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Tão importante como anunciar aumento de preço é entender a movimentação do mercado. Para compensar as perdas acumuladas e os aumentos nos insumos, os operadores agora demonstram maior confiança ao repassar custos para o cardápio, visando manter a sustentabilidade financeira ao final deste ano.

Os dados mais recentes do IPCA-IBGE corroboram essa tendência, revelando que o setor de bares e restaurantes acumulou um aumento de 4,42% na inflação ao longo de 2023, superando os 3,75% do índice geral. Comunicar esse aumento de modo transparente e eficaz torna-se essencial.

A honestidade e a objetividade com o seu público na estratégia de como anunciar aumento de preço são fundamentais para construir e manter um relacionamento de respeito e confiança. Para auxiliar seu restaurante a enfrentar esse desafio, confira algumas dicas imperdíveis sobre como comunicar o reajuste de preços a seguir.

1. Primeiro, entenda seus custos e busque reduzi-los

Antes de pensar em como anunciar aumento de preço, porém, é preciso saber se as contas estão batendo ou não. Para isso, o acompanhamento de dados financeiros, por meio de fluxo de caixa e CMV, em uma gestão eficiente, devem servir para uma análise minuciosa na investigação dos motivos de aumento de custos.

Para garantir dados assertivos nesse processo, utilize a ficha técnica para melhor padronização de processos e formalizem tudo em documentos e índices. Então, avalie se ajustes nos produtos, fornecedores ou pessoal podem compensar os novos custos.

2. Calcule os riscos

Ao optar por repassar o aumento aos consumidores, esteja ciente dos possíveis riscos, como a potencial perda de parte da clientela. Mantenha uma sintonia estratégica com os valores de mercado e da concorrência, evitando discrepâncias muito grandes.

3. Se programe com antecedência

Além de calcular o reajuste considerando inflação, margem de lucro e competitividade, evite comunicar o ajuste em cima da hora. A surpresa pode afastar clientes e causar desconforto no momento do pagamento. Na comunicação, destaque a data de entrada em vigor do ajuste, proporcionando aos clientes, no mínimo, uma semana de antecedência.

4. Respeite a legislação

Além de saber como anunciar aumento de preço, é importante se assegurar de que o reajuste que você propõe não é excessivo ou injustificado, conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (art. 39, X). Práticas abusivas de elevação de preços sem justificativa adequada podem prejudicar a imagem do negócio.

Ao anunciar o aumento, mantenha uma abordagem realista, lembrando-se dos princípios básicos de precificação, em vez de focar apenas no lucro imediato.

Formas de comunicar reajuste de preços

Depois de considerar todos os fatores para calcular o reajuste de preços de forma justa e o tempo de antecedência para anunciá-lo, você pode explorar as possibilidades de divulgação e os tipos de comunicado para os seus clientes. Vamos pensar sobre onde e como fazer isso? Nossa dica é explorar as possibilidades online e offline, e até mesclá-las.

No estabelecimento, invista em cartazes. Como nesse meio não há espaço para muito texto, uma ideia é inserir um QR-code com um texto do tipo “saiba mais”, na intenção de direcionar o cliente à comunicação online, em site ou rede social, contendo os pormenores da situação.

Nas redes sociais, mantenha um tom claro, objetivo e sincero totalmente voltado para a sua comunidade. Falar sobre política de preços constantemente torna mais fácil anunciar aumentos, como veremos ao final deste artigo.

O marketing digital permite que se crie um relacionamento muito estreito com quem consome em seu estabelecimento. Aproveite esse laço para incluir o usuário em decisões em enquetes nos stories do Instagram, por exemplo. Uma alternativa é perguntar desde o início se eles pagariam mais para manter a qualidade dos pratos e, isso, de quebra, serve como insumo para uma pesquisa de mercado.

Quanto mais pessoal, melhor: por exemplo, um vídeo com os operadores ou com o próprio dono do negócio explicando as causas dos novos valores pode gerar um resultado ainda mais positivo. Mandar e-mails e enviar mensagens de WhatsApp para os clientes mais fiéis ao seu negócio também é uma alternativa – gera um sentimento de proximidade na hora de fazer anúncios e te ajuda a compreender a opinião do público e suas reações.

