Menu

A comida paraense é hoje reconhecida como um dos grandes tesouros da gastronomia brasileira, reconhecida por sua riqueza cultural e sabores autênticos. Pensando nisso, este artigo explora como a culinária do Pará pode transformar seu cardápio em um verdadeiro diferencial competitivo.

Conheça os ingredientes únicos e as comidas típicas do Pará, e saiba como implementar essas receitas em seu negócio, aproveitando todo o potencial da versatilidade da mandioca e outras iguarias regionais que brilham nas cozinhas paraenses.

Principais características da comida paraense 

A comida paraense se destaca principalmente pela forte influência indígena e pelo uso de ingredientes encontrados na Amazônia, muitos dos quais são desconhecidos fora das regiões Norte e Nordeste.

Elementos como o tucupi, um caldo ácido extraído da mandioca brava, e o jambu, uma erva que provoca uma sensação de formigamento na boca, são base para diversos pratos da culinária do Pará.

Além disso, a tradição paraense valoriza o consumo de frutas típicas, como murici e bacuri, e pratos com sabores intensos e exóticos, característicos da nossa ampla e rica gastronomia brasileira, em diferentes regiões do país.

Abaixo, destacamos alguns dos principais ingredientes da culinária paraense.

Alimentos presentes na culinária do Pará

Das ervas aromáticas e de sabor intenso ao peixe que marca a identidade de grande parte dos pratos da região, descubra os ingredientes que não podem faltar na cozinha de seu negócio gastronômico se você busca incorporar a comida paraense em seu cardápio. Vamos a eles:

  • Tucupi: extraído da mandioca brava, esse caldo/molho é base de muitos pratos;
  • Jambu: uma erva que causa formigamento na boca, é companheira do tucupi;
  • Açaí: no Pará, ele é consumido de maneira diferente, sendo acompanhado por peixe frito e farinha d’água;
  • Peixe Filhote: um peixe nobre da região amazônica, que aparece em receitas como caldeiradas e grelhados;
  • Castanha-do-Pará: ícone da culinária local, ela pode ser utilizada tanto em pratos salgados como em sobremesas.

Pratos típicos da região do Pará

Com os ingredientes no estoque, é hora de mergulhar nas receitas e conhecer alguns dos pratos mais famosos da comida paraense, capazes de enriquecer o cardápio de qualquer food service. Tome nota:

  • Pato no Tucupi: carne de pato cozida em tucupi e jambu, tradicional no Círio de Nazaré (festividade religiosa);
  • Tacacá: uma sopa quente de tucupi, goma de tapioca, camarão seco e jambu;
  • Maniçoba: feita com folhas de maniva (mandioca), que são cozidas por uma semana para eliminar o veneno. É necessário experiência para o preparo desse prato, uma vez que feito errado - pode significar que as folhas ainda estejam façam mal ao organismo;
  • Açaí com Peixe Frito: típico da região, o açaí na versão salgada, acompanhado de farinha e peixe frito;
  • Caranguejo: cozido e servido inteiro, comum em mesas paraenses, com farinha e molho.

Incorporar a comida paraense ao seu cardápio pode ser uma excelente estratégia para se destacar no mercado. Afinal, a exclusividade dos ingredientes e o forte apelo cultural dessa culinária do Pará trazem uma experiência diferenciada aos clientes.

Além disso, a diversidade de preparos permite que você crie receitas únicas, que vão desde pratos tradicionais até releituras modernas.

Como implementar a gastronomia paraense no seu menu

Algumas dicas práticas podem ser muito úteis na hora de incluir a comida paraense em seu food service. O primeiro ponto é pesquisar fornecedores locais para ingredientes típicos, como é o caso do tucupi e do jambu, que podem ser difíceis de encontrar fora da região Norte.

Essa dificuldade pode exigir a adaptação de algumas receitas, incorporando ingredientes de outras regiões às receitas paraenses, ou ajustando receitas de outras regiões, como da comida baiana, como a troca do dendê pelo tucupi. Para isso funcionar, é fundamental capacitar sua equipe para as técnicas tradicionais, como o preparo correto do tucupi, que precisa ser cozido lentamente.

Um segredo bom nesse movimento é entender como aliada a versatilidade de alguns alimentos, como a mandioca, por exemplo, usada abundantemente na culinária paraense.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre a comida paraense e as suas especificidades para implementação, aproveite e visite também o nosso artigo sobre culinária do sul do País, e aprenda como explorar essa vertente também no seu food service.

Página Inicial
Produtos
Receitas
Serviços
Menu