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Alguns restaurantes, em vez de montar um cardápio infantil, restringem a presença de crianças, mas isso não costuma ser visto com bons olhos socialmente. Se, ao contrário de excluir, você quer tornar seu estabelecimento mais inclusivo, ainda mais em períodos como os de férias escolares e feriados, experimente abordar a alimentação infantil no menu.

Os chamados locais family friendly (ou ‘amigável para a família’, em tradução livre para o português) são apropriados para esse tipo de público e possuem adaptações para que todos os consumidores fiquem confortáveis, da menor à maior idade.

Neste artigo, vamos mostrar dicas importantes para que o conceito se torne realidade no seu negócio, com informações sobre tamanho de porções, ingredientes nutitivos, peculiaridades do cardápio infaltil e adaptações práticas. 

Por que investir num cardápio infantil no seu restaurante?

Uma simples adaptação pode impactar diretamente na imagem e no faturamento do estabelecimento, sabia? Isso é o que chamamos normalmente de “agregar valor” – pequenas ações que levam o cliente a escolher você, independentemente do preço.

Veja três principais vantagens de se optar por um menu kids.

  • 1. Fidelização: uma vez conquistados, mães e pais tendem a se tornar clientes fiéis. Eles são um público mais maduro e, via de regra, não estão em um momento de descobertas e experimentações. Portanto, agarre a oportunidade de se tornar o estabelecimento mais querido pela família e ganhar visitas frequentes;
  • 2. Ticket médio alto: pelos mesmos motivos acima, esse público preza por conforto e tende a gastar um pouco mais por isso. Seja algo que a criança pediu, seja uma comfort food, seja uma sobremesa para dividir, o ticket médio pode ser elevado quando em família;
  • 3. Potencial sazonal: na virada e no meio do ano temos as férias escolares! Um período em que os pais saem mais com as crianças para comer cardápios sazonais, e podem até dar itens do cardápio infantil como presentes. Aproveite também outras datas de comemorações familiares como a festa junina e as comemorações de final de ano.

Como montar um menu infantil?

Claro, minipessoas têm um paladar diferenciado e isso não pode ser ignorado na hora de montar o menu infantil. No entanto, as diferenças entre o cardápio infantil e o padrão podem ser estratégicas a fim de minimizar custos.

O que servir no cardápio infantil

Prato infantil virou sinônimo de comida gordurosa, doce e nada saudável, mas seu estabelecimento não precisa reforçar isso. Você pode criar porções menores e adaptadas de pratos que já existem no seu cardápio, atente-se a algumas dicas:

  • Temperos e texturas: um cardápio de comida que faz bem para a criançada pode evitar temperos que fogem do tradicional, como curry, chimichurri, ervas finas, pimenta, etc. Foque no básico para um paladar sensível, mas menos maduro, como opções caseiras e familiares. O mesmo vale para as texturas!
  • Tamanho das porções: crianças comem menos do que adultos, portanto é interessante ter uma nutricionista que possa calcular a porção adequada para oferecer e evitar desperdício ou insatisfação dos clientes. Saiba mais sobre o que considerar ao calcular o tamanho das porções;
  • Cardápio nutritivo: a alimentação é especialmente importante na fase de crescimento e precisa ser nutritiva sem deixar de ser gostosa. Incentive uma alimentação saudável, mas com aparência de junk food como pizzas e lanches com vegetais “escondidos”, entro outros ingredientes nutritivos. 

Como tornar o cardápio atrativo para crianças?

O público é muito diferente e o cardápio infantil também precisa ser. Use a criatividade e personalização para tornar o cardápio atrativo tanto no papel quanto nos pratos.  Algumas formas de fazer isso:

Seja criativo no design

No layout do menu kids, tenha temas e personagens na hora de apresentar os pratos, assim como figuras e desenhos coloridos. Utilize nomes divertidos para identificar as comidas, algo que converse diretamente com o universo infantil, como brincadeiras, desenhos e jogos da moda. Preze mais por isso do que descrever os ingredientes (e não se esqueça de instruir o garçom a explicar os pratos para os pais).

Na apresentação dos pratos, não deixe de criar formas inusitadas ou fofas. Por exemplo, estrelinhas de carambola, arvorezinhas de couve-flor, refeição em forma de palhaço, pão com corante verde… solte a imaginação!

Ofereça um serviço personalizado

Se comunique diretamente com as crianças. Você precisa prender a atenção delas: para isso, utilize uma linguagem simples, e pense em fotos e ilustrações para quem ainda não é alfabetizado. Também leve em consideração escolhas e restrições alimentares, como preparos sem glúten para celíacos ou opções livres de lactose, assim você torna seu cardápio infantil inda mais inclusivo.

Aproveite as oportunidades!

Menu Kids é uma grande oportunidade de negócio. Quem não se lembra de um certo combo de lanche que vem em uma caixinha vermelha acompanhado de um brinquedo edição limitada? Deixe essa e outras ideias te guiarem:

  • Ofereça condições especiais para festas infantis, seja para comemoração de aniversários ou para eventos de férias escolares;
  • Incentive a adoção de frutas como sobremesa e sucos naturais como bebida dando desconto para quem optar por esses itens de cardápio nutritivo;
  • Crie um programa de fidelidade voltado para os pequenos, utilizando gamificação;
  • Crie uma série de opções “colecionáveis”, por exemplo, 5 opções de lanches de super-heróis, cada um com um adesivo correspondente.

Inspire-se em grandes e famosos restaurantes para ir com crianças e adapte essas ideias à realidade do seu negócio.

Cuidados além do cardápio infantil

Nem tudo são porções fofinhas, o restaurante também precisa estar preparado para receber crianças em todo o ambiente. Por isso, além de um cardápio infantil rico, ofereça um espaço de fraldário, cadeiras mais altas para que crianças comam à mesa, espaço amplo e rampas para que as pessoas possam se locomover com carrinhos de bebê.

Além das questões de segurança, procure, ainda, ter um espaço kids monitorado, com brinquedos e decoração divertida, para que as crianças se sintam à vontade para brincar enquanto adultos conversam.

Tudo isso faz parte do processo de encantar o cliente, que vai garantir uma clientela fiel para fazer seu estabelecimento prosperar. Mãos à obra!

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