As diretrizes de ESG – do inglês, Environmental, Social and Governance –, surgem como uma resposta das corporações aos maiores problemas sociais do nosso tempo. Essa é uma meneira responsável e sustenavel de tocar os negócios
Essa agenda é uma tendência em ascensão globalmente. Veja neste artigo quais são as práticas e como elas podem gerar um impacto positivo na sua marca. Destacamos a origem, os avanços e as possíveis aplicações cotidianas do movimento em estabelecimentos de food service com comprometimento ambiental e social.
Afinal, o que é ESG?
Em suma, ESG é um conjunto de fatores referentes a critérios ambientais, sociais e de governança corporativa que devem ser levados em consideração ao se investir em um projeto ou empresa.
Essas diretrizes foram criadas nos Estados Unidos durante a década de 1960 quando, em plena eclosão da Guerra do Vietnã, os jovens começaram a exigir que as empresas fossem mais éticas em seus investimentos e movimentações financeiras. A partir de 2005, a ONU oficializou os critérios ESG por meio de seus "Princípios para o Investimento Responsável", tornando-os conhecidos em todo o mundo.
Na prática, essa é uma forma de as empresas mostrarem responsabilidade e comprometimento com o mercado em que atuam, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e seus investidores. No segmento de food service não é diferente e torna-se urgente adotarmos essas práticas sustentáveis em restaurantes. Os critérios ESG cobrem três aspectos diferentes.
Os 3 fatores de ESG
Esses fatores, que juntos formam a ESG, são fundamentais para avaliar a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa. Neste trecho, vamos explorar brevemente cada um desses fatores e entender como eles se interconectam para promover práticas empresariais mais éticas.
(E) Ambiental: este é o fator ambiental e está focado em revisar como as decisões que você toma no nível de negócios impactarão o meio ambiente. Ao analisar os esforços e colocá-los na balança, eles devem se inclinar favoravelmente para a ecologia e a sustentabilidade;
(S) Social: este critério busca proteger a forma como as atividades desenvolvidas pela empresa impactam as comunidades. É extremamente importante cuidar dos aspectos relacionados aos Direitos Humanos e à diversidade;
(G) de Governança: em terceiro, está o fator de governança corporativa, que analisa o impacto que os investidores e integrantes da empresa têm dentro do projeto. Nesta seção, entram os direitos dos acionistas, práticas anticorrupção, honestidade e transparência.
Ao considerar os impactos ambientais de suas decisões, proteger os direitos humanos e promover a diversidade, além de adotar práticas de governança transparentes e anticorrupção, as empresas podem se tornar agentes de mudança positiva na sociedade.
Por que investir no conceito ESG no seu negócio?
Consumidores e investidores estão cada vez mais preocupados com o que está por trás dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Mostrar comprometimento com um negócio sustentável é uma forma de conquistar a confiança de um público exigente, além de se alinhar a uma das grandes tendências do setor de food service, que é a gastronomia sustentável.
No food service, a forma como a produção impacta o meio ambiente é um dos maiores problemas contemporâneos. Em 2019, de acordo com a PNUMA, 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores no mundo foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares. Não é possível ignorar dados como esse.
Os operadores de negócios gastronômicos têm um papel importante na mudança do status quo. Com uma postura ativa, é possível minimizar problemas de escala global com ações simples do dia a dia.
Como implementar ESG no seu restaurante?
Algumas ações pontuais cotidianas já contribuem para tornar seu estabelecimento um restaurante sustentável, enquanto outras exigem mais planejamento e adaptações.
Se esse não é um princípio desde o plano de negócios, não deixe de analisar como levar as diretrizes para todas as áreas da sua operação, para que ela transmita uma imagem positiva que condiga com a realidade.
Um bom primeiro passo é se perguntar sobre a origem e rastreabilidade das matérias-primas utilizadas em seu negócio. Conheço os produtores com quem trabalho? Existe comércio justo nessas transações? Meus fornecedores possuem certificações que garantem o cuidado com o meio ambiente?
Para começar, adote soluções contra o desperdício de alimentos e invista em reaproveitamento de cascas e talos em suas receitas.
Algumas dicas express:
- Se perecíveis estragando são um problema frequente no seu estoque, invista em produtos com alta durabilidade, como a Base de Tomate Knorr no lugar de tomates maduros para molhos;
- Ter uma composteira é uma ótima forma de evitar desperdícios;
- Repense o uso de materiais descartáveis como canudos, sacolas plásticas, caixas de papelão e recicle. Aqui você pode consultar como reciclar as embalagens dos produtos UFS;
- Economize água;
- Utilize produtos de limpeza autorizados na higienização do restaurante.
Comprometimento social
Uma possibilidade de incorporar o fator social ao seu negócio é se informar sobre aquelas iniciativas solidárias que funcionam no bairro ou no entorno do seu restaurante. Você pode contribuir de alguma forma?
Por exemplo:
- Dê mais visibilidade para uma causa para um projeto social por meio das suas plataformas de marketing digital;
- Colabore com uma cozinha comunitária;
- Ofereça palestras sobre alimentação saudável em escolas;
- Patrocine uma equipe esportiva em um clube de bairro.
Além disso, direitos humanos e leis trabalhistas precisam ser cruciais em todas as relações.
Comprometimento de governança
Algumas ações que envolvem a governança de um estabelecimento do food service são:
- Salário igualitário para homens e mulheres;
- Valorização de funcionários;
- Presença de grupos minoritários, como pessoas trans e pessoas negras, em cargos de liderança;
- Políticas de valorização à diversidade;
- Código de ética atualizado e canais abertos para denúncias de violações.
Não deixe de conversar sobre as diretrizes com seus funcionários, sócios e todo o pessoal envolvido no projeto gastronômico. Esse é um trabalho em conjunto que pode contribuir para resultados incríveis!