Como justificar reajuste de preço

Quando se respeita o consumidor, o relacionamento com ele fica muito mais fácil.  Não tem como anunciar aumento de preço sem explicar os motivos, veja algumas dicas:

  • Tenha canais de conversa com o consumidor, estabelecendo uma base de transparência no relacionamento – redes sociais, WhatsApp, e-mail, etc.
  • Explique de maneira abrangente os motivos por trás do reajuste, utilizando argumentos sólidos, como o aumento nos custos operacionais e a inflação do ano anterior.
  • Alinhe-se às experiências compartilhadas, destacando, por exemplo, o impacto do aumento de X% no valor da carne, se o seu restaurante oferece churrasco como foco.
  • Utilize a argumentação como ferramenta principal, conscientizando os clientes sobre os desafios enfrentados e criando uma conexão por meio da identificação com suas próprias experiências diante da inflação.
  • Seja coerente e honesto em suas declarações, garantindo que a mensagem transmitida gere o impacto positivo desejado nos receptores.

Faça um checklist com essas dicas para aprender como anunciar aumento de preço com um comunicado cauteloso.

Reforce os diferenciais do seu negócio

Uma boa estratégia argumentativa é a de destacar o lado positivo antes de apresentar o negativo. Use esse recurso ao seu favor colocando em evidência o valor agregado do seu produto/serviço no momento da comunicação do ajuste.

Alguns benefícios para os quais você pode chamar atenção na mensagem de reajuste de preços para clientes:

  • Programas de fidelidade: destaque como quem continua consumindo no seu estabelecimento, apesar da mudança de preço, ainda tem diversas vantagens;
  • Promoções: combos com bebida e/ou sobremesa, dias da semana e horários com valores mais acessíveis, brindes, concursos etc.;
  • Melhorias: com aumento de preço, às vezes vem também algum investimento bacana. Esses itens podem ir além das justificativas. Por exemplo, um salão mais amplo = mais conforto; uma equipe mais bem preparada = melhor atendimento; menu mais diverso = mais opções.

Tudo isso mostra que você se preocupa em oferecer um bom serviço/produto e preza pelo bem-estar do seu cliente, retificando que o aumento de preço não é algo de má fé. Todos esses cuidados são fundamentais na estratégia de como anunciar aumento de preço, pois reforçam o vínculo com os clientes em um momento delicado.

Exemplos de comunicado sobre política de preços

Veja alguns exemplos de como falar sobre política de preços com o cliente pelas redes sociais. O restaurante vegano Animal Chef (SP) e a cafeteria Descoberta (CE) tocam delicadamente no assunto em publicações no Instagram. Ambos discutem o que levam em consideração ao precificar seu cardápio e reforçam um compromisso de transparência com a clientela. 

Explore as possibilidades de divulgação

 Post Completo
Fonte: reprodução/Instagram @animalchef

Explore as possibilidades de divulgação

Post Completo
Fonte: reprodução/Instagram @descoberta.benfica

O marketing digital permite que se crie um relacionamento muito estreito com quem consome em seu estabelecimento. Aproveite esse laço para incluir o usuário em decisões em enquetes nos stories do Instagram, por exemplo.

Uma alternativa é perguntar desde o início se eles pagariam mais para manter a qualidade dos pratos e, isso, de quebra, serve como insumo para uma pesquisa de mercado.

Quanto mais pessoal, melhor: por exemplo, um vídeo com os operadores ou com o próprio dono do negócio explicando as causas dos novos valores pode gerar um resultado ainda mais positivo.

Mandar e-mails e enviar mensagens de WhatsApp para os clientes mais fiéis ao seu negócio também é uma alternativa – gera um sentimento de proximidade na hora de fazer anúncios e te ajuda a compreender a opinião do público e suas reações. Esse contato é fundamental para decidir como anunciar aumento de preço.

Um fator muito relevante na hora de precificar é o cardápio, então, é bem importante saber quando mudar o menu do seu negócioHora de colocar a mão na massa!

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