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A Pandemia de Covid-19 virou o mundo de ponta-cabeça e mostrou que imprevistos acontecem, mas que por isso deve-se deixar de acompanhar as tendências de mercado, principalmente se você é um empreendedor do setor alimentício.

Selecionamos dados animadores das pesquisas do ramo e ainda batemos um papo com a chef Thais Gimenez – a especialista em tendências do nosso time de chefs - , que destaca alguns movimentos gastronômicos para você ficar de olho.

Positividade nas projeções do setor alimentício

Após as turbulências econômicas de 2020 e 2021, este ano funcionou como um momento de reflexão para todo o mercado. A retomada econômica é cautelosa, mas mostra resultados positivos para o setor alimentício, um dos que mais sofreu com as restrições da pandemia.

As pesquisas da ABRASEL mostram que 32% dos Bares e Restaurantes do país tiveram lucro em julho, além de um segundo semestre aquecido para as contratações. Pensando nas tendências de mercado do ano que se aproxima, para os primeiros meses de 2023, a palavra é otimismo

Especialista no setor de alimentos e bebidas do Sebrae, Roger Klafke, em apresentação no Congresso Abrasel, revela ainda que 72% do setor visa aumentar o faturamento em 2023 e mais da metade dos estabelecimentos pretende uma expansão dos negócios.

Apesar de ser provável que 2022 termine com crescimento real de 5% no setor de bares e restaurantes, a Abrasel também aponta uma insegurança em relação à inflação, que pode elevar custos e diminuir o poder de compra por todo o mundo.  

4 Trends em negócios para bares e restaurantes

4 Trends em negócios para bares e restaurantes

Alguns recursos já viraram tendência para os negócios gastronômicos, principalmente ancorados nos resultados positivos da retomada. Além disso, seria ingênuo dizer que podemos viver como antes da pandemia: o mundo mudou e se adapta constantemente a novas demandas.

Veja alguns destaques do mercado de comidas:

1. Delivery

Aṕos o fechamento dos salões, muitos restaurantes foram forçados a entrar para o sistema de entrega de comidas. Esse recurso não foi o suficiente para reerguer o setor, mas mostrou novas formas de fazer negócios. Agora, sem pressa, os estabelecimentos podem repensar o delivery não por necessidade, mas como forma de expandir sua atuação.

2. Dark Kitchens

Muito relacionada à alta dos deliverys, as dark kitchens são cozinhas fantasmas que existem apenas para suprir uma demanda de entregas, sem salão ou atendimento ao público. Nós já cantamos essa bola em nosso artigo sobre o que é dark kitchen e por que o conceito é a nova tendência de mercado no ramo de food service.

3. Pagamento sem contato

Bye bye, dinheiro! Está cada vez mais difícil ver pagamentos com dinheiro em espécie. Após a pandemia, os cuidados com higiene redobraram e o assunto ficou ainda mais sério em locais onde se faz refeições – afinal, não é legal se alimentar com as mesmas mãos que se contam notas. Por isso, o Pix veio para ficar, assim como os dispositivos ou cartões com NFCs (famosa aproximação), que também estão com tudo nas tendências de mercado para 2023.

4. Marketing Digital

O principal refúgio em tempos de isolamento foi a internet, e isso fez com que mídias e redes sociais crescessem e emergissem, trazendo novas possibilidades de marketing. O virtual ganha ainda mais destaque se pensarmos sobre o quanto esse espaço é mais mensurável do que o offline, visto que nele pode-se coletar e utilizar estrategicamente dados da audiência. Já que essa é mais uma das tendências de mercado com destaque na gastronomia, veja algumas estratégias marketing digital para bares e restaurantes.

4 Tendências e movimentos gastronômicos

Nossa chef Thais Gimenez está sempre de olho nos movimentos gastronômicos globais, e destacou algumas macrotendências de mercado que vão bombar em 2023. Assim como nos negócios, muito do que está em alta no ramo vem dos aprendizados que retiramos dos momentos de crise.

1. Comfort Food

Quando citamos a comfort food aqui, não estamos falando apenas de caldos e comidas que dão um quentinho no coração, mas do que Thais chama de “básico bem feito”. Com o isolamento e baixo poder de compra, muitas pessoas passaram a cozinhar em casa e/ou recorrer a marmitas caseiras. "Com mais familiaridade com esse tipo de comida, o público se torna mais exigente com a qualidade”, conta a chef.

Ou seja, mesmo um clássico arroz e feijão precisa ser feito com excelência para trazer o conforto que só a comida caseira tem.

2. Aproveitamento total dos insumos

Um termo que se destaca ao pensarmos nas tendências de mercado para 2023 é o de restaurante inteligente. Esse tipo de estabelecimento visa a sustentabilidade, pensando também em custos e insumos.

Nessa categoria, se trabalha especialmente o aproveitamento total dos ingredientes. Com um menu focado em sustentabilidade, se utiliza cada item de forma integral, em toda sua potencialidade.

Com uma mudança de pensamento, desde a ficha técnica, pode-se inserir essa solução dentro de todas as gastronomias.

3. Foco na saúde

A cada ano que passa, a preocupação com a alimentação e procedência dos insumos se torna mais presente em nossa cultura. Muito disso se vê nas dietas com restrição de consumo de alimentos de origem animal, mas vai muito além.

Em 2023, Thais diz que a gente vai ver muitos “pratos que a gente conhece, mas mais saudáveis e sem carne”. Por exemplo, uma releitura de feijoada com legumes e uma moqueca funcional. A ideia é focar em pratos que fazem bem.

Knorr selecionou 50 alimentos do futuro que têm tudo a ver com esse novo padrão e podem entrar na sua lista de ingredientes, inclusive, se você está buscando investir em gastronomia funcional.

4. Nova fusion cuisine

Quem nunca viu um vídeo de receita nas redes sociais? Muitos chefs acharam um lugar ao sol no mundo dos influenciadores digitais. Isso torna as receitas de todos os cantos do globo mais acessíveis, e possibilita novas fusões.

O movimento está tornando a chamada Fusion Cuisine mais acessível, possibilitando mais técnicas e sabores a partir de conhecimento online. Isso somado ao crescimento de cozinhas como a coreana, a chinesa, a peruana, a libanesa, a árabe e a síria, proporciona uma nova internacionalização no mercado.

Tomou nota? Prepare-se para investir nessas tendências de mercado que, do lado de cá, desejamos o melhor para o seu negócio em 2023! 

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