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Comida de restaurante no conforto da própria casa: a tendência das vendas por delivery disparou nos últimos anos e não para de crescer. E quando o prato de seu estabelecimento de food service chega nas mãos do cliente, você sabe qual é a primeira impressão provocada? O que você precisa levar em consideração para escolher a melhor embalagem para delivery? 

Com certeza, garantir a qualidade e boa aparência dos pratos do seu restaurante é uma prioridade. Mas a embalagem também é uma parte essencial na experiência do cliente: é o primeiro item com o qual ele vai ter contato ao receber o pedido e pode ser o diferencial para o seu negócio vender bem no delivery

Neste artigo, levantamos 4 dicas para que você possa escolher a melhor embalagem para o seu delivery, considerando aspectos como diferentes tipos de materiais, temperatura e conservação dos alimentos, embalagens sustentáveis e demais cuidados necessários no transporte de alimentos. Confira abaixo e entenda como ter o embrulho adequado é fundamental para fidelizar o cliente. 

Conheça os tipos de embalagens de alimentos

Imagine a quebra de expectativa do cliente que, ao receber o pedido, se depara com o alimento e/ou com a embalagem desconfigurados. Uma pesquisa recente da Much Consultoria aponta que 51% dos consumidores afirmam já terem desistido de comprar em um restaurante por encontrarem problemas nas embalagens para delivery, como vazamentos, comida bagunçada e falta de lacre.

Por isso, analisar as opções e definir o melhor material para as embalagens dos alimentos do seu negócio de food service é um investimento importante! Conheça os principais tipos de embalagens de alimentos.

Alumínio

As clássicas “marmitas” de alumínio podem ser muito práticas e versáteis: ajudam a manter a temperatura dos alimentos quentes e podem inclusive serem levadas ao forno para aquecimento. Alguns contrapontos são a vedação de alimentos – que, pela maleabilidade do material, não é das melhores – e o fato de que não podem ser levadas ao forno micro-ondas

Isopor

O ponto forte das embalagens de entrega feitas de isopor, além de serem isolantes térmicas, é o seu baixo custo. Mas, nos últimos anos, esse tipo de material caiu em desuso na maioria dos restaurantes com delivery por alguns motivos: a embalagem não é recomendável para evitar vazamentos, não pode ser aquecida em fornos convencionais ou micro-ondas e, o mais importante, não é uma das opções de embalagens sustentáveis por se tratar de um tipo de plástico.

Papel

As embalagens de papel têm sido uma das alternativas mais utilizadas para transporte de alimentos pela versatilidade e resistência que apresentam. Hoje é possível encontrar papeis que preservam a temperatura da comida e que podem ser levados tanto aos fornos tradicionais e micro-ondas quanto ao freezer. 

Muitos restaurantes também optam pelo papel porque, além de ser de um material mais sustentável, ecológico e barato, ele é facilmente customizável, com impressões em alta resolução. Com diversos formatos e tamanhos, as embalagens de papel ainda podem carregar a identidade visual do seu restaurante, levando uma divulgação cheia personalidade por meio do seu delivery!  

Papelão

Seguindo a linha mais sustentável, o papelão é um material que pode ser reciclado e, assim como o papel, também apresenta grande resistência e garante mais segurança durante o transporte do alimento. É muito comum que as embalagens de papelão dos restaurantes se apresentem no formato de caixas, como é o caso das embalagens de pizzas, facilitando o manuseio durante o delivery. Outro destaque importante é que as embalagens de papelão ajudam na conservação e na manutenção de temperatura dos alimentos.

Plástico

As embalagens de plástico já foram conhecidas pela versatilidade para carregar comidas perecíveis, esfriar ou esquentar os alimentos, já que podem ser congeladas ou aquecidas no micro-ondas. No entanto, seu uso tem sido reduzido entre os estabelecimentos de food service por não ser uma alternativa sustentável: os plásticos são grandes vilões de poluição do meio ambiente e somente uma parcela mínima desse material é de fato reciclada. 

Avalie a durabilidade das embalagens para delivery

Além de avaliar cada tipo de material, atendendo às necessidades dos seus clientes e prezando pela sustentabilidade, procure investir em embalagens de entrega que sejam resistentes e consigam garantir proteção e segurança no transporte de alimentos. São muitos tipos de comida para vender no delivery, e o material mais adequado da embalagem varia de acordo cada restaurante: além de garantir que os pratos cheguem de forma preservada ao seu cliente, ele deve manter o sabor e a textura da comida.

Ingredientes versáteis e de qualidade como nossas soluções Hellmann’s e Knorr Professional podem facilitar sua operação de delivery pois garantem a melhor performance. Uma maionese que não derrete e um molho de tomate que não escurece mesmo após uma longa viagem são não sei porque em todos os documentos aparecem algumas frases com esse fundo cinza.. sempre que tivemos algum redirect, precisamos padronizar: azul, sem negrito, fundo branco neste caso, ajustar onde está "maionese que não derrete" e "molho de tomate que não escurece"potenciais diferencias para o seu negócio.

Escolha o tamanho ideal e a praticidade da embalagem

Para que uma embalagem de delivery seja funcional, é importante levar em conta o tamanho adequado, para que não seja grande nem pequena demais em relação ao alimento que está sendo transportado. Outro ponto importante para as embalagens do seu restaurante é que elas precisam ser práticas e de fácil manuseio, tanto para o entregador quanto para o cliente: devem ser simples de abrir e fechar, apresentar uma boa vedação e resistência a fornos convencionais e micro-ondas. Dica: fique atento às tendências de mercado, hábitos de consumo e estratégias de delivery para incluir as embalagens como um ponto forte das suas vendas.

Personalize a embalagem de delivery e divulgue a sua marca

Sua marca precisa estar bem representada na embalagem dos alimentos: essa pode ser uma grande sacada de marketing que vai cativar o seu cliente, chamar a atenção de ainda mais pessoas e potencializar as vendas do seu delivery. Já pensou em investir em embalagens personalizadas e criativas, destacando a imagem do seu restaurante no mercado? 

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