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Você com certeza já se deparou com o termo, mas você sabe o que é dark kitchen? Não, não se trata de uma cozinha misteriosa com paredes pintadas de preto. O fenômeno da dark kitchen, ghost kitchen, ou cozinha fantasma, como também é conhecida, está em ascensão, impulsionado principalmente pelos benefícios financeiros associados a crescente popularidade dos serviços de entrega.

Este artigo busca explorar mais a fundo esse conceito e a resposta do mercado de alimentação fora do lar. Para você, empreendedor ou operador do ramo, vamos ensinar como aplicar a ideia ou aperfeiçoar a sua cozinha fantasma para maximizar a rentabilidade de maneira sustentável. 

Dark kitchen: características e vantagens

As dark kitchens são empresas de serviços de alimentação ágil que atendem clientes exclusivamente por entrega, com base em pedidos por telefone ou pedidos online de alimentos. Cada uma pode atender diversos clientes e variados tipos de culinária.

Essas cozinhas inovadoras se distinguem por características específicas que as tornam especialmente adequadas para atender às demandas contemporâneas do setor alimentício. As principais características que definem o que é dark kitchen envolvem:

  • Não possui salão onde os clientes podem se alimentar e nem garçons;
  • Para funcionar, precisa de um sistema de pedidos (próprio ou de plataformas terceiras);
  • Conta com instalações bem equipadas e, normalmente, utilizam de tecnologia de ponta para otimizar a operação.

Entender o que é dark kitchen e aderir ao modelo pode trazer muitas vantagens ao negócio – uma das principais é a economia! Quem escolhe investir em ghost kitchen não precisa arcar com custos relacionados ao funcionamento de salões, além de economizar na luz e no aluguel. Esse tipo de estabelecimento é basicamente uma cozinha otimizada, focada apenas no preparo de alimentos para viagem. 

Essa alternativa pode ser extremamente tática. A ausência de preocupações com a experiência presencial do cliente oferece maior flexibilidade na escolha de localizações para as dark kitchens, permitindo que os empreendedores se concentrem em áreas estratégicas para atender uma ampla base de clientes.

Essas vantagens têm contribuído para o crescimento expressivo das dark kitchens, tornando-as uma alternativa viável e inovadora no dinâmico cenário da indústria alimentícia. No próximo segmento, exploraremos considerações práticas ao implementar e operar uma de forma eficaz uma cozinha neste modelo.

O crescimento da dark kitchen

Agora que você sabe o que é dark kitchen, aprender o que ela pode oferecer é fundamental quando o foco está em questões como eficiência operacional, flexibilidade de localização e ênfase na qualidade dos pratos. Nesse sentido, esse modelo tem se destacado como uma resposta inovadora às mudanças nas dinâmicas de consumo na indústria alimentícia.

Você já deve ter notado um crescimento cada vez maior do serviço de entregas de refeição por delivery. É evidente que a pandemia de Covid-19 causou uma mudança de hábito por parte dos consumidores, e os dados não mentem.

Só em 2020, 47% dos estabelecimentos adotaram novos canais de vendas, e o Brasil foi responsável por quase metade do uso de serviços de delivery na América Latina. Essa modalidade de entrega só cresce e, hoje, ainda é considerada por especialistas uma grande oportunidade de negócio.

Hoje em dia, é possível que um estabelecimento sobreviva apenas com serviços de entregas. Por conta disso, o modelo de dark kitchen está cada vez mais popular: estabelecimentos alimentícios focados apenas em takeaway e delivery de alimentos, ou seja, sem estrutura para consumo no local.

Como aplicar o conceito

Ficou interessado no conceito sobre o que é dark kitchen? Não é por menos, o modelo é mais econômico e mais fácil de ser colocado em prática em comparação a um estabelecimento tradicional.

Mesmo que você já tenha um estabelecimento que oferece refeições no local, vale investir em um ambiente em outro endereço apenas dedicado ao delivery.  Uma vantagem das dark kitchens é que, ao escolher um local para seu negócio, você não precisa escolher um ambiente comercial e movimentado (que geralmente teria custos maiores), já que os clientes não são atraídos presencialmente.

Alguns pontos cruciais na operação de uma dark kitchen incluem a atenção aos serviços de entrega, especialmente se forem terceirizados. Além disso, você precisa ter uma noção de como vender bem no delivery, já que é ele que moverá seu negócio. A versatilidade no cardápio é facilitada nesse modelo, permitindo a diversificação de culinárias e compartilhamento de espaços para otimizar custos.

Como aplicar o conceito

Como melhorar sua dark kitchen

Se você já está à frente de uma ghost kitchen, compreende as vantagens desse modelo, mas é essencial evitar erros comuns e manter o cardápio enxuto para não sobrecarregar a cozinha. Considere:

Escolhas inteligentes de insumos

Dessa forma, faça escolhas espertas de produtos versáteis para evitar a complexidade de estoque. Já que estamos falando de otimização da produção, a Base de Tomate Desidratado Knorr, por exemplo, equivale a 88 tomates in natura, ocupa menos espaço, dura mais e evita sujeira e desperdício na sua operação.

Sem contar que a escolha de produtos interfere também na qualidade do seu delivery. Que tal substituir a batata frita pelo Purê de Batatas Knorr no acompanhamento dos seus pratos? Em vez de uma receita murcha e oleosa, como costuma ocorrer com frituras, seu cliente vai encontrar um purê macio e de ótima aparência, mesmo após a viagem.

Boas práticas de marketing

Ao entender o que é dark kitchen você também precisa entender a importância das redes sociais para seu negócio, uma vez que a internet é o seu ponto de contato sem ter um salão. Assim, busque trazer um bom conteúdo e divulgue bastante, inclusive por meio de anúncios das principais plataformas, porque a maioria de seus clientes será atraída por lá.

Contrate alguém para fazer a gestão das suas redes sociais, se puder investir nisso. Os resultados serão a longo prazo, mas farão total diferença. Como alternativa, aproveite nosso curso gratuito de fotografia gastronômica da UFS Academy.

Fornecedores com bom custo-benefício

Outra dica importante é que, embora as dark kitchens naturalmente sejam uma opção mais econômica, é sempre importante pesquisar os serviços de entrega e fornecedores que ofereçam o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Lembre-se de que a qualidade dos insumos e serviços dos fornecedores desempenha um papel essencial na excelência operacional e na satisfação do cliente. Visite, realize avaliações periódicas, esteja aberto a explorar novas opções e ajuste suas parcerias conforme necessário para garantir um desempenho contínuo e bem-sucedido da sua dark kitchen.

Com as nossas dicas, temos certeza de que você conseguirá implementar o modelo no seu negócio, aproveitar a alta dos deliveries e garantir o melhor que uma cozinha com esse formato tem a oferecer ao seu bolso!

E agora que sabe tudo sobre o que é dark kitchen, aprenda mais sobre as principais tendências gastronômicas de 2024.

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