A culinária do Centro-Oeste, é riquíssima em tradições culturais e ingredientes nativos, fazem da região, conhecida pela riqueza natural do Pantanal e do Cerrado, também bastante reconhecida por sua comida, dentro e fora do Brasil. São sabores únicos e ingredientes muito diferentes, que são capazes de atrair a curiosidade dos clientes que gostam de experimentar novas receitas.
Para guiar essa viagem pelos sabores do Centro-Oeste, destacamos o que a culinária e as tendências da região que podem ser um diferencial na sua cozinha. Vem com a gente!
A força dos ingredientes nativos do Centro-Oeste e seus sabores únicos
A culinária do Centro-Oeste possui sabores muito marcantes e surpreendentes no paladar. Esse diferencial vem exatamente dos ingredientes típicos da região, tais como frutos do cerrado, plantas, peixes, farinhas e carnes. Essa combinação de elementos tem potencial para agradar clientes que gostam de experimentar novos sabores e viajar pelo Brasil por meio da gastronomia.
Entre os clássicos da região, estão ingredientes como o pequi, fruta que é símbolo da gastronomia do Centro-Oeste e tem um sabor bem predominante nas receitas. O arroz com pequi e frango é, com certeza, uma ótima aposta para explorar a potência desse fruto no menu de seu estabelecimento.
Agora, se sua busca tiver foco em refeições rápidas, uma boa opção é apostar no sabor de empadões, saladas e tortas que ganham personalidade com o uso da guariroba, um tipo de palmito que cresce na região e é mais amargo do que o tradicionalmente usado nas cozinhas brasileiras. Essa característica traz um diferencial para o prato.
Além do pequi e da guariroba, os peixes de rio, geralmente mais gordurosos, são frequentes na culinária do Centro-Oeste e possuem um sabor mais forte em comparação aos de água salgada, sendo, sendo protagonistas em pratos clássicos, como a moqueca.
E, além dos ensopados, uma boa alternativa para os peixes de rio é assá-los na brasa, com destaque para espécies como o pintado ou o pacu, que podem chegar à mesa empratados em uma folha de bananeira com arroz e farofinha.
Cardápio versátil: do doce ao salgado
Outra boa estratégia para incorporar comidas típicas do Centro-Oeste em seu cardápio é trabalhar com a sazonalidade.
O caldo de piranha, por exemplo, é uma opção super diferente entre as receitas do Centro-Oeste – e que pode ser servido principalmente como uma entrada de personalidade no menu de inverno. Já a carne de sol com mandioca pode ser uma boa alternativa para criar uma promoção de prato para compartilhar em algum dia da semana.
E por que não apostar nos doces também? O pé-de-moleque todo mundo já conhece, mas o do Centro-Oeste é feito com castanhas de baru, ingrediente que é bastante nutritivo e dá um sabor mais suave ao doce, perfeito para encaixar na época de festa junina.
Tradições culturais e regionais que podem encantar seus clientes
E como o brasileiro é um povo carregado de tradições, não seria diferente com a culinária do Centro-Oeste. A região é muito marcada por misturar a influência indígena, africana e europeia, combinação que é muito evidente na criação das receitas.
Um exemplo bastante popular é a chipa, um tipo de pão de queijo delicioso que é de origem guarani e incorporada na cultura Centro-Oeste por conta da proximidade da divisa entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, onde povos guaranis habitam até os dias de hoje.
Além da chipa, o empadão goiano, como já diz o nome, é um clássico de Goiás e mistura vários sabores, como carne, legumes e a guariroba, ingrediente também muito usado no arroz.
Essas são boas referências de receitas que podem entrar no seu cardápio e trazer bastante autenticidade para o menu de seu food service.
O impacto da produção sustentável no Centro-Oeste para o seu negócio
Ao usar ingredientes produzidos no Centro-Oeste, além de criar um diferencial para os pratos oferecidos ao seu cliente com receitas de sabor especial, seu negócio também se destacará por incentivar a produção artesanal de insumos, o que colabora para o desenvolvimento dos pequenos produtores da região.
Além disso, são ingredientes que podem ser aproveitados por completo, desde a casca até as sementes, reduzindo o desperdício de alimentos da sua cozinha.
Agora que conhece preparos típicos da culinária do Centro-Oeste que vão enriquecer os sabores do seu cardápio, que tal mergulhar nas possibilidades que surgem da aposta em um menu repleto de comida afetiva?