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Saber como implementar delivery é hoje fundamental para a operação de qualquer modelo de food service, seja lanchonete, padaria ou restaurante. Porém, a estratégia exige um ótimo planejamento e uma execução cuidadosa para garantir vida longa aos negócios e, o mais importante, a satisfação do cliente.

Para que seu serviço de delivery traga bons resultados, tanto para o seu negócio, como para os consumidores, vamos contar como fazer a preparação inicial, a adequação do menu, a logística operacional, a plataforma de delivery ideal, dentre outros pontos essenciais.

Afinal, como implementar um delivery?

Em primeiro lugar, é preciso ter uma cozinha bem estruturada para que os pedidos sejam preparados com rapidez e qualidade.

Aliás, o grande desafio de quem quer aprender como abrir delivery é que as refeições devem ser entregues ao destino mantendo o sabor e as características originais, como se o cliente estivesse presente no restaurante.

Contudo, uma das dicas de Raphael Silva, fundador do canal "Lucrando com Delivery" e parceiro da Unilever Food Solutions, é de que você não precisa de muito espaço para montar a cozinha delivery, como esses grandes salões que vemos por aí! 

Segundo ele, o serviço de delivery opera bem em espaços compactos, o que significa mais eficiência e menos custo. Assista ao vídeo para mais dicas:

https://www.instagram.com/reel/C6ys6jTLUhO/?utm_source=ig_web_copy_link

Separamos 3 estratégias importantes que podem garantir o sucesso do seu restaurante delivery.

1. Organização é a chave para o sucesso

Estar alinhado com seu time é essencial para fazer boas entregas e todos devem estar por dentro de suas funções para executar em cada etapa do processo. Essa divisão clara de tarefas é fundamental para evitar o cancelamento de pedidos e prejuízos ao restaurante.

Separe um funcionário para fazer as entregas de delivery e tenha certeza de que isso será feito com eficiência e segurança ou opte por um serviço de motoboy particular ou contratado pelo aplicativo de delivery (se eu seu restaurante optar por essa estratégia).

2. Defina a área de atuação das entregas

Outro detalhe necessário é definir a área de entrega. Faça uma análise sobre quais localidades serão abrangidas pelo seu delivery e que fazem sentido para os negócios.

A dica para vender bem no delivery no primeiro momento é cobrir bairros próximos ao seu estabelecimento, pois quanto maior a área de atuação maior o número de pedidos – e você deve estar preparado!

Pense também que a distância de entrega impacta no tempo que será gasto com o transporte (ida e volta do motoboy), nos custos com combustível e na taxa de entrega para o cliente. Tudo isso faz parte de uma logística para delivery inteligente.

3. Administre o seu estoque de produtos

Um dos passos em como implementar delivery é entender que seu serviço só vai dar certo se houver uma gestão constante do estoque, até para definir qual será o cardápio.

Neste sentido, leve em conta a sazonalidade dos alimentos para usá-los da melhor maneira e evitar desperdícios. Além de serem mais saborosos, os alimentos sazonais tendem a ser mais nutritivos.

Depois de estruturar essa etapa, fica mais fácil saber se deve aumentar ou reduzir a compra dos seus produtos, pois, no momento de preparo dos pratos, não pode faltar nenhum ingrediente (nem sobrar).

Separamos sugestões de comidas para vender no delivery levando em consideração as tendências gastronômicas em ascensão, receitas autênticas e os hábitos de consumo dos consumidores.

Como otimizar a operação do seu delivery?

A escolha de uma boa plataforma de pedidos online é essencial, porque será ela a responsável pela entrega dos pedidos assim que saírem do seu restaurante. Além disso, veja outros pontos para otimizar delivery:

  • Conheça as rotas da cidade para fazer mais de uma entrega por viagem;
  • Tenha um sistema para monitorar o motoboy e registrar o tempo de entrega;
  • Pedidos feitos através de plataformas de entrega otimizam tempo dos funcionários;
  • Ofereça diversos tipos de pagamento para facilitar o fechamento do pedido.

Para evitar prejuízos e surpresas negativas, sempre trabalhe dentro das regras de funcionamento e respeite a legislação para delivery. Ao garantir a segurança alimentar e a saúde dos consumidores, você ganha confiança e mantém a credibilidade no mercado. Outra solução que aumenta a sustentabilidade do negócio é a adoção de uma dark kitchen.

Como atrair clientes para o seu serviço de delivery

De fato, um dos maiores desafios na missão de como implementar delivery é satisfazer e fidelizar os clientes, além de chamar a atenção de novas pessoas. Mas quais estratégias adotar para encantar seus consumidores para que queiram fazer novos pedidos? Olha só:

  • Invista em fotos de pratos feitas por um profissional para postar nas suas redes sociais. Essa tática não exige muito investimento, mas pode trazer ótimos resultados;
  • Ainda nas redes sociais, interaja, responda as perguntas, comentários, faça stories criativos anunciando os pratos, pois isso aproxima e passa confiança;
  • Crie programas de fidelidade para trazer promoções, dar cupons de descontos e brindes exclusivos aos clientes;
  • O consumidor também é atraído pela forma que o pedido é entregue. Invista em embalagens adequadas para que a comida chegue fresquinha e gostosa até a pessoa;
  • Invista na personalização dos entregadores! Por exemplo, crie uma roupa com as cores e o logo do restaurante. A tática é divertida e chama bastante atenção;

Por fim, uma estratégia que pode chamar a atenção para o seu restaurante delivery e ainda trazer benefícios para o planeta é trabalhar com a redução de resíduos. Isso ajuda a melhorar sua imagem no mercado e garante o sucesso a longa prazo. Saiba como aplicar o delivery sustentável no seu negócio.

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