Que tal incrementar o menu de seu food service e incluir mais tipos de arroz nas preparações? Presença diária na mesa dos brasileiros e um dos ingredientes mais populares, o grão é um ótimo acompanhamento para diversos pratos.
Neste artigo, vamos apresentar os tipos de arroz, suas possibilidades de preparo, dicas para escolher o tempero e quais alimentos complementam bem o grão. Lembrando que inovação e criatividade podem ser fatores cruciais para conquistar e fidelizar seu público.
Principais tipos de arroz
Um cardápio com diferentes tipos de arroz chama a atenção não somente pelo sabor inconfundível, mas porque traz a sensação de aconchego. Neste artigo, apresentamos diversas variedades do grão para deixar seu menu atraente:
- Arroz branco: conhecido também como agulhinha, é tipo de arroz mais tradicional acompanha diversas proteínas, legumes ou preparos cremosos, como strogonoff;
- Arroz integral: tem mais nutrientes e fibras na composição e, por conta disso, seu grão é mais duro e a cocção mais demorada;
- Arroz basmati: é bastante usado na cozinha asiática (tailandesa e indiana) e tem um sabor levemente mais doce e aromático;
- Arroz vermelho: chama a atenção por sua coloração vermelha e, assim como o arroz branco, combina com proteínas diversas, saladas e legumes;
- Arroz arbóreo: é perfeito para risotos, pois os grãos possuem bastante amido, o que dá cremosidade ao preparo deste prato tradicional italiano;
- Arroz negro: também conhecido como arroz selvagem, tem o grão mais resistente do que o arroz integral e, geralmente, é servido com frutos do mar (salmão, camarões e atum);
- Arroz parboilizado: como possui um índice glicêmico baixo, é considerado mais saudável do que o arroz integral e sua principal característica é que fica soltinho depois de cozido;
- Arroz japonês: é a base para muitos pratos da culinária japonesa e, por conter muito amido, fica mais "papa" se comparada aos demais tipos de arroz.
O arroz, assim como os inúmeros tipos de feijão , está no topo da lista quando falamos em comfort food por ser um alimento que nos acostumamos a consumir junto à família. Assim, é indispensável incrementar seu menu com todas essas possibilidades.
4 sugestões para implementar diferentes tipos de arroz no seu menu
Agora que você já viu que existem diversos tipos de arroz, vamos sugerir receitas de arroz para surpreender a clientela e trazer uma cara nova ao seu cardápio, com dicas para aproveitar as possibilidades de sabor e de incrementar a textura dos alimentos.
1. Prato feito
Vamos começar com o clássico "prato feito". Este prato simples de contra-filé com arroz, feijão, batata frita e vinagrete agrada diversos paladares, sendo perfeito para servir no almoço ou jantar!
O toque especial para deixar tudo mais saboroso fica por conta do Meu Tempero Cebola & Alho Knorr Professional, que pode ser adicionado no momento do cozimento do arroz e, se necessário, só acerte o sal.
2. Risoto de camarão
De origem italiana, esse preparo já conquistou os brasileiros. Cremoso e suculento, o risoto de camarão, feito com arroz arbóreo, é perfeito para quem ama frutos do mar.
Separamos ainda variações de risoto com ingredientes regionais, perfeitos para explorar a diversidade de sabores da culinária brasileira.
3. Arroz à grega
Com um sabor memorável de festividades, o arroz à grega é um ótimo acompanhamento para qualquer prato. A receita clássica leva arroz (pode ser branco, integral ou parboilizado), cenouras, presunto, uva-passa branca e vagem cozida, ingredientes que trazem frescor e cor ao prato.
Antes de servir, um segredo para fazer a finalização é salpicar salsinha por cima e dar um colorido a mais ao preparo! Temperos desidratados são práticos para ter na cozinha do seu restaurante, porque duram mais tempo sem perder o sabor ou valor nutricional.
4. Terrine de arroz
A terrine é uma receita sem glúten para reaproveitamento de arroz. Com uma forma retangular ou redonda, este prato tipicamente francês usa ingredientes simples – como legumes e queijos e até doces –, e pode ser feito tanto frio como quente.
É ideal para ficar na pista fria de buffets e restaurantes por quilo sem perder o frescor, as texturas e a cremosidade! Muito versátil, a terrine pode ser servida a qualquer hora do dia, como entrada, aperitivo ou prato principal.
Dica bônus: deixe o arroz do seu cardápio mais saboroso
Um dos segredos para deixar o arroz do seu restaurante mais suculento é começar com uma base de temperos essenciais , pois serão eles que darão o gosto delicioso que conhecemos! Para ajudar você, separamos alguns tipos de tempero para arroz que serão sucesso nos preparos do seu cardápio.
- Alho e sal;
- Cebola;
- Coentro;
- Salsa;
- Manjericão;
- Orégano;
- Açafrão;
- Louro;
- Páprica;
- Alecrim;
- Alho poró;
- Gengibre.
Se quiser ainda um toque cítrico e exótico nos diferentes tipos de arroz do seu menu, inclua no preparo a Base Sabor Limão em Pó Knorr Professional, que pode ser adicionada diretamente na receita, trazendo sabor e praticidade.
Agora que sabe tudo sobre os diferentes tipos de arroz, não esqueça de registrar cada detalhe das novas receitas que vai incorporar ao menu na ficha técnica operacional de seu estabelecimento.
Assim, você terá mais facilidade para calcular as quantidades exatas de cada ingrediente utilizado na preparação de cada prato. Isso ajuda também a evitar desperdícios, além de ser fundamental no preparo das receitas e na padronização do cardápio.