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Para não levar prejuízo, é importante ser cuidadoso ao decidir o que comprar na Black Friday. Essa data, no final de novembro, tende a ser o ponto de partida para as grandes movimentações econômicas do varejo no fim de ano, mas precisa ser vista de maneira estratégica.

Em 2022, pela primeira vez, o faturamento no setor de alimentos e bebidas apresentou uma leve queda de 3,3%, mas, ainda assim, o número de pedidos cresceu mais de 10% no período, segundo dados de uma pesquisa da Globo sobre Panorama do Consumo 2º Semestre 2023.

Neste artigo, vamos fornecer cinco estratégias para que você possa tirar o máximo proveito dessa ocasião. Veja como se planejar, otimizar seu estoque e se preparar para as festas sem perrengues.

1. Antecipe a demanda e faça um planejamento de compras

Quando se é um empreendedor, as compras planejadas são um diferencial na hora de minimizar custos com o seu negócio. Pensar o que comprar na Black Friday, portanto, pode ser uma oportunidade de antecipar as demandas de final de ano, quando o verão, férias, recesso e feriados tendem a aumentar a clientela e acelerar a operação.

Revise os dados históricos de vendas ou projeções para identificar tendências sazonais. Isso ajudará na previsão de demanda e, com isso, você pode desenvolver um planejamento de compras mais preciso com base na estimativa de refeições que serão vendidas e de ingredientes que você mais vai precisar nos próximos meses.

2. Faça uma verificação geral de equipamentos e produtos

Além de olhar para o futuro, avalie o presente. Comece identificando as necessidades específicas do seu restaurante, criando uma lista detalhada dos itens que precisam ser reabastecidos. Isso inclui desde utensílios de cozinha até ingredientes específicos que são essenciais para o cardápio.

Para equipamentos e utensílios de cozinha industrial, vale verificar o estado de desgaste para determinar possíveis substituições. Se você mantiver registros precisos de todas as compras, incluindo datas, quantidades e preços, isso facilitará a avaliação do desempenho das compras e a identificação de áreas de melhoria.

3. Evite desperdícios ao priorizar a qualidade das compras

Ao planejar o que comprar na Black Friday, concentre-se em priorizar itens de alto consumo, aqueles que são utilizados diariamente e têm uma demanda constante. Garantir um estoque adequado desses itens pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

Itens desejados, mas com baixo giro por conta de seu alto custo, podem ser adquiridos com um preço especial nesse período, mas atente-se às quantidades -- Altas quantidades de insumos que você não usa frequentemente abrem margem para desperdícios.  Esse momento de euforia não é adequado para lançar um novo prato no menu sem testes ou trocar um ingrediente por outro mais barato que pode não agradar os clientes.

Além disso, certifique-se de ter espaço de armazenamento adequado para os itens adquiridos. Um bom controle de estoque de restaurante inclui a garantia de que os produtos possam ser armazenados de forma segura e organizada – como os produtos desidratados Purê de Batatas e a Base de Tomate Desidratado Knorr, feita com 88 frutos.

Para ingredientes perecíveis, evite comprar em excesso, pois isso pode levar a desperdício de alimentos. Mantenha um equilíbrio cuidadoso entre a quantidade e a frequência de pedidos para evitar perdas.

4. Pesquise, com calma, em diversas fontes

Na pesquisa da Globo sobre consumo, conduzida em maio deste ano, 81% dos entrevistados disseram que, para encontrar um bom preço na Black Friday, é importante pesquisar bastante e com antecedência. Siga esse exemplo na sua estratégia na hora de montar o carrinho em uma loja só.

Apesar de ser um dia específico, 24 de novembro este ano, as promoções costumam ocorrer desde o começo do mês, por isso adiante as pesquisas e não espere o último momento para escolher o que comprar na Black Friday. 

Ao pesquisar, não se limite a uma única fonte. Busque os produtos para restaurante em diferentes lojas, online e offline, e aplicativos para encontrar as melhores ofertas. Comparar preços é fundamental para economizar, mas atente-se também a formas de pagamento, credibilidade, cashback, cupons de desconto, políticas de devolução, prazo de entrega e outros benefícios. Falaremos mais sobre isso na próxima, e última, dica.

5. Veja além do preço para decidir o que comprar na Black Friday

No decorrer de novembro, a indústria trabalha em conjunto para minimizar os custos, visando alcançar o tão aguardado preço de Black Friday. Contudo, é importante lembrar que fazer compras de forma inteligente economiza o dobro. Esteja atento a algumas questões:

  • Antes de fazer compras, verifique as políticas de devolução dos fornecedores. Isso pode ser útil caso você precise devolver ou trocar produtos defeituosos ou que não atendam às suas necessidades.
  • Ao encontrar ofertas durante a Black Friday, não se concentre apenas no preço. Certifique-se de que os produtos que você está comprando atendem aos padrões de qualidade necessários para o seu restaurante. Comprar produtos de qualidade inferior pode custar mais caro a longo prazo.
  • Preço de Black Friday também não é tudo quando se trata de um fornecedor pouco confiável. Inclusive, você já sabe como escolher um fornecedor?
  • Procure produtos alinhados com seus valores ecológicos e éticos para manter a produção consciente como um diferencial competitivo para o seu restaurante.

Tenha em mente que grandes descontos, às vezes, podem esconder segredos indesejados, como produtos com defeitos ou à beira do prazo de validade. E, mesmo na ausência desses problemas, nem todo desconto, por mais generoso que pareça, é realmente benéfico para o seu estabelecimento.

Venda mais na Black Friday com Unilever Food Solutions

Na busca pelo sucesso na Black Friday, é essencial adotar uma abordagem estratégica que equilibre preços atraentes com qualidade e eficiência. Na Unilever Food Solutions, entendemos as necessidades do setor de food service e estamos aqui para apoiar o seu restaurante em cada etapa dessa jornada.

Oferecemos soluções com o melhor custo-benefício do mercado, garantindo que você possa manter a qualidade dos pratos sem comprometer suas margens de lucro. Além disso, nossos treinamentos da Academia UFS e conteúdo exclusivo fornecem as ferramentas necessárias para atrair e fidelizar a clientela, aproveitar datas comemorativas e impulsionar seus negócios ao longo do ano.

Prepare-se com nossas dicas e tenha sucesso na estratégia sobre o que comprar na Black Friday. A Unilever Food Solutions está aqui para ajudar você a conquistar seus objetivos e prosperar no competitivo mundo da gastronomia.

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