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Montar um negócio demanda a criação de um plano eficiente para garantir sucesso, lucros e e a confiança dos clientes. Portanto, se você está neste texto, porque procura ideias para lanchonete e estratégias, vamos te ajudar a dar os primeiros passos.

Aliás, há detalhes importantes neste processo inicial, como seguir as normas exigidas pelo mercado de food service, entender seu público-alvo, organizar as práticas da operação, até saber como montar um cardápio para lanchonete.

A seguir, veja 8 dicas de como montar uma lanchonete do zero!

1. Escolha um tipo de lanchonete

Antes de mais nada, você deve pensar qual tipo de lanchonete pretende abrir! Veja dicas para clarear sua mente e tomar a decisão certa de acordo com seu valor inicial de investimo:  

  • Food truck: esta é uma dica ótima se você tem dúvidas de como montar uma lanchonete pequena. Os food trucks, famosos "carrinhos de comida", são indicados para quem pretende abrir uma lanchonete móvel. O lado positivo é que você pode mudar de localização conforme a demanda do público e as condições da região. O custo inicial costuma ser mais alto, mas, ao longo do tempo, pode ser lucrativo;
  • Quiosque: indicado para instalação em praias, shoppings, parques ou praças. Tem um custo menor de investimento, mas o espaço interno para trabalhar é menor. A vantagem é que você pode abrir tanto uma franquia, quanto sua própria marca e, como esses locais são movimentados, há grandes chances de lucro;
  • Carrinho de lanches: assim como o food truck, é possível mudar de lugar e escolher regiões estratégicas para as vendas. Com ele, você ocupa menos espaço e deve escolher lanches populares - como hot dog ou hamburguer - e acessíveis para oferecer à clientela;
  • Lanchonete de garagem: para quem está começando a empreender, é um dos tipos de lanchonete que dão menos gastos, já que você irá usar parte da casa. Será preciso ter um ambiente limpo, organizado e garantir a segurança alimentar dos clientes, além de comprar os insumos necessários. É essencial cumprir regras para comercializar alimentos e bebidas em casa;
  • Lanchonete física: se as suas ideias para lanchonete envolvem um bom investimento, seja abrindo a própria marca ou uma franquia, a lanchonete física é o modelo ideal, já que terá um salão espaçoso para receber os clientes e você consegue ter um cardápio diversificado, além de poder oferecer combos para lanchonetes, com direito à batata frita, refrigerantes, milk shake e sobremesas.
  • Lanchonete delivery: com o crescimento do mercado de delivery, esta é uma ótima oportunidade para lucrar sem precisar de um espaço físico. Para economizar ainda mais com a produção dos pedidos, aposte em uma dark kitchen, cozinha otimizada para atender clientes exclusivamente por entrega.

2. Defina a localização de acordo com o público e a concorrência

Entre as principais ideias para lanchonete está a localização! Isto porque, esta etapa tem impacto direto no seu sucesso e prosperidade. Avalie se a área é de fácil acesso a transportes públicos, estacionamentos, se há empresas próximas e escolha um ponto bem movimentado.

Veja também alguns critérios básicos que podem ajudar na escolha do nome do seu food service, criar identificação com a clientela e se diferenciar dos concorrentes no mercado.

3. Aposte numa decoração agradável e aconchegante

A primeira impressão é a que fica! Pense em uma decoração que esteja alinhada ao seu negócio. Entre as ideias para lanchonete mais populares estão os estilos vintage, industrial, minimalista ou rústica. O importante é que seja um local agradável, acolhedor e que passe a sensação de aconchego

 4. Monte um cardápio diversificado e saboroso

Agora, é hora de definir o cardápio para lanchonete, com lanches que agradam o público, que tenha elementos criativos, surpreendentes e autênticos tanto na construção das receitas quanto na forma em que elas são apresentadas ao público. Uma boa sugestão é montar um menu com opções claras e com fotos e ilustrações para facilitar o pedido.

5. Faça uma boa divulgação da sua lanchonete

Com certeza, você já deve ter tido vontade de comer um lanche só de olhar a foto nas redes sociais, certo? A divulgação é parte indispensável para levar as pessoas até sua lanchonete. Tire boas fotos para as redes sociais, faça anúncios físicos na porta do seu food service e dispare e-mails e mensagens no WhatsApp para contar a novidades.

6. Ofereça serviço de delivery para os clientes

Nos últimos anos, a demanda por delivery mostrou um ótimo crescimento e, ainda nos dias de hoje, é uma estratégia certeira tanto para quem já está no mercado, como para quem quer começar a empreender.  Montar um cardápio com lanches que chegam bem ao destino, optar por embalagens adequadas e contratar serviço de motoboys são os primeiros passos.

Outro ponto necessário para abrir um restaurante delivery é respeitar a legislação brasileira e certificar-se que o seu estabelecimento esteja regularizado. Assim, você se mantém autorizado para funcionamento seguindo as orientações de higiene, armazenamento e manipulação dos alimentos.

7. Siga as normas da Vigilância Sanitária

Tanto para ideias para lanchonete físicas, quanto em formato delivery, é essencial se informar sobre a higienização do ambiente para que esteja de acordo com as leis da Vigilância Sanitária e atenda às necessidades dos clientes sem ter surpresas desagradáveis no meio do caminho. A saúde e o bem-estar do cliente sempre vêm em primeiro lugar.

8. Use produtos versáteis na lanchonete

Para otimizar a sua operação na cozinha, tenha no estoque produtos versáteis e que podem ser incorporados em inúmeros pratos. Não podem faltar nas lanchonetes os molhos, temperos e especiarias que são essenciais na preparação e ao servir os lanches na mesa, como ketchup, mostarda, cheddar, barbecue e maionese.

Uma opção rentável e econômica para sua lanchonete é a Maionese Hellmann’s, que traz mais cremosidade e textura em lanches quentes e frios, incrementar molhos, saladas e muito mais. Com Hellmann’s seus lanches ficam deliciosos e cremosos com praticidade!

Quer oferecer um serviço de qualidade e diferenciado na sua lanchonete? Descubra como dar o seu toque de chef para diferenciar os clássicos lanches e torná-los ainda mais irresistíveis. Um molho, uma boa apresentação ou método de cozimento podem adicionar valor extra às gostusuras que os clientes já amam! 

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