Os cardápios são um ponto de contato importante para todo estabelecimento de food service – por meio dele, o cliente vai conhecer melhor o conceito, a culinária e os preços praticados, pontos determinantes na satisfação. Para caprichar nas primeiras impressões e garantir uma experiência positiva, é necessário tomar alguns cuidados na elaboração desse documento.
A seguir, saiba como planejar cardápios de forma estratégica e condizentes com o que é oferecido em seu food service, além de detalhes que podem diferenciá-lo da concorrência para que seu negócio ganhe todo destaque merecido mesmo antes da comida chegar à mesa.
1. Seja original e estratégico
A originalidade na criação do menu é um dos principais atrativos de um restaurante, portanto, antes de colocar suas opções no papel, dedique-se a criar, testar e montar alternativas diferenciadas que atendam a diversos gostos e restrições alimentares. De forma autêntica, escolha especializar ou diversificar.
Além de buscar originalidade, é fundamental montar cardápios estratégicos que se apoiem em insumos inteligentes, ou seja, ingredientes versáteis capazes de serem utilizados em diversos pratos e reduzir etapas de preparação, como a linha Knorr Professional. Essa escolha trará vantagens tanto para o controle de estoque como para a eficiência operacional da equipe.
Uma forma de mesclar originalidade e eficiência é utilizar insumos versáteis para criar combinações inovadoras e surpreendentes para cardápios, sem perder a qualidade dos pratos. A criatividade da brigada de cozinha poderá ser potencializada ao explorar diferentes maneiras de utilizar esses ingredientes, proporcionando uma experiência gastronômica única que vai encantar a clientela no primeiro contato.
2. Mantenha-se atualizado
Tenha em mente que a abertura para mudanças é fundamental, evite cardápios fechados, estáticos e imutáveis. Para não ter dúvida sobre como fazer um cardápio de restaurante, destacamos algumas estratégias que você pode seguir:
- Tenha opções sazonais, adaptando seu menu conforme as estações do ano;
- Crie pratos e menus relacionados a datas comemorativas;
- Considere a possibilidade de ter um cardápio semanal; que seja flexível e sujeito a atualizações com base em pedidos e demandas dos clientes.
- Crie canais para receber ideias de adaptações e novos pratos sugeridos pela clientela.
Outra forma de manter seu negócio atualizado é oferecendo uma opção de menu digital. Esse recurso nas redes sociais pode facilitar a escolha dos clientes antes mesmo de chegarem ao estabelecimento físico, proporcionando uma experiência mais ágil e conveniente.
Cardápios digitais também permitem atualizações instantâneas, garantindo que os pratos estejam sempre em conformidade com as últimas mudanças e novidades do seu restaurante. Ao combinar a flexibilidade do menu com a comodidade do formato digital, você estará mais preparado para atender às preferências do público.
3. Use fotos originais dos pratos e bebidas
Opte sempre por fotos originais dos seus pratos e bebidas para alinhar expectativa e realidade. Após criar e testar as receitas que incluirá no cardápio, contrate um fotógrafo profissional para fazer as fotos que ilustraram suas opções ou faça um curso de fotografia para redes sociais.
Lembre-se de que oferecer fotos originais das suas receitas garante que os clientes saiam do seu estabelecimento satisfeitos e com a sensação de terem consumido aquilo que os foi oferecido desde o começo – isso pode evitar avaliações negativas e fomentar a fidelização.
4. Atente-se à estrutura e ao design
O visual também importa e não só pela beleza, mas para permitir fácil entendimento e permitir escolhas ágeis. Discutimos isso em como montar um cardápio de bar, mas de forma mais ampla, a diagramação dos cardápios é muito importante, já que os clientes dão muita importância para a ordem em que estão distribuídas as opções de pratos, bebidas, sobremesas, cafés etc.
Tenha em mente a base do que você planeja apresentar aos seus clientes, o conceito do seu estabelecimento, as cores que irão fazer parte da paleta de seu negócio e invista em um marketing que dialogue com você e crie a apresentação que você pretende passar para os seus clientes.
Não deixe de sinalizar opções para restrições e escolhas alimentares, como ocorre em dietas sem glúten, receitas preparadas apenas com ingredientes plant based ou pessoas que aderiram a uma alimentação funcional.
5. Alinhe os processos
Cardápios refletem os processos de um restaurante, já que concentram os resultados da criação e execução de receitas, atendimento ao cliente, conceito do estabelecimento e a política de preço.
Por isso, a partir das escolhas representadas ali, tudo precisa estar bem-organizado. Um cardápio só pode chegar à mão do cliente depois que você tomar as seguintes medidas.
- Definir um plano de negócios que oriente as decisões relacionadas ao menu;
- Elaborar ficha técnica dos pratos para garantir consistência nas preparações;
- Organizar o estoque para garantir a disponibilidade dos ingredientes necessários e evitar desperdício;
- Padronizar a operação gera eficiência e segurança no dia a dia;
- Seguir as regras de higienização é essencial para garantir a segurança alimentar e a satisfação dos clientes;
- Adotar práticas sustentáveis para um posicionamento responsável e consciente do restaurante, o que pode atrair e fidelizar um público preocupado com questões ambientais;
- Treinar a equipe para que todos os colaboradores estejam alinhados com os padrões de qualidade e serviço do estabelecimento;
- Calcular a precificação para garantir que os preços sejam competitivos e alinhados com a proposta do restaurante.
Elaborar fichas técnicas dos pratos, organizar o estoque, padronizar processos, seguir regras de higienização, treinar a equipe e calcular a precificação são ações essenciais para otimizar o uso de recursos financeiros e operacionais e evitar imprevistos, resultando em uma gestão eficiente na busca pelo sucesso do restaurante.
Agora que você já sabe o que considerar na hora de montar cardápios para bares e restaurantes, saiba mais sobre como começar um restaurante do zero.