sabores e texturas que vão surpreender diversas dietas com restrições e preferências alimentares. Para aproveitar melhor os insumos, aposte em inteligência artificial e sustentabilidade como potencializadores de seu negócio.
Conte com a versatilidade de Hellmann 's vegana e todas as suas possibilidades como aliada nesse processo.
Guacamole com Hellmann's Vegana
Ingredientes
- 2 avocados
- 1 tomate, sem pele e sem sementes
- 1 cebola roxa picada
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha
- 1 colheres de chá de azeite
- 2 colheres de sopa de maionese Hellmann's vegana
- folhas de coentro fresco a gosto
- tortilhas chips
Modo de preparo
Retire a polpa dos avocados e amasse com o auxílio de um garfo. Disponha em uma tigela e junte o tomate, a cebola, o pimentão, o suco de limão, a pimenta e o azeite. Depois, misture bem até ficar homogêneo. Acrescente a Hellmann's Vegana e mexa delicadamente.
Para terminar, finalize com as folhas de coentro e leve à geladeira até o momento de servir. Sirva acompanhado de tortilhas ou chips de legumes.
Couve-flor gratinada vegana
Ingredientes
- 500g de Couve-flor
- 12g de Caldo de Legumes Knorr
- 500ml de Água
- 250g de Hellmann's vegana
- Pimenta-do-reino-branca
- 50ml de Azeite de oliva
Modo de preparo
Aqueça a água com o Caldo de Legumes Knorr e deixe ferver. Adicione a couve-flor em buquês por apenas 1 minuto, e retire da água. Misture a Hellmann's Vegana com os buquês de couve-flor e a pimenta-do-reino branca.
Em um refratário forneável, adicione todo azeite e os buquês de couve-flor, e leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Tofu marinado e frito com purê de abóbora e molho barbecue
Ingredientes
Para o purê de abóbora:
- 2kg de Abóbora Butternut cortada em metades
- 50g de Cebola picada
- Folhas de Tomilho
- 100ml de Azeite
- 10g de Alho inteiro
Para o tofu marinado:
- 1kg de Tofu natural em pedaços
- 400 ml de Knorr molho Teriyaki
- 5g de Coentro picado
- 300g de Farinha de Arroz
- 1 Clara de ovo
- 300g de Purê de batatas Knorr
- 50g de Mel
Para empratar:
- 1kg de Espinafres salteados
- 200g de Hellmann’s Molho Barbecue
- 100g de Mix de sementes
- 200g de Cebola Frita
Modo de Preparo
Corte a abóbora em pedaços sem retirar a casca. Então, tempere com a cebola, alho, o tomilho e o azeite por cima. Leve ao forno até que ela fique macia. Retire o miolo e triture até obter um purê homogêneo. Se necessário, corrija os temperos.
Para preparar o tofu, coloque-o para marinar no molho Knorr Teriyaki junto com o coentro por 30 minutos. Retire o tofu do marinado e deixe escorrer. Passe os pedaços na farinha de arroz, na clara de ovo e no purê de batata. Frite até ficarem dourados. Leve o marinado ao fogo e reduza juntamente com o mel. Reserve.
Para empratar, coloque o purê de abóbora no centro do prato, junto com os espinafres salteados. Por cima, coloque o tofu frito. Adicione pequenos pontos de Hellmann's Molho Barbecue, e complete com a redução do marinado. Polvilhe sementes por cima para decorar, e sirva essa deliciosa opção plant based!
Vá além da dieta plant based e deixe seu menu mais inclusivo
Viu como é possível incluir pratos deliciosos e plant based no menu? Agora que você já sabe tudo sobre como desenvolver opções de cardápio de receitas à base de alimentos de origem vegetal, busque alternativas para diversificar ainda mais as suas opções e deixar seu menu ainda mais inclusivo.
Siga nossas dicas e descubra as melhores práticas de como montar um menu vegano.