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Estratégias valiosas, como o treinamento de equipe, podem simplificar a gestão da cozinha, aumentar a produtividade e manter a qualidade dos serviços do food service, segmento que tem convivido com inúmeros desafios, da inflação alta às consequentes reduções de quadro.

Nesse cenário atual, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase um terço dos bares e restaurantes ficou no vermelho em fevereiro, o pior índice desde maio de 2022.

A seguir, elaboramos uma lista com algumas dicas para driblar essa situação.

1. Gestão de equipe

O treinamento de equipe pode proporcionar mais segurança e agilidade nas atividades cotidianas, otimizando tempo e staff. Invista em cursos e palestras que agreguem não apenas conhecimento, mas também aumentem o moral dos empregados.

Experimente categorizar os treinamentos em: para integração, obrigatórios, sobre manuseio de equipamentos, liderança, cotidiano e relacionamento com o cliente. Veja mais dicas sobre como manter a motivação dos funcionários.

2. Cardápio simplificado

Nunca subestime o poder de um cardápio bem-planejado. Nesse caso, para manter o faturamento, é importante oferecer opções rentáveis com bastante saída e etapas de preparo reduzidas.

Ao avaliar o cardápio e identificar quais pratos são mais populares e rentáveis, você poderá simplificá-lo sem comprometer a qualidade dos serviços. Dessa forma, a equipe poderá ter a preparação dos pratos mais solicitados como foco e realizar as tarefas com mais agilidade. Além disso, um cardápio simplificado ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e a controlar melhor o estoque.

3. Planejamento de estoque

Um dos segredos para o sucesso é fazer um planejamento de estoque detalhado, levando em consideração a quantidade de ingredientes necessários para cada prato (por meio da ficha técnica) e a previsão de demanda. Algumas formas de manter a organização de estoque são:

  • Etiquete e classifique os produtos: assim ninguém perde tempo procurando algum insumo;
  • Registre entradas e saídas: isso ajuda a fazer compras inteligentes com uma reposição contínua ou periódica assertiva;
  • Oriente os funcionários: é importante transmitir a todos os procedimentos para retirada de mercadorias e definir quem deve ser o responsável por fiscalizar esse processo.

Você ainda pode encontrar mais informações sobre esse tópico em um artigo sobre os principais problemas na organização de estoque e como solucioná-los.

4. Padronização da operação

Para otimizar a operação, cada minuto conta. A falta de organização pode levar a atrasos, erros e desperdício de tempo e ingredientes. Por isso, estabeleça processos eficientes e padronizados para garantir que a operação seja fluida e produtiva.

A padronização da operação envolve definir procedimentos claros para cada etapa do fluxo de trabalho, desde o recebimento dos fornecimentos até a finalização do prato e a higienização da cozinha. Esses procedimentos devem ser documentados e comunicados de forma clara para toda a equipe, garantindo que todos estejam na mesma página e sigam os mesmos padrões.

Procedimentos operacionais padronizados de boas práticas para serviços de alimentação são uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

5. Produtos versáteis

Para manter a qualidade dos serviços sem sobrecarregar os funcionários, invista em produtos multifuncionais que possam ser utilizados em diferentes receitas e etapas de preparação. Molhos, temperos, massas e vegetais pré-preparados são excelentes exemplos de insumos que podem ajudar a reduzir o tempo e o esforço dedicados à preparação dos pratos.

As soluções UFS são pensadas para reduzir etapas de preparação e facilitar o cotidiano das operações do food service, o que as torna uma peça-chave na hora de aprimorar a eficiência de seu time e tornar seu estoque menos complexo

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