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Se antes sentar-se à mesa e receber o pedido era o suficiente para a satisfação do cliente, hoje, quem visita um restaurante espera desfrutar de uma experiência gastronômica encantadora, mesmo que esteja em um estabelecimento mais simples.

Então, com o grau de exigência do comensal elevado, para fidelizar a clientela, é importante que você conheça e aplique esse conceito – e, neste artigo, te contamos por que e como você deve incorporá-lo à operação do seu negócio.

O que é experiência gastronômica?

Culturalmente, nós estamos cada vez mais dispostos a investir em vivências, ou seja, em momentos de prazer não necessariamente ligados à bens materiais, como viagens, lazer, alimentação e conhecimento.

Desse modo, é natural que ganhe cada vez mais relevância a busca por momentos memoráveis à mesa – uma vivência especial com comida de qualidade, executada de modo inesquecível. Esse pode ser o resumo do que é experiência gastronômica: quando, ao nos alimentarmos, desfrutamos de sensações que extrapolam o paladar.

Embora o sabor seja a grande estrela, fundamental, oferecer um serviço com esse padrão não se restringe à comida. O cliente deve ser aguçado em todos os seus sentidos e o bom resultado da proposta exige cuidados em vários aspectos, como veremos mais para frente.

Vale destacar ainda que o conceito está presente desde os restaurantes mais requintados até o self service com comida caseira e saborosa.

Por que proporcionar experiências memoráveis no seu negócio de food service?

Na correria do dia a dia, às vezes pagar as contas acaba sendo a prioridade e o cliente é tratado como um cifrão. Porém, isso não pode acontecer – imaginamos que todo operador de food service deseja ver o cliente satisfeito e seu negócio com boa reputação na comunidade.

A alimentação é uma necessidade básica, já a gastronomia é arte. Uma vez que se opte por um estabelecimento gastronômico, é preciso oferecer algo que realmente impressiona e emociona de alguma forma.

Dito isso, oferecer uma experiência gastronômica de qualidade é uma das principais formas de encantar e proporcionar a  fidelização de clientes. Afinal, o cliente satisfeito, além de se tornar também um cliente frequente, indica e recomenda o estabelecimento para outras pessoas.

Não é segredo que as pessoas gastam com lembranças de momentos importantes, isso agrega valor ao seu serviço e pode entrar na precificação do cardápio.

O que é fundamental para uma boa experiência gastronômica?

Agora, vamos destacar o que é fundamental para uma boa experiência gastronômica, que seja capaz de  tornar as visitas ao seu restaurante inesquecíveis. O mais legal é você perceber que todas essas orientações são realmente simples de serem implementadas.

Manter os sentidos aguçados

experiencia gastronomica

Aproveite as possibilidades culinárias para criar. Explore cores, sabores e texturas para proporcionar novas experiências e mexer com os sentidos aguçados do comensal. Um exemplo de como isso é feito é a culinária molecular – um pequeno toque de ciência transforma qualquer prato em um experimento.

Se um menu criativo não é uma opção para o seu negócio, tudo bem! O básico bem-feito de uma comfort food caseira também instiga os sentidos e cria memórias agradáveis. O importante é servir pratos realmente saborosos e harmônicos. Para isso, também é uma boa escolha investir em toques de técnica mais refinada do chef de cozinha.

Agradar todos os sentidos não é papel apenas da comida servida, como veremos no tópico seguinte.

Caprichar na ambientação

Iluminação, cores, aromas, limpeza, conforto e decoração fazem parte de uma boa experiência gastronômica. Todos os cantinhos do seu espaço precisam ser pensados em sintonia com estratégias para atrair clientes e fidelizá-los. E vale lembrar que manter a higienização em dia e uma distância segura entre as mesas são, inclusive, normas da Anvisa.

A ambientação favorece também a percepção do cliente a respeito da autenticidade e da identidade de seu negócio. Nome, cardápio, mesa, atendimento, tudo precisa estar em sintonia para que haja uma unidade que represente o restaurante e esse local seja lembrado por oferecer uma boa experiência.

Proporcionar atendimento de excelência

Sabe que tipo de situação também é inesquecível para o cliente? Um atendimento ruim. Mas imaginamos que não é por um episódio como esse que alguém gostaria de ser lembrado. Portanto, proporcionar uma vivência agradável é também evitar as desagradáveis.

Uma fala grosseira, um preparo demorado ou algum outro deslize técnico. Qualquer episódio desse tipo que aconteça vai refletir negativamente na experiência gastronômica do cliente e, consequentemente, vai impactar a reputação do seu estabelecimento.

Logo, é imprescindível manter sua equipe treinada e os processos padronizados para que tudo ocorra como uma linda orquestra, em que cada integrante executa sua parte à perfeição para garantir uma melodia inesquecível.

Seguindo nossas dicas, sempre que alguém lembrar de seu restaurante será com carinho e uma coleção de boas memórias. Conecte-se com seus clientes e conheça bem o seu público para que você seja sempre capaz de oferecer uma experiência gastronômica única a seus clientes

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