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Para evitar o prejuízo desde a cozinha, primeiramente é preciso explorar ao máximo o potencial dos ingredientes em receitas inovadoras, reduzindo o desperdício (e aumentando seu lucro). Mas o que fazer quando o restante da comida não vem da produção, mas, sim, do prato dos clientes?

Como solução para esse problema, oferecer a eles a possibilidade de levarem para casa o alimento da própria refeição, que seria descartado, pode ser uma saída amigável – tanto para o público quanto para o meio ambiente. Mas há muitas outras possibilidades sobre o que fazer com sobras de alimentos.

Neste artigo, apresentamos mais alternativas para aproveitar o que seria descartado após a refeição de seu cliente.

O que fazer com as sobras de alimentos em restaurantes?

Em vez de descartar, é preciso encontrar formas de fazer com que o alimento seja sempre utilizado da maneira mais integral possível. Para isso, desenvolva um cardápio com aproveitamento total e reaproveitamento de alimentos.

Nesse cenário, é importante, diante da urgência de criarmos negócios sustentáveis, elaborar um bom conjunto de estratégias para resíduos e doação de refeições para seu estabelecimento.

A seguir, reunimos algumas estratégias sobre o que fazer para lidar de um jeito positivo com as sobras de alimentos em restaurantes e bares.

Doggie bag: ofereça uma marmita

Oferecer aos clientes uma embalagem para marmita para que eles levem o resto de alimentos para casa é uma agradável alternativa ao desperdício.

Em restaurantes na Inglaterra e nos Estados Unidos, a prática é muito comum: o freguês costuma levar o que sobrou da comida para casa, normalmente acondicionadas em embalagens de alumínio, que são chamadas de doggie bag.

Mas observe que, para além da marmita tradicional, essa pode ser uma oportunidade de oferecer uma embalagem personalizada que tenha a cara do estabelecimento e fortaleça o marketing.

No entanto, embora venha se tornando mais comum essa prática no Brasil, ainda há muitas pessoas que não se sentem à vontade para pedir para embrulhar a comida. Pensando nisso, é importante que o estabelecimento seja proativo nessa situação, o que nos leva ao próximo tópico.

Tenha uma equipe capacitada

Os garçons podem observar e avaliar se há a necessidade de propor que os clientes levem o alimento para casa. Para tomar essa atitude sem deixar de lado a delicadeza, deve-se estar ciente e disposto a expor a importância e os benefícios de adotar essa prática, uma vez que ela ainda não é tão popular no Brasil.

Resto de comida e sobras de alimentos podem ter uma conotação negativa. No entanto, ao reconhecer os termos, podemos dar novo sentido a eles, como parte de um conjunto de práticas sustentáveis focadas em aproveitar ao máximo o potencial de qualquer tipo de refeição. Isso precisa ficar claro para todas as partes envolvidas.

Levante a bandeira da sustentabilidade

Se você já adota soluções sustentáveis no dia a dia da operação, não hesite em deixar isso claro na imagem do restaurante. Seja por meio do marketing digital, seja através do boca a boca ou da comunicação visual, mostre que o estabelecimento se responsabiliza por reduzir sua pegada ambiental.

Além de ser uma atitude bem-vista pela clientela mais exigente, isso faz com que o público também se torne mais consciente dos impactos de suas próprias ações. Nesse contexto, gestos como evitar o desperdício ao pedir porções ajustadas ou levar o que sobrar da refeição se tornam mais naturais.

Dica: use e abuse das redes sociais para comunicar as ações sustentáveis de seu restaurante. Vale, inclusive, pensar em campanhas e promoções voltadas aos seguidores! Aqui, temos outras dicas úteis na hora de investir nas redes sociais de seu estabelecimento!

Sustentabilidade é tendência!

No relatório Menus do Futuro, elaborado por chefs da Unilever Food Solutions do mundo inteiro, a sustentabilidade é uma das principais tendências gastronômicas globais. Incluir esse tópico nas suas prioridades vai manter o seu negócio competitivo e faturando cada vez mais. Saiba mais sobre o que é ESG e as tendências de 2023.

 

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