Combos de lanches são uma estratégia poderosa especialmente para lanchonetes e padarias que buscam aumentar suas vendas e, de quebra, proporcionar uma experiência eficiente aos clientes. Na correria do dia a dia, poder contar com uma refeição rápida e completa, faz toda a diferença.
Neste artigo, vamos explorar um guia passo a passo para quem aprender como fazer combos de lanches irresistíveis que atendam diferentes perfis de clientes de maneira lucrativa.
1. Faça uma pesquisa de mercado e entenda seu público
Pode parecer clichê, mas o primeiro passo para criar combos de lanches eficazes é entender o que seu público-alvo está buscando. Faça pesquisas de mercado, analise o comportamento dos clientes e colete feedbacks para identificar quais são os lanches mais populares e as preferências do pessoal.
Isso ajudará na seleção dos produtos e combinações mais adequadas: por exemplo, opções de menu kids, combos com lanches vegetarianos, versões gourmet etc. Adiante, traremos mais ideias de combos de lanches para você se inspirar.
2. Escolha os tipos de lanche e combos alinhados aos seus objetivos
Quando os interesses do público e o conceito de seu restaurante já estão em mãos, é hora de dar mais forma a ideia. Saiba que existem diferentes tipos de combos de lanches que você pode oferecer em seu estabelecimento. Alguns exemplos incluem:
- Combo econômico: ideal para clientes que buscam uma refeição rápida e um combo de lanches barato. Geralmente, inclui um lanche básico e uma bebida por um preço bem atrativo.
- Combo gourmet: para clientes que valorizam a qualidade e a sofisticação, ofereça tipos de lanches com ingredientes premium e opções exclusivas. Aqui você pode oferecer os tipos de sanduíche que são próprios da casa, acompanhamentos artesanais e condimentos diversos. A apresentação também precisa ser valorizada.
- Combo família: pensado para atender às necessidades de grupos maiores, oferece uma variedade de lanches e acompanhamentos que podem ser compartilhados por toda a família ou grupos maiores. no estilo comidas para compartilhar, esse tipo combina amis com eventos sociais, feriados e finais de semana.
- Combo equilibrado: direcionado para clientes preocupados com a saúde, ele inclui opções de lanches nutritivos, como sanduíches de frango grelhado ou saladas, acompanhados de sucos naturais ou água de coco.
Veja algumas receitas de sanduíche para compor seus combos e considere incluir sobremesas para agregar ainda mais valor ao pedido.
3. Selecione produtos e combinações práticas para a cozinha
Ao montar combos de lanches para sua lanchonete ou padaria, não se esqueça da importância da praticidade no dia a dia. Opte por ingredientes que possam ser pré-preparados e/ou utilizados em diferentes tipos de lanches, como carnes grelhadas, queijos variados, vegetais frescos e molhos diversos -- escolha opções rentáveis e superversáteis, como os tipos de maionese Hellmann’s, que rendem até 30% mais do que a concorrência.
Priorize combinações que sejam simples de montar e que não exijam muitos passos na preparação. Isso ajuda a evitar a sobrecarga na cozinha e garante que os pedidos sejam entregues rapidamente aos clientes. Nunca deixe de padronizar os combos por meio de ficha técnica.
Além disso, os tamanhos das porções dos combos precisam ser adequadas para satisfazer a fome dos clientes sem exagerar. Isso ajuda a evitar o desperdício de alimentos e garante uma experiência positiva para os clientes.
4. Precifique seu combo
A estratégia comum é garantir que o preço dos combos de lanches seja menor do que se os itens fossem pedidos separadamente. Isso cria um incentivo para os clientes escolherem o combo, em vez de comprar os itens individualmente, e pode ajudar a impulsionar as vendas. Porém, esteja por dentro das formas de precificação para não sair no prejuízo.
Além de estabelecer um preço fixo para seus combos, também pode ser útil oferecer descontos sazonais, promoção de lanches e pacotes de fidelidade. Isso pode ajudar a atrair clientes e aumentar o volume de vendas.
5. Promova os combos
Destaque os combos em seu menu, em materiais de marketing online e offline e, claro, nas redes sociais, para atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a experimentar as ofertas. Você pode ter um combo com desconto especial para cada dia da semana, por exemplo. Na divulgação, seja qual for, boas fotos dos pratos são essenciais.
Por sorte, na Academia UFS, temos um curso online 100% gratuito de fotografia gastronômica para te ajudar a promover seus combos de lanches com imagens irresistíveis.