Menu

Um levantamento da ONU aponta que no Brasil cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano. O dado preocupa, principalmente ao considerarmos que esse é um problema comum no mercado de food service, o que torna importante investir em soluções para o desperdício de alimentos no seu negócio.

Estima-se que 80% desse desperdício acontece no manuseio, transporte e centrais de abastecimento. Além das questões ambientais, complicações no estoque, porções exageradas e processos dificultosos levam estabelecimentos a serem menos lucrativos e eficientes do que poderiam.

Ao adotar algumas medidas-chave, o seu negócio contribui para mitigar os impactos ambientais do desperdício de alimentos, mantém uma equipe consciente e o processo mais organizado, além de se tornar mais lucrativo e eficiente ao reduzir os "custos ocultos" dos ingredientes perdidos.

Quais são as consequências do desperdício de alimentos?

Durante a produção, os alimentos em geral exigem o uso de muitos recursos, como água, terra, energia elétrica, pesticidas… Desta forma, quando eles são descartados, se perdem também recursos investidos neles, o que acarreta em graves consequências ambientais e econômicas.

Os impactos do desperdício de alimentos no Brasil são inúmeros, com destaque para a emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a ONU, estima-se que entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão associadas a alimentos que não são consumidos –, em adição ao uso excessivo e contaminação da terra, poluição e desgaste dos recursos hídricos (falando nisso, seu restaurante tem feito a parte dele na economia de água?).

O que podemos fazer para evitar o desperdício?

É muito relevante saber que mesmo medidas simples fazem total diferença:

  • utilização de frutas e legumes em sua totalidade;
  • reaproveitamento de alimentos – inclusive os talos e cascas;
  • revisão de tamanho das porções;
  • não descarte de alimentos apenas pela aparência;
  • e atenção à data de validade na hora das compras já são formas eficazes de reduzir o desperdício de alimentos.

A seguir, desenvolvemos um pouco mais outras possíveis soluções para o problema.

1. Produtos com maior durabilidade

Uma forma de evitar o desperdício de alimentos é dando preferência a produtos com maior durabilidade. Itens já prontos costumam durar bem mais em comparação a ingredientes frescos, também ocupam menos espaço e agilizam o preparo dos pratos!

Por exemplo, você pode usar a Base de Tomate Knorr para fazer molhos em poucos minutos, em vez de lavar, cortar e preparar tomates, um processo demorado que pode resultar em desperdício.

Você também pode usar produtos congelados e enlatados em algumas receitas: especialmente quando se trata de peixes e outros ingredientes que expiram rapidamente, essa é uma excelente solução para o desperdício de alimentos.

2. Equipe treinada e alinhada

Primeiro, insira a política de menos desperdício aos valores do seu restaurante, e treine a sua equipe para buscar equilíbrio ecológico em cada etapa de produção, encontrando soluções para o desperdício de alimentos.

Uma mentalidade direcionada vai tornar o processo mais fácil no dia a dia, mas lembre-se, também, de estimular que os funcionários reproduzam os bons hábitos em suas casas.

3. Cardápio com ingredientes semelhantes

É extremamente valioso desenvolver o seu cardápio de maneira estratégica. Ao optar por menos ingredientes e que sejam aproveitados em uma grande quantidade de pratos, você economiza e evita que algo seja esquecido no fundo do armário, além de facilitar as compras e o dia a dia da sua operação. Tão simples como economizar alimentos.

Hellmann's é um ótimo exemplo de produto versátil e eficiente que pode otimizar os seus recursos quando buscamos por soluções para o desperdício de alimentos. A maionese vai da entrada à sobremesa, podendo ser gratinada, utilizada em molhos e diversos preparos, ao possibilitar que você faça mais com muito menos.

Dúvidas? Leia o nosso e-book.

4. Armazenamento dos produtos

A conservação e armazenamento dos produtos do seu estoque é outro fator a se considerar para evitar o desperdício de alimentos. A maioria dos itens precisam ser mantidos em abrigo seco, arejado e longe do sol. Saiba como organizar o estoque.

Recomendamos que você dedique um espaço especial na despensa, próximo à cozinha, para ingredientes de alta rotatividade, agilizando os processos de preparação.

Você também pode colocar ingredientes não-perecíveis que você usa constantemente, como condimentos, diretamente na cozinha, usando as embalagens recicladas dos nossos produtos - uma forma, além de eficaz, charmosa ao colocar em prática soluções para o desperdício de alimentos.

5. Controle de estoque e reposição

Guardamos o melhor para o final, pois a forma mais eficaz de evitar desperdício de alimentos no seu empreendimento é com um controle de estoque bem feito. Para isso, você vai precisar de um software de gestão que possa automatizar essa administração, e que anote cada saída e entrada de produto.

Afinal, um restaurante sem controle de estoque está sujeito a levar prejuízo devido à bagunça nas mercadorias, que vão acabar por estragar ou passar da data de vencimento. Saiba mais sobre como fazer controle de estoque.

Temos certeza de que o seu estabelecimento vai se tornar cada vez mais eco friendly com tantas soluções fáceis para acabar com o desperdício de alimentos. Os clientes tendem cada vez mais a reconhecer as ações sociais implementadas nos lugares que frequentam, agregando muito mais valor aos seus produtos.

Esse é um dos muitos benefícios do ESG, do inglês, Environmental, Social and Governance, a principal tendência do mundo corporativo. Fique por dentro! 

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu