Menu

Acarajé, moqueca de peixe, bobó de camarão... O tema aqui é comida baiana! Além de ser lembrada pelas belas paisagens, praias paradisíacas e música dançante, a Bahia é parte fundamental da gastronomia brasileira.

Se você quer incluir as comidas típicas da Bahia no menu do seu restaurante, é hora de saber tudo sobre as receitas tradicionais e temperos usados em cada prato que deixam qualquer um com água na boca. Vem descobrir com a gente!

A origem da comida baiana 

A culinária baiana é marcada por sabores únicos e marcantes, com pratos típicos que são fruto da mistura de cultura indígena, africana e portuguesa, com ingredientes como mandioca, milho (indígenas) e frutos do mar (portugueses) – da África, incorporamos a pimenta malagueta, o gengibre e o azeite de dendê.

A seguir, saiba quais pratos da comida baiana oferecer aos clientes para uma experiência gastronômica única e autêntica!

Pratos icônicos da culinária baiana

Com certeza, dar destaque a receitas nacionais no seu restaurante é uma forma de valorizar nossa cultura. E, agora que você está por dentro das origens da comida baiana, é hora de anotar os pratos salgados típicos do Estado para incluir no cardápio desde já.

 

Acarajé

Quando falamos em comidas típicas da Bahia, o acarajé é considerado um ícone. Feito com massa de feijão-fradinho e frito em azeite de dendê, leva recheado com vatapá (creme de amendoim e camarões), caruru (quiabo) e camarões para finalizar.

Vatapá

Outro prato popular da culinária baiana é o vatapá, que tem uma textura bem consistente e é feito com camarão, gengibre, amendoim, castanha, azeite de dendê, leite de coco e alho, além de temperos típicos.

Outro prato popular da culinária baiana é o vatapá, que tem uma textura bem consistente e é feito com camarão, gengibre, amendoim, castanha, azeite de dendê, leite de coco e alho, além de temperos típicos.

Moqueca de peixe

A receita tradicional é feita com peixe (badejo, robalo ou cação) e ingredientes bastante usados em pratos baianos, como leite de coco, azeite de dendê e pimentões. Geralmente, é servida com arroz branco e farofa. Já, para a versão vegana, a receita é feita com banana da terra para substituir o peixe.

Bobó de camarão

O bobó de camarão tem origem africana e leva leite de coco, mandioca e gengibre, formando um creme super saboroso onde os camarões são refogados, ficando macios e absorvendo todo o sabor dos ingredientes e temperos. Pode ser servido com arroz branco e pirão.

Abará

Pouca gente conhece esse prato típico da culinária baiana e pode confundir com o acarajé, que é frito em azeite de dendê. O abará é um bolinho de feijão-fradinho moído, cozido à vapor e embrulhado em uma folha de bananeira. Na massa, são colocados camarões secos e temperos, como gengibre e sal.

Sobremesas típicas da Bahia

Engana-se quem pensa que a comida baiana se resume em pratos salgados, vai além disso! Fique por dentro das sobremesas mais tradicionais da Bahia e prepare o estoque de ingredientes para começar a preparar essas delícias.

Quindim

Criação portuguesa, o quindim ganhou o coração e o paladar dos brasileiros, e na Bahia não foi diferente. Feita à base de ovos, queijo parmesão ralado, leite de coco e açúcar, é ideal para ser consumido após o almoço.

Cocada

Usado em diversos pratos baianos, inclusive em alguns preparos salgados, o coco é um ingrediente que não pode faltar na cozinha de comida baiana. Além da receita típica, que leva leite condensado, açúcar e coco ralado, com o tempo foram criadas outras versões com maracujá, abacaxi, chocolate, nozes etc.

Beiju

Consumido em todas as refeições, o beiju (tapioca) é um prato bem versátil, fácil de preparar e bastante saboroso. A receita é simples! Basta colocar a farinha de tapioca na frigideira e, por cima, colocar um pouco de manteiga para dar cremosidade ao prato. Pode ser recheado com o que o cliente desejar, de carne seca à camarão.

Mungunzá

Conhecido em outros Estados como “canjica”, o mugunzá é um dos doces mais famosos da Bahia. Entre os ingredientes estão: milho-canjica, leite, açúcar, canela e manteiga. Apesar de ser um doce típico para ser servido durante o período de festas juninas, pode ser consumido o ano todo.

Banana real

Clássica da culinária baiana, a banana real leva banana-da-terra, canela, banha de porco e um toque de cachaça. Pode ser consumida tanto no café da manhã ou é uma boa pedida para degustar como sobremesa. Veja como a banana pode ser usada em outras receitas.

Invista em 6 sobremesas nordestinas e torne o cardápio do seu negócio muito mais atrativo para encantar o paladar brasileiro.

O diferencial da utilização dos temperos na culinária baiana

De fato, um dos fatores que fazem da comida baiana algo único e especial são os temperos típicos. Entre eles, estão cominho em pó, açafrão-da-terra, pimenta-malagueta, pimenta-calabresa, coentro em pó e gengibre em pó.

Além desses temperos essenciais, que tal facilitar a operação na sua cozinha e realçar os sabores autênticos dos pratos? Conheça a linha Meu Tempero Knorr, feito com produtos in natura, desidratados e moídos em pó e que podem ser usados em receitas salgadas, otimizando o preparo dos pratos na sua cozinha.

Ainda tem dúvidas sobre quais ingredientes e temperos usar nas receitas? Entenda tudo sobre comida nordestina.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu