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A experiência do cliente começa ao abrir o menu. Assim, o planejamento de cardápio é um processo importante para que seu estabelecimento conquiste e fidelize clientes, além de contar a história de seu negócio. E, além de ajudar na missão de oferecer pratos deliciosos, essa etapa ainda otimiza custos e garante mais lucro ao estabelecimento.

Neste artigo, a gente te ajuda a saber como construir um cardápio eficiente e atrativo para a sua clientela, que consiga combinar a qualidade da comida ao desempenho econômico de seu food service.

Por que o planejamento de cardápio é importante?

A importância do planejamento de cardápios vai muito além de elaborar a lista de pratos que você serve em seu restaurante – afinal, o menu é uma das primeiras impressões do cliente, impactando na satisfação e ainda um processo aliado da rentabilidade.

Isso ocorre porque um cardápio planejado ajuda a reduzir desperdícios e melhorar o custo-benefício do que é servido, além de fidelizar os seus clientes.

Os benefícios de um cardápio bem-feito

Um bom planejamento de cardápio requer esforço, mas vale a pena. Quando falamos de benefícios, a redução de custos é um dos mais atrativos aqui. Um cardápio bem elaborado faz o uso inteligente de ingredientes, além de ajudar no controle e estoque do estabelecimento, o que pode evitar tanto o desperdício de alimentos e gastos desnecessários.

Além disso, a engenharia de cardápio garante eficiência dentro do seu time, pois um menu que proporciona processos mais otimizados facilita o trabalho de todos – e, por fim, impacta positivamente a experiência do cliente.

Tanto a forma como o cliente lê o cardápio, quanto o fato dele encontrar aquilo que realmente quer comer, vai trazer fidelização ao estabelecimento. Mais do que isso, o cardápio é estratégico até na hora de apresentar o seu negócio, com uma identidade visual e características que te diferenciam da concorrência.

Dicas para um planejamento de cardápio eficiente

Agora que falamos sobre como um cardápio bem planejado funciona, é hora de entender como fazer isso na prática. Portanto, confira a seguir seis dicas estratégicas para montar um cardápio eficiente:

1. Conheça o gosto do seu público

Mesmo antes de definir os pratos, é fundamental entender quem são seus clientes e o que eles esperam. Estabeleça um perfil, como, por exemplo, a faixa etária e o recorte socioeconômico, possíveis preferências alimentares (como opções veganas ou sem glúten) e até mesmo as tendências da região em que seu restaurante está situado.

Além disso, na hora de preparar o planejamento de cardápio, vale também fazer pesquisas de mercado e coletar feedbacks dos clientes. Tanto a análise quantitativa como a qualitativa são ferramentas valiosas para alinhar o menu às expectativas de seu público.

2. Use ingredientes em comum para maior aproveitamento

Até no momento das compras e estoque, a forma como você constrói o cardápio importa. É estratégico escolher ingredientes que possam ser utilizados em diferentes receitas, assim você consegue reduzir os custos e evitar desperdícios de alimentos.

Essa estratégia para o planejamento de cardápio se aplica a diversos insumos, desde o tomate, que pode ser usado em saladas, sopas e molhos, até às proteínas – neste caso, priorize aquelas que ofereçam diferentes possibilidades de preparo.

3. Planejamento de cardápio de acordo com a sazonalidade

A sazonalidade, além de impactar a forma como você faz as compras, pode ser uma oportunidade de trazer novidades para o menu. Dependendo da época, fica mais fácil encontrar alguns produtos. Então, priorize alimentos da estação, pois, além de você oferecer uma opção fresca para o seu cliente, o custo-benefício será melhor.

Aproveite também as datas comemorativas ao longo do ano para realizar promoções especiais e incentivar o consumo da clientela.

4. Trabalhe com uma precificação coerente

De nada importa o planejamento de cardápio se a precificação passa longe da expectativa do seu cliente. Portanto, o valor deve ser sempre equilibrado, ou seja, acessível para quem frequenta o seu estabelecimento e o suficiente para você ter uma margem de lucro justa.

Então, considere o custo dos ingredientes usados, a mão de obra, as mais diversas despesas operacionais e não deixe de incluir uma margem de segurança para imprevistos, como o aumento do preço de insumos.

Para facilitar essa conta, uma ficha técnica dos pratos é um processo fundamental de ser implementado, já que com ela é possível ter mais precisão das quantidades para fazer o cálculo e você ainda padroniza o tamanho das porções.

5. Equilibre variedade e simplicidade

Um cardápio com muitas opções tem mais chances de agradar vários gostos. Essa estratégia, porém, pode também atrapalhar a sua operação.

Por esse motivo, na hora de realizar o planejamento de cardápio, tente focar em opções que representem de fato o conceito do seu restaurante e trabalhe para que sua equipe tenha sinergia na produção, independentemente da lotação da casa.

6. Destaque os itens mais rentáveis

Organize o menu de forma estratégica para chamar a atenção do cliente para os pratos mais lucrativos. Isso pode ser feito com descrições detalhadas, fotos de alta qualidade ou posicionamento privilegiado no menu.

Agora que aprendeu que o planejamento do cardápio vai muito além de apresentar os seus pratos, confira nosso conteúdo sobre como precificar os pratos para garantir ainda mais lucro para o seu negócio.

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