Um cardápio criativo pode ser uma ótima ferramenta para contribuir para o crescimento da sua marca, mas pode também não ser o recomendado para quem quer estabilidade e retorno rápidos.
Neste artigo, vamos falar mais sobre essa estratégia ousada que vem caindo no gosto do público, tanto quando falamos sobre premiações quanto sobre o universo das redes sociais.
O que é um cardápio criativo?
Primeiramente, precisamos reforçar que a criatividade é um conceito amplo. No caso de um cardápio criativo, espera-se que ele tenha elementos surpreendentes e autênticos tanto na construção das receitas quanto na forma em que elas são apresentadas ao público.
Por exemplo, o restaurante brasileiro entre os primeiros colocados na conceituada lista The World’s 50 Best Restaurants (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo) tem um menu que não passa despercebido – já vimos que criatividade é um elemento importante pro júri de prêmios gastronômicos. A Casa do Porco (SP), que ocupa o 7° lugar da premiação, chama atenção pela forma que o porco é aproveitado por inteiro em diversos pratos assinados pelos chefs Jefferson e Janaína Rueda.
No design, assim como na decoração do local, nota-se elementos em desenho no lugar de fotografias dos pratos e títulos diferentes e originais. Algumas frases enriquecem experiência do cardápio como “da roça para o centro”, por estar no centro da cidade; “comendo com as mãos”, para introduzir os aperitivos; a hashtag #oporcoé, para estimular compartilhamento nas redes sociais. Tudo ao redor de um personagem central: o porco.
Logo, um cardápio criativo precisa, basicamente:
- Estar de acordo com a temática do estabelecimento;
- Oferecer receitas próprias;
- Explorar bem elementos gráficos: fotos, ilustrações, fonte, diagramação;
- Identidade visual e textual características do estabelecimento.
Criatividade na cozinha e criatividade no negócio
O cardápio é apenas um dos elementos para ter uma cozinha criativa em seu restaurante. Certo? Para entender se esse estilo combina com o seu negócio, é preciso pensar se a criatividade também está presente em outras frentes dele. Por exemplo, o conceito do estabelecimento tem tudo a ver com isso.
Recentemente, a lanchonete australiana Karen Diner se tornou superamada nas redes sociais e expandiu a operação por maltratar os clientes. Você não leu errado, é esse o conceito do negócio! O meme “Karen” se refere a um estereótipo de mulher privilegiada e mal-educada que se sente superior a outras pessoas.
Com muita criatividade, então, os donos do negócio se apropriaram dessa ideia para criar um fast-food em que empregados tratam mal e até ofendem os clientes – tudo de brincadeira e de forma divertida. Os pratos oferecidos são o que se espera de qualquer hamburgueria, a decoração é vintage, logo, o elemento inusitado fica todo por conta do tema e atendimento.
Nem tudo é humor quando o assunto é criatividade na cozinha. Às vezes, a abordagem pode ser vista por meio de técnicas culinárias. Um dos pilares da culinária contemporânea é exatamente esse aspecto criativo na gastronomia, e a tendência estimula novas formas de combinar sabores, texturas, e muito mais. Claro, isso é automaticamente transferido ao cardápio criativo, mas não necessariamente de forma caricata como apresentamos nos outros exemplos.
A criatividade pode estar no tema, no atendimento, no cardápio, na cozinha, na decoração, nas louças, uniformes, em tudo! O importante é que todos esses elementos conversem entre si, e garantam uma marca própria para seu negócio.
Seu estabelecimento precisa de inovação na cozinha?
A pergunta que não quer calar. Como já adiantamos lá no início, uma cozinha criativa não é pra todo mundo. Inovar é uma forma de se destacar no mercado, mas fazer o básico bem-feito também é.
Prós de um cardápio criativo
A proposta do seu restaurante é atender bem os clientes da região com um menu simples e saboroso em um local arrumado e limpo para que se tenha estabilidade e retorno garantido? Tudo bem!
Um cardápio criativo pode não ser bem aceito pela sua comunidade. Mas, que tal fazer um drink especial da casa para fazer o teste?
Veja cinco prós de um cardápio criativo:
- Te diferencia da concorrência;
- Chama mais atenção;
- Gera divulgação espontânea nas redes sociais;
- Estimula a equipe a ser criativa;
- Pode trazer notoriedade, prêmios, mídia.
Contras de um cardápio criativo
Ou, você, desde o plano de negócios, preparou investimento para um restaurante diferente do padrão, que gere artigos em revistas, ganhe prêmios e atraia clientes de diversas regiões? Um cardápio criativo provavelmente vai complementar bem o seu conceito!
Mas, quanto mais ousado, mais risco, esteja preparado:
- Normalmente, exige mais investimento/tempo;
- Possui público mais restrito;
- Gera menos estabilidade;
- O retorno sobre o investimento é mais incerto;
- Depende da criatividade da equipe.
Agora que você já compreendeu se investir em um menu criativo compensa para o seu negócio, te deixamos com mais um dilema do food service: se especializar em um tipo de culinária ou diversificar o seu menu? Também podemos te ajudar nessa!
Reaproveitamento de alimentos: criatividade e sustentabilidade para todos
A sustentabilidade permeia as principais tendências gastronômicas para 2023. Nessa linha, o reaproveitamento de alimentos, assim como o aproveitamento integral de insumos, desafiam a criatividade na cozinha.
Para elaborar pratos com cascas e talos de alimentos, uma mente que pensa fora da caixa vai conseguir as melhores soluções. Seja por evitar o desperdício ou pelo menu ficar mais exclusivo, todos tem a ganhar.
Essa medida simples mostra que a criatividade pode ser também uma forma de contribuir com o meio ambiente enquanto se otimiza recursos, elementos necessários no gerenciamento de qualquer estabelecimento. Veja 3 soluções para impulsionar o reaproveitamento de alimentos!